DANÇA: Die Hard Crew celebra 25 anos com novo espetáculo que percorre territórios periféricos da capital
Grupo referência no Breaking e na cultura Hip Hop propõe reflexão sobre a cidade e as dinâmicas periféricas. Em outubro, o grupo realiza apresentações gratuitas nas zonas Leste, Oeste e Norte.
Fonte: Assessoria de Imprensa: Luciana Gandelini
Fotos: Gil Douglas
Die Hard Crew estreia espetáculo "Percursos Paradoxais", que explora resistências e poéticas urbanas
Celebrando 25 anos de existência, no dia 14 de outubro de 2025, a Die Hard Crew (@diehardcrew.oficial), coletivo de dança que é referência na cultura Hip Hop, inicia a temporada de estreia do espetáculo "Percursos Paradoxais". A montagem mergulha nas contradições do espaço urbano e nas estratégias de resistência cultural que emergem das periferias, trazendo à cena corpos que operam e resistem aos fluxos da cidade.
Com apresentações gratuitas durante o mês de outubro, o espetáculo circula pelas zonas Leste, Oeste e Norte de São Paulo, ocupando ruas e equipamentos culturais públicos da capital. A circulação começa no Centro Cultural da Penha (14/10) e segue para o CEU São Miguel (21/10), Morro do Querosene (23/10), Centro Cultural Tendal da Lapa (25/10) e Casa de Cultura Brasilândia (26/10). A temporada segue em novembro em novos locais e datas que serão divulgados em breve pelo grupo.
“Percursos Paradoxais” é uma celebração da coletividade, da ancestralidade e da potência criativa que pulsa das margens da cidade para o centro. Inspirado pelo Hip Hop e pelo Breaking, o espetáculo propõe uma abordagem poética e crítica sobre os caminhos da cultura periférica, valorizando suas raízes, múltiplas linguagens e narrativas.
A ação faz parte do projeto “Raízes Urbanas – 25 anos da Die Hard Crew”, contemplado pela 5ª Edição do Edital de Apoio à Cultura Negra da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo. O projeto celebra a trajetória do grupo com apresentações e ações formativas, aprofundando os vínculos entre o Breaking e manifestações como a capoeira, os passinhos dos bailes e as batalhas de dança.
Com uma história marcada por resistência, formação e reconhecimento internacional, a Die Hard Crew tem uma trajetória significativa no Breaking no Brasil e na dança contemporânea. Fundado em 1999, o grupo atua de forma educativa nas periferias de São Paulo e vem consolidando sua presença na cena global: em 2024, esteve em importantes festivais europeus, como o The Notorious IBE (Holanda), Outbreak Europe (Eslováquia) e The World Battle (Portugal).
Informações: INSTAGRAM OFICIAL
Serviço: Estreia do espetáculo “Percursos Paradoxais” - Com Die Hard Crew
Sinopse: A cidade urbana foi construída para facilitar o acesso aos diversos desejos e necessidades humanas, composta por serviços, produtos, espaços e transportes que dinamizam a obtenção do que se quer. E para que essa engrenagem funcione, existem diversas mãos que operam e respondem a esses fluxos urbanos. Em meio a esse contexto, a periferia se encaixa em certos espaços e sua cultura pulsa encontrando brechas para se manter viva. O espetáculo parte do Hip Hop e do Breaking, frutos desses territórios marginalizados e que rasgam as ruas das cidades com seus movimentos e ações. A luta de interesses entre grupos diferentes nunca deixou de existir, sendo necessário reconhecer as estratégias de desestruturação, manter firme a busca por formas de nutrir a coletividade e reconhecer como se enraizar cada vez mais com a ancestralidade periférica. Duração: 45 minutos. Classificação Livre. Grátis
Agenda da temporada em outubro:
14 de outubro de 2025 – 16h - Centro Cultural da Penha – Zona Leste - Largo do Rosário, 20 - Penha de França, São Paulo - SP, 03634-020. Acessibilidade: O espaço possui rampa de acesso. Tradução em Libras. Estacionamento: Não. Capacidade: 100 lugares.
21 de outubro de 2025 – 20h - CEU São Miguel – Zona Leste - R. José Ferreira Crespo, 475 - Jardim São Vicente, São Paulo - SP, 08021-480.Acessibilidade: Teatro com rampa, elevador e banheiro acessível. Audiodescrição e Tradução em Libras. Estacionamento: Não. Capacidade: 250 lugares.
23 de outubro de 2025 – 19h - Morro do Querosene – Zona Oeste - Rua da Fonte - Vila Pirajussara, São Paulo - SP, 05580-020 - Acessibilidade: O espaço é a rua. Tradução em Libras. Estacionamento: Não. Capacidade: 80 pessoas.
25 de outubro de 2025 – 20h - Centro Cultural Tendal da Lapa – Zona Oeste - R. Guaicurus, 1100 - Água Branca, São Paulo - SP, 05033-002. Acessibilidade: Rampa de acesso e banheiro PCD. (Sem piso tátil). Audiodescrição e Tradução em Libras. Estacionamento: Não. Capacidade: 200 lugares.
26 de outubro de 2025 – 16h - Casa de Cultura Brasilândia – Zona Norte - Praça Benedicta Cavalheiro, s/nº - Freguesia do Ó, São Paulo - SP, 02806-130. Acessibilidade: Rampa em todo o perímetro e banheiro acessível. Tradução em Libras. Estacionamento: Não. Capacidade: 80 pessoas.