DIRETO: Jarbas Favoretto destaca o valor de um COMTUR correto

Seguir regras é estar no contexto dos acertos mais fáceis

Introdução, com texto de Marcos Ivan de Carvalho

Há mais de 50 anos acontece um trabalho incansável de um dos mais importantes protagonistas no cenário da evolução do turismo brasileiro, principalmente no estado de São Paulo.

Experiente como empreendedor no trade turístico, Jarbas Favoretto (atual presidente executivo da AMITur*) conquistou a confiança de autoridades e profissionais com sua fala objetiva e didaticamente focada na formação e motivação de muitos envolvidos com os possíveis desdobramentos de ações planejadas para o turismo receptivo ser, em cada destino, motivo de todos terem ganhos, movimentando a economia local.

Integrante do GAMT – Grupo de Análise dos Municípios Turísticos do Estado de São Paulo, Favoretto especializou-se na avaliação e orientação dos Conselhos Municipais de Turismo (COMTURs), item preponderantemente valioso no grid de pontos destinados ao estabelecimento do ranking de Estâncias Turísticas e MITs (Municípios de Interesse Turístico).

Especialmente quanto aos COMTURs, Jarbas Favoretto publicou, nesta semana, em suas Notas do Turismo Paulista, o seguinte texto:

“O MOMENTO É DE REFLEXÃO

O Turismo, como segmento econômico, não vai fazer milagres da noite para o dia em lugar algum.

Mas, com toda a certeza, vai colaborar para o progresso das cidades as quais para o assunto se dedicarem.

Para isso, contudo, existem regras que devem ser seguidas a começar por um correto Conselho de Turismo composto pelos reais representantes de todos os setores, direta ou indiretamente envolvidos com os visitantes em geral.

Devem escolher o seu presidente com a independência de uma democracia, recusando aqueles que “querem” ser presidentes!

Igualmente rejeitar os que demonstram tendências político partidárias, pois o Comtur não é lugar de disputas partidárias! E, mais ainda, enxotar aqueles que só pensam em seus próprios negócios ou interesses!

Em qualquer Cidade sempre existe uma quantidade bem maior de pessoas corretas, honestas e competentes. É preciso que saibamos escolhê-las e prestigiá-las. O benefício será de todos”! (Na foto: COMTUR de São Carlos)

(Jarbas Favoretto, MTb 32.511)

*AMITur é a Associação Brasileira dos Municípios de Interesse Cultural e Turístico

 

 

 

Comentários