CULTURA: Projeto Graffiti Pra Cego Ver leva acessibilidade multissensorial para pessoas com deficiência visual

Artista Estranho “mostra” possibilidade de todos terem acesso à arte de trabalhar com as cores

FONTE: Mosaiky

FOTO: Divulgação

Depois de passar por locais icônicos como o Beco do Batman e o centro de São Paulo, o projeto Graffiti Pra Cego Ver inicia uma nova etapa, passando por cidades do interior paulista para levar uma nova obra especialmente criada por Estranho — nome artístico de André Fernandes de Oliveira, grafiteiro da cidade de Jundiaí (SP).

A proposta do projeto segue firme: tornar a arte urbana acessível a pessoas com deficiência visual por meio de variadas texturas, inscrições em Braille e QR codes com áudios descritivos. Mais que uma adaptação, trata-se de uma vivência artística completa, onde o toque e a escuta ganham protagonismo e permitem a todos explorar os sentidos para “ver” de outra forma.

Para essa edição, Estranho criou uma obra com traços marcantes e atmosfera fantástica, misturando elementos naturais e imaginários em uma composição lúdica e sensorial. As cores vibrantes do entardecer contrastam com formas estilizadas e texturas variadas, que permitem ser exploradas pelo toque. O artista brinca com proporções, ausência de traços faciais e figuras simbólicas, criando um universo que convida à imaginação. A obra propõe uma experiência multissensorial, em que ver, tocar e sentir se entrelaçam.

“A ideia é que as pessoas percebam o quanto o que está dentro de nós pode refletir no outro. E que a arte é esse espelho coletivo que conecta todo mundo”, afirma o artista. Ele conta que, ao desenvolver a obra, pensou em como ela seria tocada, sentida, e não apenas vista. “Trabalhar com texturas, com relevo, pensar na inclusão... foi uma experiência transformadora como artista”.

 SERVIÇO:

A partir de 24 de julho - Jundiaí

Artista: Estranho

Local: Instituto Luiz Braille: Av. Dr. Sebastião Mendes da Silva, 539 – Jundiaí (SP)

A partir de 25 de agosto - Campinas

Artista: Gustavo Ding

Local: Instituto Campineiro dos Cegos Trabalhadores (ICCT): Avenida Washington Luiz, 570 - Campinas (SP)

A partir de 27 de setembro - Piracicaba

Artista: GIM

Local: Associação de Atendimento à Pessoas com Deficiência Visual de Piracicaba (Avistar): Av. Antonia Pazinato Sturion, 830 - Piracicaba (SP)

 

Comentários