AFROTURISMO: MTur lança Guia com resultados de pesquisa no segmento

Na RMVALE Caçapava é uma das 16 localidades mapeadas e consolidadas.

Em evento presidido pelo ministro Celso Sabino, o Ministério do Turismo realizou a apresentação e o lançamento oficial do Guia do Afroturismo no Brasil – Roteiros e Experiências da Cultura Afro-Brasileira.

O lançamento ocorreu no auditório da SUDAM (Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia), na capital do Pará.

Por meio dessa nova ferramenta de consulta, os profissionais do trade turístico, especialmente os serviços turísticos desenvolvidos por pessoas negras, e a população, de modo geral, terá mais acesso aos detalhes formatadores possíveis de orientar alguma imersão nesse rico cenário de tradições, costumes, gastronomia e muito mais da ancestralidade.

A cultura afro-brasileira é um verdadeiro patrimônio, somando referências em todos os momentos da história dos povos existentes no país.

Desenvolvido em cooperação com a UNESCO, por meio de projeto já assinado entre as partes, o documento é a somatória de intensos e cuidadosos momentos de escuta, pesquisa, levantamento de dados e franca articulação junto aos afroeendedroes regularizados no CADASTUR e comunidades tradicionais de todos o Brasil.

Clique para ver o GUIA https://www.gov.br/turismo/pt-br/acesso-a-informacao/acoes-e-programas/programas-projetos-acoes-obras-e-atividades/afroturismo/guia_afroturismo_mtur.pdf

Sabino, em sua fala durante a cerimônia, destacou que “O afroturismo é uma ferramenta potente para ampliar oportunidades econômicas e celebrar a contribuição essencial da população negra para a nossa identidade nacional. Este guia é um marco para que mais brasileiros e visitantes estrangeiros possam vivenciar, conhecer essa riqueza cultural que molda a história do nosso país”.

DESTAQUE

A cidade de Caçapava, localizada na Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte, tem se destacado nas ações pelo afro-turismo e pela valorização das referências naturais da ancestralidade regional, já está contida no Guia Turístico de Religiões de Matrizes Africanas e Indígenas, lançado recentemente pela Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo, e, agora, é uma das 16 cidades paulistas a compor o mapeamento da Região Sudeste, dentro desse novo material que é o Guia do Afroturismo no Brasil, na página 50, com o "Muro dos Escravizados".

O trabalho desenvolvido em Caçapava conta com os conhecimentos e dedicação de Maria de Fátima Gonzaga, inclusive citada no Guia como contato para atendimento no município. Fátima, como é conhecida de todos, é a diretora de Turismo da cidade.

Clique na foto para acessar o Guia lançado pela SETUR-SP 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Texto: Marcos Ivan, com informes do MTur

 

Comentários