ESPECIAL: Jarbas Favoretto e suas Notas do Turismo Paulista

Especialista comenta sobre COMTUR, cidades integradas e destinos recomendados

NOTA DA REDAÇÃO DO CANAL39:

Reproduzimos, a seguir, a íntegra de mais uma edição das "NOTAS DO TURISMO PAULISTA", destacando a citação ao COMTUR do Município de Interesse Turístico de Cruzeiro, aqui na Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litorial Norte. Atentem, todos os presidentes e conselheiros de muitas outras cidades que ainda precisam fazer seu COMTUR decolar, mostrar serviços, merecer boas citações e padronizar o Turismo Receptivo como verdadeira ferramenta de geração de emprego em renda. Lembrando: a simples realização de eventos não promove o Turismo Receptivo. É preciso fazer valer o Plano Diretor de Turismo, em seus capítulos de fomento ao Turismo. Afinal de contas, o PDT é uma lei e compete, a todos, cumprir e fazer cumprir a lei. O COMTUR não pode ser mero coadjuvante num cenário o qual lhe propõe o protagonismo.

(Marcos Ivan de Carvalho, jornalista especializado em Turismo, MTE91.207/SP, membro do Conselho Deliberativo da AMITur (Associação Brasileira dos Municípios de Interesse Cultural e Turístico); filiado à ABRAJET/SP (Associação Brasileira dos Jornalistas de Turismo, seccional de SP).

"UM CORRETO COMTUR

Quando um Conselho Municipal de Turismo produz com maestria, chega a publicar um ' Relatório de Atividades Anual' , orienta seus membros sobre suas responsabilidades, preocupa-se com detalhes, e mantém no site da Prefeitura as suas Atas completas, então nós temos de elogiar e divulgar.

Tudo isso acontece na cidade de Cruzeiro, oficialmente um dos nossos ' Municípios de Interesse Turístico'.

Aquele Comtur se preocupa com a sua identidade visual, criação de conta no Facebook e no Instagram, além do seu Relatório contendo os seus Regimentos Internos, do Comtur e do Fumtur.

Parabéns tão eficiente Comtur de Cruzeiro.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Na foto: Prédio da Rotunda da cidade de Cruzeiro (SP).

ROTUNDA CENTRO CULTURAL

Na verdade, trata-se de uma Rotunda Ferroviária, obra em semicírculo destinada ao “estacionamento ” de locomotivas ocasionais, também, como oficina das mesmas.

Na cidade de Cruzeiro a Rotunda, construída em 1930 pela Companhia Oeste de Minas, com capacidade para abrigar 15 locomotivas, foi muito utilizada para cobrir o percurso entre Cruzeiro e cidades do sul de Minas Gerais.

Na década de 90, a propriedade foi desapropriada pela Prefeitura e fez reformas possíveis para obter um novo espaço, atualmente chamado de 'Centro Cultural Rotunda'.

Visite a cidade de Cruzeiro.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

foto: Posto de Informações Turísticas de Cruzeiro (SP), embora sem o “informação”.

CIRCUITO DAS ÁGUAS PAULISTAS

Novas cidades turísticas, a maioria são Estâncias Turísticas, unidas em Consórcio para ações em conjunto, e mantendo integrada uma Comissão Permanente de Guias de Turismo com Cadastur.

Como eles assim divulgam, a Estância Turística de Serra Negra conhecida por suas rotas de queijos, de vinhos e, agora do Café, ainda pode acrescentar a sua bela Fontana Di Trevi.

Outra boa Estância Turística é uma tranquila Águas de Lindóia com suas águas termais terapêuticas e clima agradável.

Holambra é outra Estância Turística do Circuito das Águas Paulistas mais conhecida como a Cidade das Flores, iniciada pela colonização holandesa, fato justificável do seu charme todo especial.

SOCORRO, LINDÓIA E MONTE ALEGRE

Monte Alegre do Sul é outra cidade do Circuíto Águas Paulistas, conhecida como cidade presépio.

Lindóia (não confundir com Águas de Lindóia ) também cercada pela Serra da Mantiqueira, ficou ainda mais famosa pela sua Água Mineral ter ido para a Lua.

Socorro já é uma cidade diferenciada por suas reocupações com acessibilidade de todas as formas. Não é só a cidade como ainda alguns hotéis super bem adaptados, um convite até para quem não precisa.

PEDREIRA, JAGUARIÚNA E AMPARO

Aqui outras três cidades fecham o Circuíto das Águas Paulistas.

Pedreira, mais recentemente tendo inaugurado o seu Teleférico, é cidade fortíssima no Turismo de Compras, com sua forte tradição artesanal com peças de louças e cristais, bem como variados itens de decoração. É a nossa ' Capital da Porcelana'.

Amparo, uma tranquila Estância Turística com casas centenárias, antigas fazendas de café, produção de vinhos finos e queijos premiados é a Capital Histórica do Circuito das Águas Paulistas.

Jaguariúna fecha o circuito com o seu maior atrativo, qual seja o passeio pela famosa Maria Fumaça, mas possuindo também praças, parques e boa gastronomia.

Visite o Circuito das Águas Paulistas em qualquer parte do ano".

 

(texto de Jarbas Favoretto, MTb 32.511 – maio /2025)

Comentários