GUIA: Setur SP lança publicação sobre a cultura italiana durante a WTM Latin America 2024

No ano comemorativo aos 150 da imigração italiana para o Brasil, Guia identifica eventos típicos em diversas regiões do Estado de SP.

Embarcados no “La Sofia”, italianos de todas as idades traziam, embarcados em seus corações, o desejo de terem, na terra nova, oportunidades de vida e progresso. Isso, há 150 anos.

Assim como em todos os modelos de mudanças e adaptações, altos e baixos, alegrias e tristezas se somaram para a consolidação de um povo afetivamente amigo e trabalhador, o qual enriqueceu a história da economia e da diversidade de raças, credos, hábitos e costumes, em grandes espaços de terra no litoral, na capital e na vastidão interiorana paulista.

Contemplando essa celebração sesquicentenária, a Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo (Setur-SP) desenvolveu e lança, no dia 15 de abril, em seu estande da Feira Internacional WTM Latin America 2024 o guia “Turismo de Raízes – Cultura Italiana”, reunindo atrativos turísticos, roteiros temáticos, opções em gastronomia, curiosidades e mais de 30 eventos, tudo isso destacando o precioso legado dos imigrantes italianos.

A publicação contem calendário de festas tradicionais, destacando-se a da Achiropita, na capital de São Paulo; gastronomia em festivais como o San Gennaro, no Município de Interesse Turístico de Batatais.

Cabe nesse material muita informação sobre museus, salientando-se o Memorial do Imigrante Italiano Tuto Gasparini, em Vinhedo, cuja fachada estampa a capa da publicação.

 Contando com o apoio institucional da ENIT – Agência de Turismo da Itália, do Consulado da Itália e da Secretaria Estadual de Negócios Internacionais, o lançamento do Guia deverá ser ponto alto do primeiro dia da Feira WTM Latin America.                                                                                                                                                                                                                                              

“A presença da cultura italiana é marcante em todas as áreas, são 13 milhões de descendentes apenas em SP”, afirma Roberto de Lucena, secretário de Turismo e Viagens de SP.

Em nota oficial a Setur-SP informa, também, sobre a realização, durante a WTM de “uma aula experimental de gastronomia com o chef de cozinha Marcelo Figueiredo, do restaurante Mirabille, de Mococa (SP), que ensina a receita de um prato típico italiano: polenta com ragu de blend de carnes. Além disso, a Setur-SP oferece ao público uma apresentação de dança italiana, performada pela Cia de Dança Allegro, de Lindóia (SP). A Setur-SP estará presente na WTM com um estande de mais de 200 m2, onde acontecem aulas gratuitas com chefs de cozinha, capacitações, apresentações musicais, experiências de realidade aumentada, além da promoção de 25 regiões turísticas do Estado. Além de um guia de turismo de raízes, a Secretaria apresenta mais duas novidades: o lançamento de dez roteiros de afroturismo e uma assistente virtual para quem deseja viajar por SP. No último ano, a WTM atraiu mais de 15 mil visitantes e 623 expositores de 40 países”.

 

Marcos Ivan de Carvalho, jornalista independente, MTb91.207/SP, filiado à ABRAJET.

(Com informações da Assessoria de Imprensa SETUR-SP)

Comentários