CULTURA: São Luiz do Paraitinga incorpora-se ao Projeto Antigo Caminho do Ouro Paulista.

Relator da COMISSÃO DE FINANÇAS, ORÇAMENTO E PLANEJAMENTO acolhe inclusão.

O Projeto de Lei com autógrafo de apresentação pertencente à deputada Letícia Aguiar tem foco na possibilidade de reconhecimento oficial de relevância cultural do “Antigo Caminho do Ouro Paulista”.

De sua redação original, o pleito de Aguiar já havia sido votado favorável pelas Comissões de Constituição, Justiça e Redação e a de Educação e Cultura.

Posteriormente aconteceram emendas propostas pela parlamentar autora, contemplando os municípios de Tremembé (Estância Turística) e São Luiz do Paraitinga (Município de Interesse Turístico).

Postas em apreciação, as duas inclusões foram aprovadas pela Comissão de Finanças, Orçamento e Planejamento da ALESP, sendo mais recente o pleito luizense.

Dessa forma, da proposta inicial e com as inclusões referidas, “o antigo “Caminho do Ouro”, rota turística que abrange os municípios de Taubaté, Lagoinha, Cunha, Pindamonhangaba, Tremembé e São Luiz do Paraitinga” segue com vislumbres de plena aprovação daquela Casa de Leis, podendo vir a ser sancionada como Lei pelo governo estadual.

Apenas é digno de registro de estar na contramão da história a opção dos gestores da Cultura e do Turismo de Pindamonhangaba ainda não terem se manifestado favoráveis, oficialmente, ao projeto. Estariam aguardando a sanção oficial para se anunciarem integrantes do “Antigo Caminho do Ouro Paulista”?

Uma Lei, no sentido de se reconhecer Pindamonhangaba como integrante/interessada não demandaria esforços, mesmo por existir, caso as autoridades pindamonhangabenses o desejem, modelos extremamente úteis e adaptáveis. Uma questão de interesse, vontade de fazer acontecer.

 

Texto: Marcos Ivan de Carvalho,

. Jornalista independente Mtb91.207/SP, especializado em turismo, afiliado à ABRAJET – Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo

. Gestor de Turismo pelo IFRJ

. Publicitário.

 

#pindamonhangaba #antigocaminhodoouropaulista #sãoluizdoparaitinga #turismo #cultura

#tremembé

Comentários