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TURISMO

TURISMO: Setur-SP capacita profissionais sobre promoção de destinos e negócios em feiras

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(Divulgação - SETUR_SP)

Prosseguindo com as ações no intuito de melhor apresentar e promover o cenário turístico do Estado de São Paulo, conforme as propostas iniciais do atual secretário da Pasta, Vinícius Lummertz, a SETUR realizou importante evento, com a participação de profissionais do trade, na tarde de 19/03.

O foco do evento foi a capacitação dos participantes, atualizando informações e motivando para a adoção de práticas necessárias para bem instrumentalizar e tornar efetivas as participações dos municípios em feiras destinadas à divulgação de destinos turísticos como as 70 Estâncias Turísticas e os atuais consolidados 140 Municípios de Interesse Turístico, cujo total se completou com os 43 recentemente habilitados e cujos certificados serão entregues pelo Governador João Doria, em cerimônia hoje à tarde, 15h, no Palácio dos Bandeirantes, contando com as presenças dos secretários Vinícius Lummertz (Turismo) e Marco Vinholi (Desenvolvimento Regional).

(Marcos Ivan, da Redação do Canal39)

Vejam a nota publicada pela Assessoria de Comunicação da Secretaria de Turismo do Estado de SP:

“SETUR CAPACITA 240 PROFISSIONAIS DE TURISMO DO ESTADO DE SP

A Secretaria de Turismo do Estado de São Paulo partiu para uma importante ação: capacitar os profissionais de turismo dos municípios paulistas com foco nas participações em feiras que possibilitam promoção dos destinos e negócios.

Foi assim na tarde de ontem (19/3) no Novotel Jaraguá, no centro da

Capital, com a abertura efetuada pelo secretário executivo de Turismo da Pasta, Marcelo Costa.

“As feiras são de vital importância na medida que aumentam e qualificam os fluxos de turismo. Apresentam-se como enormes oportunidades para os destinos e por isso aqui estamos hoje reunidos para mostrar a importância destes eventos para seus municípios e regiões”, ressaltou Costa.

Destacou os números de feiras que acontecem no País: “no total são 2009 feiras/ano, 75 na região Norte, 272 no Nordeste, 147 no Centro-Oeste, 834 no Sudeste e 681 na região Sul”.

Em seguida o secretário executivo fez uma explanação sobre o trabalho da Pasta, sob a responsabilidade do secretário Vinicius Lummertz, “uma vez que estamos reposicionando o Turismo no Estado de São Paulo para o Brasil e para o mundo. Em meio a muita ação, salientamos a conectividade aérea, a ação digital e a articulação dos atores do turismo em todo Estado”, concluiu Costa.

Em seguida, falou Luciene Leite, diretora da WTM –Latin América, pois nos dias 2,3 e 4 de abril, a Capital de São Paulo recebe esta feira realizada em dois pavilhões no Expo Center Norte, e a Secretaria de Turismo do Estado de São Paulo será participante com 200 metros quadrados para expor os destinos paulistas.  “Nosso foco é o relacionamento e a geração de negócios. A feira acontece em São Paulo porque é o estado com melhor conexão de voo e presença de empresas importantes para o segmento”, afirmou Luciene.

Melhorar os kits impressos, utilizando dois idiomas, é uma das sugestões para alcançar melhores resultados durante a apresentação de destinos e negócios em feiras, conforme afirmou Ana Cristina Clemente, turismóloga da Coordenadoria de Turismo (Foto: Divulgação)

Chegou a vez do coordenador de Turismo do Estado de São Paulo, Vanilson Fickert, mostrar a importância da atividade turística em solo paulista. “Aqui temos turismo para todos os gostos, Religioso, de Compras, Rural, Histórico/Cultural, Trilhas e Caminhos, Náutico, entre outros”. Ele destacou os grandiosos números de São Paulo em relação à infraestrutura, sem esquecer que agora São Paulo conta com 140 Municípios de Interesse Turístico – MITs , além das 70 estâncias turísticas. Também lembrou aos 240 profissionais presentes que a atualização do Mapa do Turismo Brasileiro começa no mês de abril e, como novidade, será preciso comprovar a existência de órgãos ou entidades prestadores de serviço turístico cadastrados no Cadastur.

A capacitação da Secretaria Estadual de Turismo terminou com a participação de Ana Cristina Clemente, turismóloga da Coordenadoria de Turismo, que falou sobre a importância dos conteúdos dos materiais levados para uma feira.”É necessário a modernização com press kits, por exemplo, em dois idiomas. Sem esquecer que somente a propaganda institucional não é suficiente, pois os produtos turísticos precisam estar prontos para a comercialização”, acrescentou Ana”.

(Assessoria de Imprensa da SETUR SP / Fotos: Divulgação)

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TURISMO

TURISMO: Areias tem Feirinha da Roça que merece ser visitada

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(Foto: Edna Maischberger, Canal39)

Abrimos a janela do quarto, demos “de cara” com a bonita praça que abriga a Secretaria de Turismo e Cultura e com a bem cuidada fonte funcionando…

O friozinho de outono, já com os pés no inverno, nos beijou as faces e pudemos perceber as maritacas alçando seus voos repletos de rasantes e quase piruetas, pousando aqui ou ali, sobre a galhada das árvores da praça.

Fonte na Praça onde está instalada a Secretaria de Turismo de Areias (Foto: Edna Maischberger, Canal39

Quase sete horas da manhã e nos preparamos para acompanhar um pouco da montagem da tradicional “Feirinha da Roça”, idealizada e organizada pela Associação Amigos do Vale Histórico.

Aos poucos, ainda com o sol agasalhando-se sob a neblina, acomodado sobre as curvas das montanhas, o pessoal fixava um cavalete aqui, esticava uma lona ali, estendia um varão para ligar dois cavaletes e apoiar uma bancada…

A Feirinha ganhava corpo e cara, em meio a uma incrível coreografia de gente e carros, pois até então o trânsito estava garantido, no leito carroçável, para o ir e vir de todos.

As portas dos estabelecimentos comerciais se assanhavam para receber pessoas, algum som de sertanejo universitário passeava pelo ar e as maritacas contrapunham-se a todos os sons, anunciando e garantindo seu território.

Clicamos alguns momentos, gravamos alguns outros em vídeo e retornamos para a Pousada e Restaurante Dona Maria, para o café da manhã.

Aliás, cabe destacarmos o conforto da Pousada Dona Maria, muito bom entre os equipamentos de sua categoria. Somando-se isso ao silêncio da noite toda, a estadia ficou dentro das nossas expectativas.

Retomamos o trabalho de documentar a Feirinha da Roça (ela completa 1 ano logo ali, em agosto). Às 10h, houve a celebração da Missa Sertaneja, celebrada pelo pároco local, padre Antonio Felipe.

Yacon, uma raiz cultivada na região. “Conhecida como batata do diabético, a batata yacon é empregada no tratamento de colesterol alto e de diabetes” (Wikipédia) – (Foto: Marcos Ivan, Canal39)

Hortaliças e verduras, diretamente da roça, compunham parte do cenário, cujo contexto trazia o irresistível café artesanal (eita cheirinho bom!); produtos em biscuí com suporte em cabaças; cachaça “de verdade”; flores; manteiga da roça; banha de porco; bonecas de pano; temperos caseiros; filé de truta; linguiça artesanal, defumada; pães, geleias, doces, compotas; bolos; pastel; paçoca; biscoitos; pimentas in natura e em conserva; artesanato em tecidos (panos de prato); tapeçaria; móveis rústicos (inclusive uma incrível mesa para churrasco esculpida em madeira da mangueira); crochês, tricôs; essências perfumadas; artesanato em MDF, dentre muitos outros itens.

A cumplicidade de uma tenda vendendo o irrecusável Almoço Tropeiro (com direito a torresmo, minha gente!) foi essencial para o público apreciar a Feirinha até após o seu encerramento oficial, que aconteceu às 14h.

Durante todo o evento houve, no palco montado, um desfile de cantadores de moda de viola, engrandecendo a Feirinha da Roça com um verdadeiro Festival de Viola sem competição.

Violeiros alegraram a Feirinha da Roça (Foto: Edna Maischberger, Canal39)

Violeiros locais e de diversas cidades vizinhas se fizeram presentes, brindando ao público com belas peças do repertório sertanejo, com “Relógio quebrado”; “Mariana”; “O que tem a rosa”…

Em conversa com o secretário de Turismo, Ronaldo Martins de Araújo, foi-nos possível saber do interesse da administração local quanto ao sucesso da Feirinha da Roça. “A Prefeitura, por meio do Turismo e da Secretaria de Eventos, oferece a parceria necessária para acontecer a Feirinha. Fornecemos a sonorização, instalação de tendas, orientação do trânsito, por exemplo. Entretanto, buscamos, também, promover a motivação e o interesse de todos os expositores atuais e de outros, os quais se enquadrem no perfil de participantes”, disse Martins.

Segundo a autoridade, com a participação de todos, o evento evolui, se consolida, ganhando mais espaço físico para sua realização; promovendo a motivação dos envolvidos e contribuindo para a manutenção da renda extra para todas as famílias da região. Com isso, naturalmente, se dá a maior divulgação dos municípios do Vale Histórico, com o resgate de tradições, inclusive.

A Feirinha da Roça, em Areias, é realizada no segundo domingo de cada mês.

A Reportagem do Canal39 viajou a convite da Associação Amigos do Vale Histórico.

GALERIA DE FOTOS: CLIQUE PARA ACESSAR

 

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TURISMO

GESTÃO: A hospitalidade sob a ótica do turismo

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(Divulgação / SETUR-SP)

“Atender bem. Atender muito bem. Servir, acolher e encantar é o que acredito ser a essência da hospitalidade”. Com esse conceito, o Secretário Executivo de Turismo do Estado de São Paulo, Marcelo Costa, iniciou na tarde desta terça-feira (11) sua participação no Painel “Sustentabilidade na Hotelaria”, no último dia na EXPOTEL 2019 – Feira Internacional para Hotelaria, na Capital paulista. Este evento é de responsabilidade da ABIH (Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Estado de São Paulo) que completa 70 anos de existência.
Perante uma plateia formada principalmente de hoteleiros, gerentes e representantes do meio de hospedagem, bem como mídias e profissionais de turismo, o Secretário Executivo ressaltou: “estou convencido que uma experiência memorável seja o diferencial competitivo que pode distinguir nossa oferta hoteleira, por exemplo, das demais formas de acomodação que no Estado de São Paulo representam: 182 mil unidades habitacionais, 105 mil trabalhadores e 140 mil hóspedes por dia”.
Costa ainda mostrou o que a Pasta estadual do Turismo está fazendo para fortalecer São Paulo como destino turístico. “Este setor precisa de promoção, de muita promoção. Agregar valor à manutenção, incremento e requalificação do fluxo turístico gera mais receita e mais turista. Devemos pensar que é a qualidade que sempre faz o cliente lembrar-se de nós, principalmente no mundo digital”.
Por último, o Secretário Executivo deu como princípios que valem ser lembrados, a exemplo da experiência da Disney:
 Concorrente é qualquer pessoa com o qual o cliente o compara
 Fantástica atenção aos detalhes
 Todos mostram entusiasmo
 Tudo mostra entusiasmo
 Múltiplos postos de escuta
 Recompensa, reconhecimento e comemoração
 Todas as pessoas são importantes!
Esta 4ª edição da EXPOTEL veio acompanhada da SEHGA – Sinergia Estratégica entre Hotelaria, Governo, Academia e Trade Turístico, evento criado para desenvolver o Turismo paulista, no seu oitavo ano consecutivo.

(Assessoria de Imprensa da Secretaria de Turismo do Estado de São Paulo).

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TURISMO

GESTÃO: Na APRECESP Governo do Estado descontingencia R$ 100 milhões para o Turismo

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(Divulgação: SETUR-SP)

O otimismo tomou conta da reunião da APRECESP (Associação das Prefeituras das Cidades Estância do Estado de São Paulo) na noite desta sexta-feira (7), na Estância Turística de Bragança Paulista. O Governo do Estado esteve presente com o Vice-Governador e Secretário de Governo, Rodrigo Garcia, o Secretário de Turismo, Vinicius Lummertz e o Secretário de Desenvolvimento Regional, Marcos Vinholi. E uma importante notícia entusiasmou os prefeitos da entidade: Garcia anunciou que o governo descontingenciou R$ 100 milhões dos R$ 206 milhões do orçamento da Secretaria de Turismo, até então contingenciados, para aplicação em infraestrutura turística.

Vinícius Lummertz e Rodrigo Garcia (Divulgação)

Na oportunidade Lummertz fez uma apresentação da atual condição dos convênios entre as estâncias e o DADETUR (Departamento de Apoio ao Desenvolvimento dos Municípios Turísticos) e disse: “todos os convênios serão honrados regularmente. E precisamos sempre trabalhar pela dimensão econômica do Turismo. Por isso nosso papel enquanto Governo é irmos além, para impulsionar e aumentar a atividade turística paulista”.
O secretário explicou aos integrantes da APRECESP que todos os convênios que tiveram os restos a pagar no período de 20011/2017, cancelados pelo governo anterior, serão honrados regularmente. “Estimamos aplicar R$ 150 milhões nestes convênios, tão logo as etapas das obras sejam concluídas. E tem mais, todos os convênios cancelados em 2018, por falta de empenhos e já apreciados no COC (Conselho de Orientação e Controle), serão reempenhados e conveniados até o mês de julho. Estimamos aplicar R$ 50 milhões nestes convênios”, disse Lummertz.

Em meio à sua apresentação, o titular da Pasta do Turismo afirmou que, ainda em relação aos convênios, serão aplicados R$ 42 milhões em projetos novos, dentro dos recursos já disponíveis no orçamento de 2019.

Frente a este cenário promissor para a APRECESP, prefeitos das estâncias utilizaram-se de argumentos que passaram pelo diálogo, gestão, criatividade e competência para exaltar o Governo de João Doria. O secretário Lummertz ainda discorreu sobre a importância que todos envolvidos no setor têm, “pois é preciso expandir o fluxo
turístico de cada cidade para tornar o Estado de São Paulo um grande destino para o Brasil e para o mundo”.

(Assessoria de Imprensa SETUR-SP)

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