Conecte-se agora
acesse RADIOCANAL39

TURISMO

TURISMO: Guaratinguetá confirma tradição de grandes carnavais

Publicado

em

(Foto: Marcos Ivan, Canal39)

A Estância Turística de Guaratinguetá, na Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte, confirmou, mais uma vez, a sua tradição em realizar boas programações de Carnaval.

A festa de Momo contou com vários módulos de eventos, como os desfiles da Banda Mole, do Bloco da Carroça, matinês na Praça Conselheiro Rodrigues Alves, shows na Avenida Carnaval, Baile à Fantasia, no Salão da Secretaria de Cultura e o Desfile das Escolas de Samba do município.

A organização e realização do desfile contou com a produção da OESG, Organização das Escolas de Samba de Guaratinguetá e teve apoio, com as estruturas, da Prefeitura de Guaratinguetá, por meio de suas Secretarias de Turismo e Cultura, além dos demais departamentos de serviços.

Projeto SANAC (Samba não se aprende no colégio) (Foto: Edna Maischberger, Canal39)

O envolvimento do público foi notável, não só quando do desfile dos blocos mas, e principalmente, por ocasião do sempre esperado show de cores, música, alegria e energia na pista de competição da Avenida Carnaval, com a presença, nesta edição de 2019, de 5 escolas de samba e o Projeto SANAC (Samba não se aprende no colégio), um trabalho muito bem feito por um grupo de dedicados idealistas os quais, sem medir esforços, buscam transmitir conhecimentos sobre a essência do samba e a organização, com disciplina e companheirismo, de uma verdadeira escola.

A Beira Rio trabalhou a onda de “fake news” difundida com o uso do Whatsapp foi motivo para se lembrar, no desfile, do boneco Pinóquio, cujo nariz crescia a cada mentira (Foto: Edna Maischberger

Beira Rio da Nova Guará levou um enredo contando peripécias dos mentirosos, representados por Pedros Malasartes, Pinóquios; cantou o famoso jeitinho brasileiro; abordou a vitória da justiça contra a mentira; viajou um tanto bom pelos personagens famosos do carnaval, Arlequim e Colombina; mostrou samba no pé e “no gogó”.

Bateria da Bonecos Cobiçados, verde e rosa até nos instrumentos (Foto: Edna Maischberger, Canal39)

A Bonecos Cobiçados lembrou o universo da co-irmã carioca, a Estação Primeira de Mangueira, com um passeio pelo mundo dos sonhos, lembrando a possibilidade dos reencontros transcendentais, pinçou para o samba o perfume de “As rosas não falam”, de mestre Cartola, desfiando pitadas de recordação nas personagens famosas da Mangueira, como Geraldo Filme, Henricão, Xangô, além da grande dama do samba, dona Ivone Lara, da Império Serrano.

A bonita Ala das Baianas da Acadêmicos do Campo do Galvão (Foto: Edna Maischberger, Canal39)

Homenageando a Colônia Italiana do Piaguí, a Acadêmicos do Campo do Galvão realizou um desfile um pouco mais “comedido” do que o ano anterior. Soube trabalhar bem as alas, com boas referências à “italianice” do enredo, destacando-se a ala das baianas, com forte remissão às tradicionais toalhas em xadrez das cantinas do país da bota, cujos filhos chegaram ao Brasil num tempo de trabalhar a terra por conta da escassez do ouro. Fincaram raízes e o Piaguí é, hoje, um fraterno reduto da Colônia Italiana em Guaratinguetá. Na contagem geral, a Acadêmicos obteve 263,3 pontos, ficando um décimo à frente da terceira colocada, a Unidos da Tamandaré (263,2).

Mestre-sala e Porta-bandeira da Tamandaré

Contando, e cantando, um enredo em homenagem a um de seus componentes já falecidos, o saudoso Zé Moacir, lembrado como “A Estrela Maior”, a Tamandaré também fez um desfile sem muitos percalços, com uma bateria firme e evolução marcada pela manutenção dos espaços entre as alas, motivou o público a cantar, também, o samba enredo. Por incrível um décimo não empatou em segundo lugar com a Acadêmicos.

Carro abre-alas da Mocidade Alegre, com a presença de representantes da Velha Guarda da Acadêmicos do Tatuapé (Foto: Edna Maischberger, Canal39)

A grande campeã de 2019, Mocidade Alegre, fez reverência à Acadêmicos do Tatuapé, escola paulistana fundada por Osvaldo Vilaça, o conhecido Mala, sobrinho de Mano Décio da Viola, da Império Serrano (RJ).

Um enredo bem desenvolvido, pegada firme no samba, marcado sonoramente inclusive com os tradiconais agogôs da Acadêmicos e a afinação um pouco mais grave do cavaco, o qual conversou lindamente com o violão de 7 cordas contando com o tempero de uma bem cadenciada bateria, que ousou fazer, e conseguiu bem feito, um parada mais longa, chegando a assustar os menos atentos.

Dos 300 pontos possíveis, a Mocidade ficou com 267,2. (Veja mais sobre a Mocidade, clicando aqui).

Em síntese, mais uma vez o Carnaval de Guaratinguetá supera as dificuldades, mantém sua boa organização, resgatando um tempo de espera e – com toda certeza – já está em fase de preparação para poder oferecer mais, em 2020, à população local e aos turistas, os quais já definiram em suas anotações a importância do Carnaval na Terra das Garças, haja vista não existir, na Região, referência melhor ou parelha com o que é organizado pela OESG – Organização das Escolas de Samba de Guaratinguetá e com o apoio da Administração Municipal.

NOS PRÓXIMOS DIAS PUBLICAREMOS VÍDEOS E FOTOS DE CADA ESCOLA.

A reportagem do Canal39 agradece aos organizadores pela acolhida e disponibilidade em contribuir para com o nosso trabalho profissional.

Continue Lendo
Clique para comentar

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

TURISMO

FERIADÃO: Caraguá espera 100 mil turistas e meios de hospedagem oferecem desconto de 15%

Publicado

em

(Foto: Cláudio Gomes, PMC)

O feriado prolongado de Corpus Christi deve trazer cerca de 100 mil turistas para Caraguatatuba. A estimativa é da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Turismo. Embora seja um feriado mais tranquilo, o fato de ser prolongado e com previsão de tempo, a expectativa é que muita gente aproveite para descer para a cidade litorânea. A Concessionária Tamoios calcula que cerca de 95 mil veículos devem trafegar pela Rodovia dos Tamoios neste período.

Outra novidade é que para movimentar ainda mais o feriado em Caraguatatuba, a Associação de Hotéis e Pousadas (AHP) está oferecendo desconto de 15% para  turista que se hospedar em um de seus estabelecimentos no período de 20 a 23 de junho. As regras estão no facebook do turismo,  e ver os hotéis participantes neste link 

Neste período, haverá a predominância de sol em Caraguatatuba, segundo o Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos (Cptec), do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). A temperatura máxima deve chegar a 28 graus e a mínima 17.

Com o tempo bom, importante destacar que estão próprias para banho as praias da Tabatinga, Mococa, Cocanha, Massaguaç Capricórnio e Lagoa Azul, (Norte), Martim de Sá, Prainha e Centro (região Central) e Pan Brasil e Porto Novo (Sul).

Rodovia

A operação especial para o feriado de Corpus Christi começa nesta quarta-feira (19), a partir das 13h, quando será implantada uma faixa adicional no trecho de serra da Rodovia dos Tamoios (do km 67 ao km 81), que atenderá ao aumento de demanda no sentido litoral.

Para o retorno do feriado, a pista de subida voltará a ter sua configuração normal, com duas faixas de rolamento, ficando a pista de descida com uma faixa.

As obras de duplicação realizadas no trecho de Serra e operações Pare e Siga serão interrompidas na quarta (19), a partir das 12h, quinta (20), domingo (23) e segunda (24), até às 13h. Na sexta (21) e sábado (22), as obras poderão ocorrer condicionadas ao fluxo de veículos. Uma equipe de manutenção estará de sobreaviso para eventuais emergências.

De acordo com a Concessionária Tamoios os horários de pico são na quarta-feira,, das 14h às 20h, e na quinta-feira, das 6h às 14h. Para o retorno o motorista deve evitar subir no domingo (23), 12h às 22h e na segunda-feira (24), das 7h às 12h.

(Secretaria de Imprensa /PMC)

Continue Lendo

TURISMO

LEGISLAÇÃO: MTur fiscaliza 119 meios de hospedagem em Aparecida (SP)

Publicado

em

(Divulgação / Ministério do Turismo)

Formalização dos empreendimentos no Cadastur é obrigatório e dá mais segurança ao turista na hora da contratação de serviços para viajar (Por Geraldo Gurgel)

O principal destino de turismo religioso do país, Aparecida (SP), recebeu esta semana uma equipe de fiscais do Ministério do Turismo encarregados de orientar a formalização de meios de hospedagem no Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos do Ministério do Turismo (Cadastur). As visitas foram feitas em 119 hotéis, pousadas e demais empreendimentos do setor de acomodações no município, que tem o Santuário Nacional de Aparecida como atrativo principal e recebe cerca de 12 milhões de visitantes por ano.

Nosso objetivo é sensibilizar o trade turístico como um todo sobre o ordenamento, a formalização e a legalização dos prestadores de serviços turísticos por meio do cadastro de empresas e profissionais do setor. É importante reforçar que os fiscais de turismo do MTur têm papel primordialmente educativo e que queremos conscientizar os prestadores de serviços turísticos da importância de se regularizarem no Cadastur”, explica a coordenadora-geral de Regulação e Fiscalização do Ministério do Turismo, Tamara Galvão.

Apesar de ser um importante destino turístico do estado de São Paulo e do país, apenas 47 meios de hospedagem da cidade de Aparecida, no Vale do Paraíba, estão regularizados no Cadastur. A ação de fiscalização foi precedida de um encontro com hoteleiros, gestores e demais prestadores de serviços turísticos locais para explicar a importância da formalização para a prestação de serviços de qualidade, além dos benefícios do Cadastur para os municípios que integram o Mapa Brasileiro do Turismo.

Além dos meios de hospedagem, guias de turismo, agências de viagem, transportadoras turísticas, parques temáticos, acampamentos turísticos e empresas organizadoras de eventos são serviços de cadastro obrigatório no Cadastur. O cadastro certifica ao turista que o serviço por ele contratado é regularizado. Com o número de registro regular, os prestadores de serviços turísticos conquistam benefícios como acesso e participação em programas e projetos apoiados ou promovidos pelo Ministério do Turismo, ações de qualificação profissional do governo federal, acesso a linhas de crédito especiais para o setor, além e maior visibilidade do negócio no site do Cadastur.

O banco de dados do Cadastur, além dos inúmeros benefícios para o setor, é uma importante fonte de consulta para o mercado turístico brasileiro. O sistema de cadastro de pessoas físicas e jurídicas que atuam no setor do turismo é executado pelo Ministério do Turismo em parceria com os órgãos oficiais de turismo nas 27 Unidades da Federação e permite ao turista encontrar prestadores de serviços turísticos cadastrados em todo o país.

O cadastro online de empresas e profissionais prestadores de serviços turísticos é rápido e totalmente gratuito. Clique aqui para acessar o Cadastur e fazer o seu cadastro agora mesmo.

Edição: Vanessa Sampaio / Fonte: Ministério do Turismo)

Continue Lendo

TURISMO

TURISMO/CULTURA: Cunha anuncia 26° Festival de Inverno Acordes na Serra

Publicado

em

Sianinhas, de São Luiz do Paraitinga (Foto: Rodofo Magalhães)

Com a chegada do Inverno 2019, Cunha já anuncia mais uma edição, a de número 26, do seu Festival de Inverno Acordes na Serra.

Localizada numa região serrana de clima extremamente agradável, a Estância Climática de Cunha contempla seus visitantes com belas paisagens e atrativos turísticos consagrados, além de um vasto elenco de serviços de hospedagem e gastronomia.

O Acordes na Serra desperta o público para a diversidade musical e artística existente em nosso país e contempla, a todos, com uma impecável programação de shows, além de eventos importantes no segmento da Cultura e do Turismo, dignos de apreciação e aplausos.

A programação inicial já está disponível para conhecimento dos internautas.

Fica a recomendação para quem pretende subir a serra e apreciar tudo isso, em termos de shows, na praça principal da cidade: um dia só não é suficiente para curtir um pouco desse todo. Por isso, verifique a disponibilidade de locais para hospedagem.

A gastronomia estará pronta para atendimento, além dos restaurantes fixos, também na praça que sediará os eventos.

PROGRAMAÇÃO DIVULGADA PELA SECRETARIA DE TURISMO E CULTURA DE CUNHA:
(Veja nas fotos alguns dos grandes artistas que se apresentarão durante o evento)

28 de junho (sexta)
19 h – Abertura Oficial do Festival de Inverno na Casa do Artesão: 1° Festival de Arte e Artesanato; Apresentação da Folia do Divino e do Quarteto de Cordas Prestíssimo
21h30 – Grande Banda do Sertão (Proac)
29 de junho (sábado)
22h30 – Frã Finamore – “Homenagem ao Soul”
30 de junho (domingo)
8h – Big Biker – Etapa Cunha (Largada No Ginásio de Esportes)
15h – Banda Senteria (Atração Cunhense)
21h30 – Banda Água de Mina (Atração Cunhense)
05 de julho (sexta)
21h30 – Vasco Faé – Participação Especial de Graça Cunha
06 de julho (sábado)
17 h às 23 h – Lua na Luneta em Cunha (Em frente à Igreja de São José da Boa Vista)
16 h – Madmen’s Clan
17 h – Coral Bem Te Canto22h30 – Lud Mazzucati e Banda
07 de julho (domingo)
15 h – Bebé Salvego e Felipe Salvego
22h30 – Alabama Mike & The Simi Brothers (Atração Internacional)
08 de julho (segunda) 
17h – Duo Manacá da Serra (Atração Cunhense)
09 de julho (terça)
14 h – Os Federais (Atração Cunhense)
12 de julho (sexta)
21h30 – Kashmir
13 de julho (sábado)
20 h – Recital de Violão MPB – Rafael Schimidt (Capela da Santa Casa)
22h30 – Chico Salem – Raul Vivo
14 de julho (domingo)
15 h – Marcinho Eiras
21h30 – Paula Marchesini19 de julho (sexta)
10 h às 16h30 – IX Varal Fotográfico – Cunha para o Cunhense (Praça da Matriz)
20 h – Quarteto de Cordas Pau Brasil (Capela da Santa Casa)
21h30 – Grupo Madalena
20 de julho (sábado)
10 h às 16h30 – IX Varal Fotográfico – Cunha para o Cunhense (Praça da Matriz)
16 h – Sianinhas (Proac)
22h30 – Marcelo Viola e Ricardo
21 de julho (domingo) – Dia da Festa do Divino
12 h – João Galvão (Artista Cunhense)
15 h – Pedro e Jefferson (Atração Cunhense)
21h30 – André Moraes e Banda
26 de julho (sexta)21h30 – Peleco e Banda27 de julho (sábado)
15 h – Giliardi (Voz e Violão)
19 h – II Corrida Noturna – Revolução de 1932 (Largada da Praça da Matriz)
22h30 – Tuia e Ana Vilela
28 de julho (domingo)
15 h – Zilei Ribeiro – Projeto Acústico Groove Night
21h30 – Banda Vellin
Realização
Prefeitura Municipal da Estância Climática e Turística de Cunha
Secretaria de Turismo e Cultura de Cunha
Apoio: COMTUR – Conselho Municipal de Turismo de Cunha

Fotos: Divulgação, fornecidas pela Secretaria de Turismo e Cultura de Cunha, exceto a das Sianinhas, por Rodolfo Magalhães.

Continue Lendo

Em Alta

Hospedado por ServerPro