Conecte-se agora
acesse ibis

TURISMO

TURISMO: ALESP aprova os 43 que faltavam para consolidar 140 MITs

Publicado

em

Museu Dom Pedro I e Dona Leopoldina, em Pindamonhangaba, é um belo atrativo turístico. Pinda ainda aguarda o MIT (Foto: Marcos Ivan, Canal39)

O plenário da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo aprovou, nesta terça-feira, 5, o projeto de Lei 635/2018, assinado coletivamente pelos parlamentares, propondo a aprovação de 43 municípios considerados habilitados à titularidade como de Interesse Turístico.

Conforme o Canal39 já havia noticiado, o total de MIT – Municípios de Interesse Turístico comportado em Lei é, atualmente, de 140.

A ALESP já havia aprovado 97 cidades, as quais receberam a sanção do Governo do Estado de São Paulo em 2018. Os municípios agora contemplados pela aprovação do projeto aguardam, para se tornarem efetivamente MITs, o autógrafo do governador João Dória.

Os 43 aprovados hoje estavam em poder do GMITs, órgão técnico da Secretaria de Turismo encarregado de analisar profundamente cada município proposto. Foram habilitados, por referido órgão técnico, e seguiram para votação e aprovação na Assembleia.

Destaque-se, então, não ser nenhuma nova “leva” de municípios que passaram pelo crivo dos analistas do Grupo de Trabalho dos MITs, mas, isto sim, aqueles aguardando serem pautados para votação na ALESP e já integrantes do rol dos 140.

Jarbas Favoretto, do GTMITs, já havia nos informado que o “pacote dos 140” estava definido, isto desde o início de dezembro. Trocando em miúdos, para o Grupo Técnico o trabalho estava terminado, quanto à necessidade de se completar 140 cidades habilitadas a receberem a aprovação dos parlamentares e, após, a sanção governamental. Na mesma oportunidade, inclusive, Favoretto frisou que a nova etapa de trabalho do Grupo será, rigorosamente, providenciar o ranqueamento dos 140 por conta do desempenho.

Para se ter uma ideia do rigor das avaliações, o mesmo Jarbas Favoretto comentou, em publicação sua, que um dos mais importantes itens avaliados pelo GTMITs é quanto à estrutura de atendimento médico/hospitalar do município candidato. Citou, inclusive, o município de Itirapina, o qual demonstrou muito bom exemplo, numa visita feita em final de semana, com atendentes, farmacêutica, médicos plantonistas e boas instalações.

Da Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte existem alguns municípios “na sala de espera” dos resultados da avaliação pelo Grupo Técnico. Pela ordem de registro dos projetos na ALESP, não sequencialmente,  estes municípios são: Silveiras, Pindamonhangaba, Caçapava, Arapeí e Taubaté.

À frente de Pindamonhangaba, especificamente por conta de o Canal39 estar sediado neste município, são 53 cidades, aguardando parecer técnico. Na verdade, ao todo, até a data de 11 de janeiro deste ano, estão na fila exatos 100 municípios.

Caso haja a ampliação do número de candidatos e o PDT de Pindamonhangaba seja habilitado pelos técnicos, a cidade poderá ser parte do pacote adicional. Vale salientar que, na mensagem do relator do PDT de Pindamonhangaba consta o pedido de “análise de forma conclusiva” sobre a habilitação ou não como MIT para se encaminhado e pautado para votação na Assembleia e, posteriormente, aguardar sanção do Governador.

Potim, também da RMVALE, teve seu projeto devolvido à ALESP, onde está desde junho de 2018, para complementação, a qual aconteceu efetivamente, mas, ainda, não foi relacionado para sequencia pelo GMITs. Tecnicamente, se os requisitos anteriormente não atendidos (melhores detalhes sobre Equipamentos Turísticos, Serviços de Alimentação, Serviço de Informação Turística, Atrativos Turísticos e COMTUR adequado ao estabelecido na Lei Complementar 1261) forem satisfeitos, deverá entrar na fila onde estão os 100 outros já citados.

João Dória

O governador afirmou, em sua rede social (agosto de 2018) que “O Turismo terá total apoio em nosso Governo. Fui presidente da Embratur e Secretário de Turismo em São Paulo, entendo a dimensão econômica e importância desta atividade para geração de emprego, renda e desenvolvimento regional”.

De suas ações para fomentar o Turismo, Dória convidou Vinicius Lummertz (ex Ministro de Turismo) para assumir a pasta no Estado. Ambos são empresários, conhecedores profundos das demandas apresentadas pelo trade turístico e da importância de se investir trabalho e dinheiro no setor.

Mais recentemente, até pegando de surpresa 14 cidades que tiveram aporte de verbas para o Turismo já no apagar das luzes de 2018, Dória recomendou suspensão de possíveis pagamentos e revisão de projetos.

Isso demonstra a preocupação do governo sobre o destino dos recursos e, devido a essa mesma preocupação, talvez tão cedo não aconteça a abertura de mais 70 vagas para MIT, ficando o total no que já está definido: 140.

Os “padrinhos”

A coisa se desenha um tanto mais “difícil” quando se percebe que alguns parlamentares, signatários de Planos de Turismo, não foram reeleitos.

Historicamente, os que mais marcavam presença na Região e não foram reeleitos são: Afonso Lobato, Cássio Navarro, Davi Zaia, Helio Nishimoto, Doutor Gondim e Ramalho da Construção. Muitos Planos Diretores de Turismo foram apadrinhos por estes que não assumem cadeiras em março, na ALESP e, por isso, não terão como “defender ativamente” suas proposituras para MIT, apesar de não terem nenhum dos projetos pendentes na Região   com sua assinatura e à espera de habilitação.

Os “43”

Aguardando sanção de João Dória para, efetivamente, festejar sua classificação estão: Adamantina, Adolfo, Anhembi, Araçatuba, Araçoiaba da Serra, Barra do Turvo, Bebedouro, Bocaina, Botucatu, Divinolândia, Dois Córregos, Garça, Guaíra, Ibirarema, Icém, Igarapava, Indiaporã, Ipeúna, Itapeva, Itaporanga, Itariri, Itirapina, Jaboticabal, Jarinu, Juquiá, Juquitiba, Lavrinhas, Marília, Mogi Mirim, Palmeira D’Oeste, Paulicéia, Pirapora do Bom Jesus, Pongaí, Porto Ferreira, Santa Albertina, Santa Clara D’Oeste, São Bernardo do Campo, São João da Boa Vista, São Manuel, Timburi, Três Fronteiras, Valentim Gentil e Votorantim.

(Texto: Marcos Ivan de Carvalho, Mtb36001, para o Canal39)

Continue Lendo
Clique para comentar

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

TURISMO

LEGISLAÇÃO: Cadastur pode ser feito no estande do Turismo durante o Empreenda Caraguatatuba

Publicado

em

(Foto: Luís Gava / PMC)

Empresários e comerciantes do segmento ligado ao Turismo têm a oportunidade de fazer o Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos (Cadastur), do Ministério do Turismo (Mtur), dentro do Empreenda Caraguatatuba 2019. Para isso, basta procurar o estande da Secretaria de Turismo, entre as 14h e 21h. O processo dura, em média, cinco minutos.

Esse cadastro é importante, segundo o secretário de Comunicação, Rodrigo Tavano, para que a cidade de Caraguatatuba possa aparecer junto ao MTur até para a liberação de verbas.

Para o empresário que tem seu registro há vantagens como participação de programas de qualificação do governo federal, participação em feiras e eventos, acesso a linhas de financiamentos exclusivas, fora a visibilidade no programa federal Viagem Legal.

Conforme Tavano, o cadastro pode ser feito por todas as empresas ligadas ao meio de hospedagem como alimentação fora do lar, agências de turismo, acampamentos, transportes – ônibus, vans, embarcações de passeio como escunas e barcos – locadoras, náuticas, lojas de pesca esportiva, souvernis, manutenção, artistas, artesãos, cultura, produtoras de eventos, buffets, tudo de forma gratuita.

“Quanto maior o número de cadastro, mais o município tem visibilidade dentro do Ministério do Turismo”, reforçou. Ainda conforme ele, os estabelecimentos cadastrados também serão inseridos no novo material de divulgação de Caraguatatuba que é levado a feiras nacionais e internacionais do segmento, além de aparecerem no mapa do próprio Ministério do Turismo.

Caso o empresário prefira se cadastrar diretamente no site, pode acessar por aqui. Em caso de dúvida, pode ligar no 0800- 200-8484

(Secretaria de Comunicação / PMC)

Continue Lendo

TURISMO

TURISMO: Gastronomia e Cultura em Semana Regional na cidade de Potim

Publicado

em

De 23 a 29 de setembro acontece a Semana Regional do Turismo, Gastronomia e Artesanato, Sabores e Saberes.

A Diretoria de Turismo de Potim, com o apoio da Prefeitura Municipal, organizou um grande evento repleto de atrações: workshops, palestras, shows, festivais de comidas e bebidas, além de shows que abrilhantarão a festa.

Veja a programação completa:

23/09 (SEGUNDA-FEIRA)

8h00 – Abertura

Caminhada da Primavera – Projeto Rio Vivo |  Praça da Matriz e retorno a Praça do Raspadão.
Apresentação da Fanfarra Municipal de Potim.
Piloto Floresta Urbana – Plantio de árvores no entorno da Praça do Raspadão | Município Verde Azul.
Gratidão pela natureza! Festival das Cores – Participação Especial Krishna Murari
11h00 – Meio Ambiente nos Vedas da Atualidade – Rama Putra

14h00 – “Vegetarianos e Veganos – Oportunidades para o Turismo” –  Thiago Nadur | Ceo  e empresário da Planta Burger.

14h00 e 19h00 – Pintura em Tecido – Fundo Social de Potim

20h30 – Saudação à Paz – Orquestra Sinfônica e Coral Assembleia de Deus – Ministério Belém de Guaratinguetá e Congregações.

24/09 (TERÇA-FEIRA)

08h30 – Meditação: Atividade de preservação da saúde física e mental dos idosos – Dr. Felipe Monteiro UHB – Universidade Holística do Brasil. MELHOR IDADE

10h00 – Confecção de Boneca Bayomi – História e Cultura Afro-Brasileira – Denise Juvêncio | Pedagoga e Maria Regina Pereira | Prof. de História.

11h00 – Oficina Educativa Ecológica – Luiz Bettoni | Ativista – Ong Reflorestar é Viver

14h00 – Oficina de Trança Afro – Beco Underground Afro Hair São Paulo –  curso pago – Casa do Artesão.

14h00 e 19h00 – Pintura em Tecido – Fundo Social de Potim

14h00 – Artesanato em Taboa – Fundo Social de Potim

16h00 – Interconectividade – O Futuro do Turismo em Aparecida e Região – Thiago Theodoro da Silva – MBA em Gestão Estratégica de Projetos e sócio da Accetur Turismo.

18h00 – “O cinema no Vale Histórico” – Ivo Benedito Ribeiro | Roteirista

19h00 –  O Vale da Cerveja Artesanal

 25/09 (QUARTA-FEIRA)

09h30 – A importância dos profissionais de turismo na Gestão de sua empresa | Oportunidades na RT da Fé – Anderson Henrique Solcia – Turismólogo | Pós em Gestão Mercadológica em Turismo e Hotelaria | Mestre em Inovação.

10h30 – Cachaça Artesanal no Gosto do Turista – Luiz Roberto Carrocci – Produtos Pé da Serra.

11h30 – Surpresas no seu quintal! – Panc´s – Plantas comestíveis não convencionais – Jefferson Lima – Mestre em Agroecologia e Desenvolvimento Rural Sustentável.

14h00 – Artesanato em Palha de Milho – Fundo Social de Potim

14h – Artesanato em Taboa – Fundo Social de Potim

14h00 às 16h00 – Encontro da Região Turística da Fé (Estâncias Turísticas de Aparecida, Guaratinguetá e Cunha, MIT Cachoeira Paulista, Potim, Lorena, Canas, Piquete e Roseira) – Sítio Flor do Campo – Vista Alegre.

15h00 –  A hora da Melhor Idade – Acessibilidade voltada ao turismo | Priscila Landin Coelho – Pós Graduada em Educação Especial e Inclusiva.

17h30 – “Roda de Conversa – A Pluralidade Religiosa e a Fé no Vale do Paraíba” – com Padre Manoel Filho – Coordenador Nacional da Pastur e convidados – Praça do Raspadão.

18h30 – Apresentação Cultural Melhor Idade CRAS.

19h30 – Festival de Seresta com Márcio Torres e Amigos – Aberto para participação popular.

26/09 (QUINTA-FEIRA)

09h00 – Tiozinho Luz – Permacultor – Horta Vertical e Compostagem Urbana e Rural.

10h00 – A Importância da T.I. no Turismo – Estudo de Aplicativo para RT da fé | Anderson Gama – Licenciado em Computação |  Wagner Mariano – Mestrando em Inovação Tecnológica.

10h00 às 16h00 – Sebrae Móvel – Dicas para o empreendedor.

12h00 –  Abertura do Festival de Comida de Boteco.

14h00 – Maquiagem pessoal – Imagem é tudo na hora da contratação – Senac Guaratinguetá.

14h00 – Manipulação de Turbantes | Nega Simpatia Artigos Africanos.

15h30 – Apresentação Especial Banda da Apae Aparecida

16h00 – Economia Criativa – A solução está nas suas mãos – Senac Guaratinguetá.

18h00 – As potencialidades do Caminho da Fé – Associação do Caminho da FÉ – Camila Bassi – Gestora Executiva da AACF – Praça de Eventos Raspadão

19h00 – Encontro GT Estradas  do Conselho do Parque Estadual de Campos do Jordão.

20h30 – Casa de Caboclo – Música Raiz

27/09 (SEXTA-FEIRA)

09h00 Reunião da Câmara Técnica de Educação Ambiental do Comitê das Bacias Hidrográficas do Paraíba do Sul.

10h00 às 16h00 – Sebrae Móvel – Formalize sua empresa.

10h00- Voar de Balões, um grande negócio – Jairo Fogaça – Empresário, proprietário da Voar de Balões

12h00 –  Festival de Comida de Boteco

14h00 – O poder econômico da reciclagem – Senac Guaratinguetá

15h00 – Atendimento humanizado – Senac Guaratinguetá

17h00- Turismo e Suas Tendências – Sâmia Borges dos Santos – Consultora de Negócios em Turismo do Sebrae Guaratinguetá.

19h00 – Desfile Afro – Loja Nega Simpatia – Artigos Africanos

20h00 – O Melhor do Rock – Banda No Plural

28/09 (SÁBADO)

009h00 – Pedal Rural na Estrada Cênica da Fé – Rotary Clube Potim.

10h00 – Meditação com Aromaterapia e Meditação Ho’oponopono |– Valdirene Lopes – Cura Holística Terapias Integrativas

10h00 às 18h00 – Oficina de “Direção e Estilo no Curta Metragem Periférico” – Secretaria de Cultura do Estado | Poiesis | Diretoria de Turismo

11h00 – Oficina de Pipas | Exposição

14h00 – MPB Pop Rock – Bianca Acústico

16h00 – Encontro de ônibus antigos

17h00 – Acampamento Escoteiros – Grupo de Escoteiros Potins

20h – Rock das Antigas – Banda Make Rock

29/09 (DOMINGO)

10h00 – Encontro de Carros Antigos

10h00 – Yoga  & Meditação – Larissa Coelho Vila | Instituto de Yoga de Guaratinguetá.

11h00  Saúde Física, Mental, Emocional e Espiritual da Criança e do Adolescente – Rafaela Izídio – Terapeuta

11h00 – Sincretismo religioso – Congada e Moçambique

12h00 – Clayton e Tico – O melhor do samba e MPB

14h00 – Oficina Educativa Ecológica – Luiz Bettoni – Ativista – Ong Reflorestar é viver.

15h30 – Dê uma chance à alma – Eka Murti Devi Dasi

19h30 – Missa de Encerramento da Semana Regional do Turismo – Com Padre Léo

20h30 – Equipe de Dança Essência Urbana – Hip Hop com Jazz Contemporâneo

(Fonte: Imprensa / Potim)

Continue Lendo

CULTURA

TAUBATÉ: “Mulher no rádio”, Sinfônica no Metrópole e Festival Gastronômico

Publicado

em

(Reprodução / Internet)

Mistau promove exposição “A mulher brasileira na história do rádio”

O Museu da Imagem e do Som de Taubaté promove, até o dia 31 de outubro, a exposição “A mulher brasileira na história do rádio”, com entrada gratuita e acervo de Dimas Oliveira Junior.
A visitação pode ser realizada de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e aos finais de semana, das 9h às 13h.

Além da exposição, no dia 19 de setembro, às 19h, o museu presta homenagem aos radialistas taubateanos J. Bonani e Pedro Luiz. O evento celebra o Dia do Rádio no Brasil, comemorado em 25 de setembro. Nesta data, às 19h, será exibido “80 anos do Rádio no Brasil”. O documentário conta com depoimentos de Emilinha Borba, Nicolau Tuma, Murilo Antunes, Rogéria, Valdir Comegno e Reynaldo Tavares. Tem destaque também as novelas, noticiário esportivo, jornalismo, seriados, programas de auditório e rainhas e reis do rádio.

O Mistau fica à avenida Tomé Portes Del Rey, 761 na  Vila São José. Mais informações pelo telefone 3631-3955.

Orquestra Sinfônica Jovem se apresenta no Metrópole nessa quarta-feira

A Orquestra Sinfônica Jovem de Taubaté se apresenta na próxima quarta-feira, dia 18 de setembro, às 20h, no Teatro Metrópole, com entrada franca.

Sob a regência de Bartolomeu Vaz e direção artística de Rogério Britto, a apresentação contempla obras de Beethoven, Tchaikovsky, Wagner e Villa Lobos. A orquestra recebe ainda, como convidado especial, o pianista Rodrigo Salles.

O Teatro Metrópole fica a Rua Duque de Caxias, 312 no centro de Taubaté.

Programa:

Beethoven narra dramaticamente a vida e exalta o heroísmo do Conde Egmont, do século XVI. O compositor expressa suas preocupações políticas pessoais e valoriza o sacrifício de um homem condenado a morte por ter se posicionado contra a opressão.

– Tchaikovsky se baseia na peça do dramaturgo inglês Shakespeare e traz o amor proibido entre dois jovens que se casam, sem a aprovação de suas famílias e em um final trágico dão fim às próprias vidas. Restando às famílias uma acordo de paz após o luto.

– Na composição de Wagner, O Holandês Voador, um rico capitão holandês que difere blasfêmia aos deuses, está condenado a vagar eternamente em um navio fantasma, até encontrar sua redenção em um amor plenamente fiel. Uma jovem apaixonada está determinada a quebrar essa maldição.

– Na Valsa da Dor de Villa Lobos, o público irá acompanhar uma peça composta em 1932 dedicada a  Julieta d’Almeida Strutt. Considerada rara por ser uma das poucas valsas para piano escrita pelo autor além de ser escrita em compasso quaternário, não comum para esse gênero.

Secretaria de Turismo e Cultura convida para festival gastronômico

A Secretaria de Turismo e Cultura de Taubaté convida comerciantes a participarem do Festival Gastronômico Feito em SP. A inscrição é gratuita e deve ser realizada pelo endereço eletrônico www.feitoemsp.com.br, até o dia 24 de setembro.

O convite é destinado a donos de restaurantes, bares, padarias, produtores e fabricantes. Taubaté será anfitriã de uma etapa do festival, que conta com 15 etapas no total. Este é o maior festival de culinária de São Paulo e integra um programa da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado. O objetivo é selecionar as receitas culinárias e os produtos que melhor representem o estado.
Em Taubaté o Festival acontece no dia 15 de outubro e oito selecionados irão vender 300 porções a preços populares, entre R$ 15 e R$ 25. Os selecionados devem disponibilizar sete pequenas porções para degustação da comissão técnica. Nessa etapa estará presente o renomado chef Ivan Achcar.

A grande final do evento acontece em São Paulo, entre os dias 24 e 27 de outubro, no Memorial da América Latina, onde dois produtos agropecuários manufaturados (doces, salgados, embutidos, queijos, etc)  e dois pratos emblemáticos poderão ser comercializados ao público. Serão 60 finalistas e o evento contará com stands, exposição, feira de produtos e comidas, atividades gastronômicas, shows e outras atrações.

Taubaté representa uma macrorregião que pode receber inscrições dos seguintes municípios:

Aparecida, Arapeí, Areias, Bananal, Caçapava, Cachoeira Paulista, Campos do Jordão, Canas, Caraguatatuba, Cruzeiro, Cunha, Guaratinguetá, Igaratá, Ilhabela, Jacareí, Jambeiro, Lagoinha, Lavrinhas, Lorena, Monteiro Lobato, Natividade da Serra, Paraibuna, Pindamonhangaba, Piquete, Potim, Queluz, Redenção da serra, Roseira, Santa Branca, Santo Antônio do Pinhal, São Bento do Sapucaí, São José do Barreiro, São José dos Campos, São Luís do Paraitinga, São Sebastião, Silveiras, Taubaté, Tremembé e Ubatuba.

(Assessoria de Imprensa /PMT)

Continue Lendo

Em Alta

Hospedado por ServerPro