Conecte-se agora
acesse ibis

CULTURA

TEATRO: São José dos Campos assiste estreia de “Uma História Sobre Nós”

Publicado

em

Peça debate as pluralidades da maternidade contemporânea. Grupo de mulheres artistas de São José dos Campos estreia peça “Uma História Sobre Nós” no Teatro Colinas no dia 23 de maio

Realizada pela Cia. de Teatro A Blau Quer Falar, a peça “Uma História sobre Nós” reflete sobre os desafios, anseios e pluralidades da maternidade. Composto por mães-artistas, ou artistas-mães, o grupo teatral aborda a partir de uma narrativa ficcional a realidade do ser mulher mãe nos dias atuais através de uma viagem histórica e contemporânea da vivência materna. A peça tem estreia no Teatro Colinas no dia 23 de maio e segue apresentações até o dia 30 de junho nos espaços CET – Centro de Estudos Teatrais, CAC Walmor Chagas e Teatro d’Aldeia, em São José dos Campos.

A partir da narrativa de um Arlechin que viaja no tempo e passa por lugares e momentos em que leis dominavam o corpo feminino, “Uma História Sobre Nós” traz diversos elementos que compõe a maternidade, como parto, aleitamento, rupturas, sexualidade, perdas e lutos.

Fotos: Divulgação

Na trama, um grupo de mulheres mães luta para recuperar o protagonismo, desafiar as convenções e corrigir os nós deste enredo histórico antiquado. A diretora Adriana Marques monta um mosaico composto pelo depoimento real das atrizes do elenco, que dão um caráter documental ao projeto, pela narrativa de cenas cotidianas e por momentos históricos, onde se revelam situações de imperialismo machista que colocaram a mulher em situação de extrema submissão.
Na produção se reúnem as atrizes Ana Claudia Prates, Daniella Peneluppi, Deborah Andrade e Marcela Puppio, que interpretam texto de Flora Gussonato, em colaboração com a Cia. de Teatro A Blau Quer Falar. Para completar a equipe repleta de força feminina estão a produtora Marcella Arnulf, a iluminadora Camila Andrade, a musicista e preparadora vocal Ligia Kamada, a cenógrafa e figurinista Letícia Regina, a técnica de som Sabrina Alvez e a preparadora corporal Giulia Scarpa. O projeto conta ainda com patrocínio da ABACE – Associação Buriti de Arte Cultura e Esporte, ONG do ator Fábio Porchat.

“O espetáculo ‘Uma História Sobre Nós’ apresenta um mosaico de cenas que nos leva a ‘tirar o véu’ da fantasia do ‘ser mãe sacralizado’, e procura mostrar uma maternidade mais consciente, em que vemos além do amor incondicional também as inseguranças, medos e dificuldades encontradas”, relata a diretora Adriana Marques.

A multiplicidade da mulher que carrega consigo ser mãe, profissional, amante, entre tantas outras “funções” é, assim, tema e gatilho para as tantas questões que o universo materno carrega em si.

Os relatos dados pela dramaturgia e pela construção do projeto abrem diálogo para as emoções conflitantes que geralmente não são vistas ou reconhecidas à parte do universo materno. “Uma História Sobre Nós” demonstra e instiga a capacidade da mulher em lidar com os diferentes caminhos e aspectos da maternidade, se multiplicando através de um palco e muitas vozes.

SERVIÇO:

23 de maio, às 20h

Teatro Colinas

Shopping Colinas

Av. São João, 2200
Jardim das Colinas, São José dos Campos

1 de junho às 21h e 2 de junho, às 20h
CET – Centro de Estudos Teatrais
Parque da Cidade Roberto Burle Marx

Av. Olivo Gomes, 100

Santana, São José dos Campos

08 e 09 de junho, às 20h
CAC Walmor Chagas

R. Netuno, 41

Jardim da Granja, São José dos Campos

29 e 30 de junho, às 20h
Teatro d’Aldeia

Av. Lisboa, 85

Jardim Augusta, São José dos Campos

Compra de ingressos: clique aqui

Redes Sociais:
Instagram
Facebook

Contato para mais informações: (12) 98135-5178

Classificação: 14 anos

Apoios: Jenipano; Cão Design!; Teatro d’Aldeia; Racco; Visão Ótica.

Patrocínio: ABACE – Associação Buriti Arte Cultura e Esporte

FICHA TÉCNICA:

Elenco: Ana Claudia Prates, Daniella Peneluppi, Deborah Andrade e Marcela Puppio

Direção: Adriana Marques

Texto: Flora Gussonato, em colaboração com a Cia. de Teatro A Blau Quer Falar

Produtora: Marcella Arnulf

Criação das projeções: Clareia Filmes

Iluminadora: Camila Andrade

Técnica de som: Sabrina Alves

Preparadora vocal: Ligia Kamada

Cenógrafa e figurinista: Letícia Regina

Preparadora corporal: Giulia Scarpa

(Revoada Assessoria & Comunicação – Maiara Tissi / Christal Araújo )

Continue Lendo
Clique para comentar

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CULTURA

CELEBRAÇÃO: Nova Gokula anuncia Festival das Cores pela chegada da primavera

Publicado

em

Muita alegria e cores, com música, dança circular, yoga e banda inter-religiosa nos dias 7 e 8 de setembro

Celebrando a entrada da primavera, a Fazenda Nova Gokula realizará nos dias 7 e 8 de setembro de 2019, das 10h às 18h, o aclamado FESTIVAL DAS CORES.

As cores animam nossas vidas e nos trazem alegria e união em um espaço onde centenas de visitantes poderão brincar com as cores durante o empolgante show do rockeiro californiano THOMMAS KIND (TK and Band), o reggae de A TROPA e o estilo variado do SOUL DA PAZ, uma banda inter-religiosa, formada por integrantes de diferentes credos, e mais, DJ GOVINDA, KIRTANYAS e LOS CHAPATIS. Tudo inicia às 10h com AULA COLETIVA DE YOGA seguido de DANÇA CIRCULAR MEDITATIVA. O espaço HOLI KIDS, exclusivo para crianças, oferecerá brincadeiras com a supervisão de monitores.

Adquirindo os pacotes de pó colorido (feitos à base de amido de milho, não poluente e atóxico), todos poderão curtir música ao vivo, dançar e interagir, quebrando as barreiras que segregam as pessoas. Ao curtir o HOLI KIRTAN você poderá apreciar a beleza única da Fazenda Nova Gokula, com caminhadas ecológicas, tirolesa, banhos de rio em águas cristalinas e alimentação consciente vegetariana e vegana. Um dia de festa e alegria. Uma experiência única!

Programação do palco: Sábado 07/09:

10h – Aula Coletiva De Yoga 11h – Dança Circular Meditativa 12h – Los Chapatis

13h – Kirtanyas

14h – Tommy Kind – TK And Band 5h – Soul Da Paz

16h – Atração Surpresa!

17h – Tommy Kind – TK And Band

Domingo 08/09:

10h – Aula Coletiva de Yoga 11h – Dança Circular Meditativa 12h – Los Chapatis

13h – Dj Govinda

14h -Tommy Kind – TK And Band 15h – Soul Da Paz

16h – A Tropa

17h – Tommy Kind – TK And Band

(Jean / Jaya Deva das
(coordenador/assessor de imprensa)
Depto de Comunicação de Nova Gokula)

Continue Lendo

CULTURA

CULTURA: Festival de cinema no gênero de horror acontece em SJC

Publicado

em

(Foto: Divulgação / Acervo FCCR)

O 4ª Festival Poe de Cinema Fantástico tem programação repleta por exibições de filmes, palestras e encontros a partir do dia 15 de agosto

Festival que contempla a sétima arte do obscuro e do suspense, o Festival POE de Cinema Fantástico acontece em São José dos Campos e em Jacareí dos dias 15 a 24 de agosto. Organizado pelo cineasta, roteirista e jornalista Danilo Morales, o evento está em sua quarta edição e tem programação repleta por encontros, bate-papos e exibições de filmes de sucesso internacional assim como obras produzidas ou por autores da região do Vale do Paraíba.

Entre sua programação de palestras e encontros, o Festival Poe abre sua agenda com o filme “Suspiria”, remake de um clássico do cinema de terror, desta vez reimaginado pelo conceituado diretor Luca Guadagnino (dos sucessos “Um Mergulho no Passado” e “Me Chame Pelo seu Nome”). Este ano o Festival integra, além da estreia de filmes do gênero, a presença de cineastas como Elder Fraga, Flávio Carnielli, Dante Véscio, Rodrigo Gasparinni, Lula Magalhães entre outros. Palestra com Carlos Primati, renomado na área do terror, é também destaque da programação com sua palestra “Horror no Cinema Brasileiro”. Como em todas as edições anteriores, com o objetivo de potencializar o público de audiovisual e chegar aos mais diversos grupos para além do terror, o Festival possui entrada gratuita em todas as sessões.

Danilo Morales Divulgação)

Danilo Morales é fundador da Psíquico Produções e ocupa a cadeira de número 16 na Academia Joseense de letras. Após percorrer festivais pela grande São Paulo e sentir a falta de eventos do gênero na região, criou o Festival, que já no primeiro ano contou com obras de diretores consagrados como Rodrigo Aragão, Julio Wong e Joel Caetano. “A intenção é transformar São José dos Campos em um pólo de cinema, fortalecer o audiovisual e abrir canais para os novos produtores, os incentivando, além de voltar o olhar de todo o Brasil para a região.”, afirma Danilo.

A mostra se divide em nacional competitiva, regional, paralela e internacional e ocorre no Cine Santana, em São José dos Campos, e no no MAV- Museu de Antropologia do Vale, estreando sua participação em Jacareí. Outra novidade da quarta edição é a adição da literatura fantástica ao evento. Para a palestra-encontro de Literatura Fantástica do Vale do Paraíba estarão os escritores Rodrigo de Oliveira, Wilson Poeta, Daniel Pedrosa, entre outros. A realização de todo evento acontece devido ao apoio da Fundação Cultural Cassiano Ricardo e Prefeitura Municipal de São José dos Campos.

Para conferir a programação completa, acesse: https://www.facebook.com/festivalpoe/

Eventos no Facebook:

15 ago | Exibição do filme Suspiria- A Dança do Medo – De Luca Guadagnino

https://www.facebook.com/events/419736318627685/

16 ago | Palestra Horror no Cinema Brasileiro – Com Carlos Primati https://www.facebook.com/events/427428447851901/

17 ago | I Encontro de Literatura Fantástica do Vale do Paraíba Palestra

https://www.facebook.com/events/458171561407073/

17 ago | Exibição de filmes Premiere Bate papo com Diretores Festival POE

https://www.facebook.com/events/2418380145042062/

Continue Lendo

CULTURA

CULTURA: “Se essa arte fosse minha” conecta crianças com a arte em Jacareí

Publicado

em

Fotos de Pedro Dias

Coletivo Entre8 propõe momentos de imersão e transformação através de arte relacional com crianças

Coletivo artístico Entre8 apresenta a performance “Se Essa arte fosse minha: Arte relacional com crianças” e faz um convite para que as famílias encontrem um novo jeito de se divertir e enxergar a arte. Voltada para o público infantil, “Se essa arte fosse minha” é um projeto de arte relacional que instiga a criatividade e o contato das crianças com um universo aparentemente intocável, mas que pode ser transformado quando o deixamos fazê-lo. A performance acontece a partir do dia 17 de agosto com entrada gratuita em locais públicos de Jacareí.

Construído pelo coletivo de artistas que apresentou a performance “10 Minutos para você: Uma performance afetiva” pelas cidades do Vale do Paraíba desde julho do ano passado, o projeto utiliza desta vivência e contato com o público propondo, desta vez, um olhar que vem da liberdade e espontaneidade do público infantil. Disponíveis para brincar e para criar, as crianças poderão não apenas ouvir e assistir a um espetáculo, mas serão também a voz das transformações que podem ocorrer ao longo de toda a programação de performances. “Se essa arte fosse minha” é a questão que elas poderão se perguntar ao passar pelas três performances que o grupo apresentará.

“A criança está pronta para se experimentar no mundo de forma divertida e prática, disponível à fagulha de inspiração que a torna capaz de transformar a si mesmo e ao seu entorno. ‘Se essa arte fosse minha’ busca criar territórios poéticos em que artista-criador e criança-criadora se encontrem, se afetem, se melhorem”, afirma o idealizador do projeto e performer Fernando Rodrigues.

Contemplados pela Lei de Incentivo à Cultura do Município de Jacareí, o Coletivo Entre8 mostra que a possibilidade de fazer e transformar o mundo ao redor está mais perto do que parece. A resposta para “Se essa arte fosse minha” vem, então, da inspiração da criança, de sua interferência, que muda a direção e o resultado de cada apresentação. É essa interação do universo infantil com o espaço aparentemente distante da arte que faz o motor propulsor desses artistas, que ao proporem uma realização conjunta com o público, criam acontecimentos únicos e significativos.

SE ESSA TERRA FOSSE MINHA 

Uma Voz Intergaláctica que passeia livre pelo espaço faz uma nova visita ao planeta Terra e, como sempre, se encanta com algumas peculiaridades do nosso mundo. Ela compartilha com as crianças sua visão sobre as belezas da Terra e as convida a lançar um novo olhar para o mundo que as rodeia. Na performance “Se essa Terra fosse minha” os artistas Milena e Fernando propõe um experiência sonora e sensível sobre as pequenas maravilhas cotidianas e sobre a graça de cada instante.

O REI RISONHO

Já pensou em um Rei que nunca sorri? Pois é. Na performance inusitada dos artistas Tamara & Felipe, as crianças são convidadas a realizar um grande baile para alegrar o coração do Rei! Isso mesmo, um grande baile! Para isso acontecer é preciso que as crianças criem figurinos, músicas e danças, transformando aquele reino triste em um lugar feliz e cheio de poesia.

“Se essa arte fosse minha eu criava um belo reino para estar, tudo lindo, de um jeito diferente, para o meu e o teu mundo transformar…”

ERA UMA VEZ… O QUE? 

Vanessa é uma escritora que vive acompanhada de seus personagens, Nat e Pepê. Juntos eles viveram muitas aventuras, mas de repente surgiu um problema: Vanessa não consegue mais criar estórias! “Era uma vez… o que?” é uma performance relacional na qual as crianças podem ser criadoras e, a partir das suas ideias, darem novas inspirações às estórias de Vanessa e nova vida aos personagens Nat e Pepê,  ajudando a criar uma divertida continuação do mágico “Era uma vez”.

SERVIÇO | Se essa arte fosse minha: Arte relacional com crianças:

Quando e Onde?

Todas as atividades acontecerão na cidade de Jacareí, nas seguintes localidades:

Dia 17 de Agosto – sábado

às 9h – Parque da Cidade

às 15h – Parque da Cidade

Dia 18 de Agosto – domingo

às 9h – Parque dos Eucaliptos

às 15h –  Parque dos Eucaliptos

Dia 25 de Agosto – domingo

às 9h – Viveiro municipal

às 14h30 – Viveiro municipal

Dia 31 de Agosto – sábado

às 9h – Parque da Cidade

às 15h – Parque da Cidade

Dia 1 de Setembro – domingo

às 9h – Parque dos Eucaliptos

às 15h –  Parque dos Eucaliptos

Dia 8 de Setembro – domingo

às 9h – Parque da Cidade

às 15h – Parque da Cidade

Dia 29 de Setembro – domingo

às 9h – Viveiro municipal

às 15h – Viveiro municipal

Entradas gratuitas

Classificação: Livre

Grupos para cada atividade: Até 10 participantes.

Duração de cada atividade: Aproximadamente 20 minutos.

Faixa etária para as atividades: 5 a 12 anos (crianças menores de 5 anos apenas acompanhadas de um responsável maior de 18 anos)

Redes sociais

Facebook

Instagram

E-mail:

E-mail: [email protected]

Mais informações: 12 98833 4541 | 12 98835 4305 | 12 98850 7808

FICHA TÉCNICA:

Felipe Gomes de Lima – Performer

Fernando Rodrigues – Performer

Pedro Alonso – Performer

Milena Siqueira – Performer

Natália Bastos – Performer

Tamara Maria Cardoso – Performer

Vanessa Zanchi – Performer

Aline Souza – Produtora

Pedro Dias – Fotógrafo, Filmaker e Designer

Revoada Assessoria – Assessoria de Imprensa

Warner Reis Junior – Figurinista

Continue Lendo
Propaganda acesse REVISTA29

Em Alta

Hospedado por ServerPro