Conecte-se agora
acesse RADIOCANAL39

SERVIÇOS

RELIGIÃO: Cunha mantém tradições na Semana Santa

Publicado

em

(Divulgação)

A Estância Climática de Cunha, na Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte, preserva as tradições católicas das celebrações por ocasião da Semana Santa.

Anualmente são realizadas atividades pela Igreja Católica e a Paróquia de Nossa Senhora da Conceição anuncia uma programação destinada a não só preservar as tradições de Fé, mas, acima de tudo, reforçar a presença da Igreja junto à comunidade, de um modo geral, contribuindo para todos terem seus momentos de reflexão, aprofundamento e conhecimento.

Contando com o apoio da Prefeitura de Cunha, o Padre Fábio Nogueira de Sá, pároco de Nossa Senhora da Conceição, convida a todos os cristãos a somarem suas presenças nos eventos agendados.

(divulgação)

Apoio: Canal39 – Turismo e Cultura

Continue Lendo
Clique para comentar

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SERVIÇOS

QUALIDADE DE VIDA: Meio Ambiente é tema de semana no Santuário Nacional

Publicado

em

Foto Thiago Leon

Atividades chamam atenção para adoção de práticas sustentáveis e a preservação de recursos naturais (Por Victor Hugo Barros)

Comemorado no dia 5 de junho, o Dia Mundial do Meio Ambiente motiva reflexões ao longo de toda a semana no Santuário Nacional de Aparecida (SP). Pelo quarto ano, a Semana do Meio Ambiente mobiliza devotos da Padroeira do Brasil, aparecidenses e funcionários da Basílica para a adoção de práticas sustentáveis e a necessidade da preservação dos recursos naturais. As ações acontecem de segunda (03) a sexta-feira (07), em diversos espaços do maior centro de peregrinação da América Latina. Todas as atividades são gratuitas e abertas ao público.

Promovido pelo Santuário Nacional, o evento conta com a parceria da Prefeitura Municipal de Aparecida e a Fundação SOS Mata Atlântica. A cooperação entre as instituições possibilita o restauro florestal de 248 hectares de Mata Atlântica nos municípios de Aparecida e Taubaté.

A abertura da programação acontece na segunda-feira (03), no Auditório Padre Noé Sotillo, localizado no subsolo da Basílica. Nele, acontece a apresentação de projetos do Santuário Nacional em vista da preservação ambiental. A palestra, realizada pelo gestor das áreas verdes do Santuário, Washington Agueda, realiza um balanço dos compromissos ambientais assumidos pelo Santuário em 2018 e lança perspectivas para ações futuras.

Para marcar o Dia Mundial do Meio Ambiente, será rezada uma missa no Altar Central da Basílica. A celebração acontece às 9h da quarta-feira (05) e será seguida por um plantio de árvores no Morro do Presépio. Quem passar pelo Santuário neste dia poderá participar do momento, que se inicia por volta das 10h.

Na quinta-feira (06), também às 10h, a coordenadora ambiental do SOS Mata Atlântica, Kelly DeMarchi, realiza uma palestra abordando a Educação Ambiental. Neste dia, gestores das escolas de Aparecida participam do encontro, que acontece no Auditório Padre Noé Sotillo.

No mesmo espaço, na sexta-feira (07), às 10h, acontece o encerramento da Semana do Meio Ambiente. Na data, o professor doutor Lauro Eduardo Bacca, da Universidade de Blumenau (SC) , realiza uma palestra sobre conscientização ambiental.

(Sala de Imprensa / Santuário Nacional)

Continue Lendo

SERVIÇOS

GESTÃO: Guaratinguetá inaugura novas instalações da Secretaria de Educação (contém áudio)

Publicado

em

(Foto: Edna Maischberger, Canal39)

Contando com modernas instalações, mas mantendo a estética externa de parte da antiga estação ferroviária, a nova sede da Secretaria Municipal de Educação da Estância Turística de Guaratinguetá foi entregue, oficialmente, pelo prefeito Marcus Soliva na noite da quinta-feira, 30 de maio.

Um confortável anfiteatro, salas administrativas, ampla área externa, sanitários, elevador, itens de acessibilidade e segurança, compõem esse novo local de atendimento a um dos mais importantes setores da comunidade, que é a gestão da Educação.

Da esquerda para a direita: Sra. Maria Helena, Dirigente Regional de Ensino, substituta; Elizabeth Sampaio, Secretária Municipal de Educação; Régis Yasumura, vice-prefeito; Marcus Soliva, prefeito de Guaratinguetá; Marcelo Valadares Coutinho Celão, presidente da Câmara de Vereadores; ; Capitão PM Wagner Guimarães, comandante da Polícia Militar em Guaratinguetá (Foto: Edna Maischberger, Canal39)

Secretária Elizabeth Sampaio

Na oportunidade, a secretária de Educação Elizabeth Sampaio apresentou resumo de realizações concretizadas nos últimos dois anos, disse de sua grande emoção em receber o novo ambiente de trabalho e agradeceu o empenho do prefeito, da sua equipe de educadores e funcionários e a dedicação dos profissionais que desenvolveram o projeto arquitetônico inaugurado.

Ouça trechos da fala da secretária Elizabeth Sampaio:

 

Vereador Celão (Foto: Edna Maischberger, Canal39)

Marcelo Valadares Coutinho, vereador Celão, presidente da Câmara Municipal, demonstrou-se satisfeito pelo avanço nas ações de melhor se administrar a importante pasta da Educação, haja vista o município ter grande número de crianças matriculadas na rede de ensino e a necessidade de se prestar melhor atendimento aos profissionais envolvidos, além da própria população. “Isso demonstra que onde há comprometimento, honestidade e verdade, o dinheiro é curto, mas ele dá. O prefeito Marcus Soliva tem essa austeridade dentro de seu governo, essa imagem ilibada de um governo sério e que transmite à nossa população essa tranquilidade de saber que a cidade está sendo conduzida por pessoas sérias”, destacou o parlamentar.

Régis Yasumura, vice-prefeito (Foto: Edna Maischberger, Canal39)

O vice-prefeito Régis Yasumura, em breve fala, referiu ter orgulho da cidade e do atual tempo de obras, por todos os cantos, destacando ser longo o projeto da atual administração. “Ainda há muita coisa por acontecer e nós precisamos de uma cidade unida. Esse momento é histórico, e vai ficar registrado em nossa memória, em nosso coração”. Dirigindo-se ao comandante local da Polícia Militar, disse de seu desejo de ver a instituição trabalhando muito pouco no município, justificando seu desejo pelo sucesso das ações da pasta da Educação como instrumental de promover cidadania com segurança.

Prefeito Marcus Soliva (Foto: Edna Maischberger, Canal39)

Finalizando as falas, o prefeito Marcus Soliva associou o sucesso das realizações ao comprometimento de todos os setores administrativos e da sociedade, com a formação de importantes parcerias. Agradeceu o apoio da Câmara de Vereadores e a confiança da Caixa Econômica, suportes indispensáveis para todos os projetos terem mais solidez e velocidade. Também realçou a parceria da Polícia Militar nas atividades de educação e prevenção contra as drogas, por meio do Proerd.

Dirigindo-se aos professores, monitores, gestores e funcionários da Educação, frisou serem, todos, componentes do maior patrimônio do município, não se fixando apenas na beleza ou grandiosidade das obras entregues. “Este sim, é o maior patrimônio que a Secretaria de Educação tem. Não é o patrimônio físico, os móveis, mas é o material humano. Material de qualidade, gente comprometida com nossa educação. A nota do IDEB mostra uma evolução. É a primeira vez que Guaratinguetá fica acima da média nacional das notas do IDEB. Referindo-se ao slogan “Construindo a cidade do futuro”, o chefe do Executivo disse que “só se constrói a cidade do futuro se houver investimento no presente e investir no presente é investir na educação”, comentou Soliva, que também destacou o incansável trabalho da secretária Elizabeth Sampaio, remetendo-se à prestação de contas feita pela titular da pasta.

Ato seguinte, houve o descerramento da placa de inauguração e o desenlace da fita inaugural, ato este antecedido por ato ecumênico de bênçãos às novas instalações da Secretaria de Educação de Guaratinguetá. (Foto: Marcos IVan, Canal39)

Autoridades e público puderam ter acesso às diversas salas e, ainda, apreciar a uma pequena apresentação da Banda da Rede Municipal de Ensino.

O Cerimonial registrou, ainda, as seguintes presenças: Vereadores Marcelo da Santa Casa e Doutor Werneck; Secretário Municipal Miguel Sampaio; Sra. Cláudia Amoroso, arquiteta; Francesco Landi, diretor da AGC Vidros; Tauser Gutierrez, assessor dos deputados Estevam Galvão e Alexandre Leite; João Vaz, gerente da Caixa Econômica em Guaratinguetá; José Carlos Fabiano, pastor da Igreja Evangélica Assembleia de Deus Família Sarada; padre Narci; Sra. Andréia Évora, primeira dama de Guaratinguetá; Sra. Tereza Maia, historiadora; Sra. Danúbia Yasumura; Sra. Ivania Palmeira, presidente do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente.

Durante o evento aconteceram as apresentações das cantoras Letícia e Lílian Pará,  da violinista Yasmin, Wellington Barros e Lucas Moura.

(Texto: Marcos Ivan, Canal39)

Fotos: Edna Maischberger e Marcos Ivan, Canal39

 

Continue Lendo

SERVIÇOS

LEGISLAÇÃO: CDR aprova projeto que busca maior acessibilidade em prédios públicos

Publicado

em

A relatora, senadora Mara Gabrilli, destacou que o desenho universal contribui para a inclusão e a acessibilidade não apenas de pessoas com deficiência, mas de todos usuários de equipamentos urbanos (Edilson Rodrigues / Agência Senado)

Prédios e equipamentos públicos podem ficar sujeitos a regras para garantir uma maior acessibilidade. A Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo (CDR) aprovou nesta quarta-feira (29) projeto que torna obrigatório o chamado desenho universal, em que os prédios são projetados para serem usados por todas as pessoas, sem necessidade de adaptação.

Se não houver recursos para a análise do Plenário, o texto segue para a Câmara dos Deputados.

De acordo com o PLS 402/2018, do ex-senador Hélio José, todos os novos projetos de prédios, transporte, sistemas e tecnologias da informação e comunicação, além de equipamentos e instalações abertos ao público, tanto na zona urbana como na rural, deverão ser adaptados para que qualquer pessoa consiga acessá-los.

O projeto busca atender à Convenção Internacional sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, adotada pelo Brasil em 2009.

Segundo o autor da matéria, as cidades brasileiras se apresentam hostis aos pedestres em geral e às pessoas com mobilidade reduzida em particular. “São calçadas esburacadas, escorregadias, descontínuas, irregulares ou mesmo inexistentes. Há centenas de prédios públicos nos quais pessoas com deficiência não conseguem entrar ou mesmo serem atendidas”, disse Hélio José ao justificar o projeto.

A senadora Mara Gabrilli (PSDB-SP), relatora na CDR, votou pela aprovação do projeto. Para ela, incluir o desenho universal no projeto contempla a diversidade humana. O desenho universal, explicou, pode facilitar a vida de todas as pessoas, não só as que têm algum tipo de dificuldade.

A proposição nada mais faz do que reafirmar o compromisso da sociedade brasileira com a qualidade de vida de todas as pessoas. Não se trata aqui apenas das pessoas com deficiência, mas de todos os usuários dos equipamentos urbanos — disse a senadora, que sugeriu apenas uma emenda de redação, na qual substitui a expressão “Estatuto da Pessoa com Deficiência” por “Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência”.

A senadora Eliziane Gama (Cidadania-MA) elogiou o texto e afirmou que é preciso conscientizar gestores em todo o país sobre a questão da acessibilidade.

(Fonte: Agência Senado)

 

Continue Lendo

Em Alta

Hospedado por ServerPro