Conecte-se agora
acesse ibis

SERVIÇOS

QUALIDADE DE VIDA: Meio Ambiente é tema de semana no Santuário Nacional

Publicado

em

Foto Thiago Leon

Atividades chamam atenção para adoção de práticas sustentáveis e a preservação de recursos naturais (Por Victor Hugo Barros)

Comemorado no dia 5 de junho, o Dia Mundial do Meio Ambiente motiva reflexões ao longo de toda a semana no Santuário Nacional de Aparecida (SP). Pelo quarto ano, a Semana do Meio Ambiente mobiliza devotos da Padroeira do Brasil, aparecidenses e funcionários da Basílica para a adoção de práticas sustentáveis e a necessidade da preservação dos recursos naturais. As ações acontecem de segunda (03) a sexta-feira (07), em diversos espaços do maior centro de peregrinação da América Latina. Todas as atividades são gratuitas e abertas ao público.

Promovido pelo Santuário Nacional, o evento conta com a parceria da Prefeitura Municipal de Aparecida e a Fundação SOS Mata Atlântica. A cooperação entre as instituições possibilita o restauro florestal de 248 hectares de Mata Atlântica nos municípios de Aparecida e Taubaté.

A abertura da programação acontece na segunda-feira (03), no Auditório Padre Noé Sotillo, localizado no subsolo da Basílica. Nele, acontece a apresentação de projetos do Santuário Nacional em vista da preservação ambiental. A palestra, realizada pelo gestor das áreas verdes do Santuário, Washington Agueda, realiza um balanço dos compromissos ambientais assumidos pelo Santuário em 2018 e lança perspectivas para ações futuras.

Para marcar o Dia Mundial do Meio Ambiente, será rezada uma missa no Altar Central da Basílica. A celebração acontece às 9h da quarta-feira (05) e será seguida por um plantio de árvores no Morro do Presépio. Quem passar pelo Santuário neste dia poderá participar do momento, que se inicia por volta das 10h.

Na quinta-feira (06), também às 10h, a coordenadora ambiental do SOS Mata Atlântica, Kelly DeMarchi, realiza uma palestra abordando a Educação Ambiental. Neste dia, gestores das escolas de Aparecida participam do encontro, que acontece no Auditório Padre Noé Sotillo.

No mesmo espaço, na sexta-feira (07), às 10h, acontece o encerramento da Semana do Meio Ambiente. Na data, o professor doutor Lauro Eduardo Bacca, da Universidade de Blumenau (SC) , realiza uma palestra sobre conscientização ambiental.

(Sala de Imprensa / Santuário Nacional)

Continue Lendo
Clique para comentar

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SERVIÇOS

QUALIDADE DE VIDA: Educação para o Trânsito é tema de primeiro encontro regional no Santuário de Aparecida

Publicado

em

Foto: Thiago Leon

Encontro é promovido por entidades públicas e privadas que atuam com trânsito (Por Matheus Andrade)

Em uma ação inédita, órgãos e instituições públicas que atuam diretamente com o trânsito, em parceria com organizações privadas que também operam na área, ou possuem ações específicas voltadas para motoristas e pedestres, organizam o I Encontro de Educação para o Trânsito da Região Metropolitana do Vale do Paraíba. O evento acontece na próxima terça-feira (20), no Santuário Nacional de Aparecida.

A iniciativa tem a participação de entidades governamentais de âmbito federal, estadual e municipal que atuam diretamente na região. As Polícias Rodoviárias Federal e Estadual são acompanhadas do DETRAN – Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo – e das Secretaria de Trânsito e Mobilidade Urbana das Prefeituras de Aparecida, Taubaté, São José dos Campos, Jacareí e Mogi das Cruzes na organização do Encontro.

O evento, programado para acontecer das 8h30 às 12h, conta ainda com a atuação de membros das Concessionárias Tamoios e CCR NovaDutra, além do Santuário Nacional de Aparecida na Comissão Organizadora. Os convidados para este primeiro Encontro são representantes de todos os municípios da Região Metropolitana do Vale do Paraíba que atuem com as áreas de trânsito e educação. Cerca de 200 agentes já realizaram previamente sua inscrição, a partir de convites que foram enviados às municipalidades.

Com o objetivo de promover a integração, troca de conhecimento e experiências de programas para a educação no trânsito já implementados, uma série de workshops está prevista para o dia, onde os próprios executores dos projetos irão apresentar ideias e conteúdos que já funcionam e podem servir como inspiração para os demais participantes também implementarem em seus espaços de atuação.

No local do encontro, no Auditório Padre Noé Sotillo, no piso inferior da Basílica de Aparecida, estandes também apresentarão propostas que podem auxiliar na implementação de novas políticas que visem uma maior segurança de todos envolvidos diariamente com o trânsito.

Continue Lendo

SERVIÇOS

Qualidade de Vida: Guaratinguetá recebe lançamento do Residencial Itália

Publicado

em

Marcus Soliva, tendo ao seu lado direito o construtor Gustavo Menin, comenta detalhes do empreendimento Itália (Foto: Marcos Ivan, Canal39)

O prefeito de Guaratinguetá, Marcus Soliva, recebeu em seu gabinete – na quinta-feira, 25, representantes da Construtora Menin, da Caixa Federal e da família Guimarães, parceiros para lançamento do empreendimento Residencial Itália, autoridades e imprensa convidada.

Soliva anunciou, oficialmente, a construção de 326 unidades habitacionais térreas, financiadas pelo programa Minha Casa, Minha Vida e comentou sobre a importância de mais um projeto focado em proporcionar acesso à casa própria para mais de 300 famílias.

Serão 316 unidades com área construída de 44,71m² e 10 outras com área de 47,27m², estas destinadas a atender portadores de necessidades especiais.

(Foto: Marcos Ivan, Canal39)

Em sua fala, o administrador da Estância Turística de Guaratinguetá referiu estar, o município, em quinto lugar dentre as cidades da Região com destinação de recursos para atender seus habitantes. Disse que houve, historicamente, ao longo dos anos, uma queda na arrecadação, fazendo com que Guaratinguetá deixasse de ser uma das líderes no Vale.

Para combater as dificuldades, Soliva apresentou os resultados das parcerias de sucesso, responsáveis pelo bom ordenamento das ações, o reconhecimento do Estado quanto aos esforços desenvolvidos, a credibilidade junto aos meios políticos locais e a motivação da população em dar sua contribuição.

“Costumo dizer que as cores políticas de nossa cidade são vermelho, azul e branco, as cores da nossa cidade. Todos precisam estar unidos, trabalhando pelo desenvolvimento, para recuperarmos o tempo perdido. Guaratinguetá parou no tempo, perdeu terreno para outras cidades. Era a maior cidade do Vale do Paraíba, há cem anos, e agora nós nos organizamos para recuperarmos esse tempo perdido”, disse o prefeito.

O administrador referiu ser necessário empreendimentos organizados, gerando renda e empregabilidade, possibilidade de moradia e boa qualidade de ensino, investimentos na Saude. “Guaratinguetá vai crescer, tenho certeza. Nós não podemos abrir mão da nossa vocação desenvolvimentista”, concluiu.

Gustavo Menin, representante da Construtora Menin, empresa especializada em projetos do Minha Casa, Minha Vida, agradeceu a confiança já consolidada, decorrente da ações anteriores em Guaratinguetá. Discorreu sobre as tratativas para execução do Residencial Itália, anunciou o início de novas conversas para um projeto em sequencia. “A busca por moradia, aqui em Guaratinguetá, é grande. Nós sentimos que o povo quer casa bem feita e bem localizada e é isso exatamente que nós nos propusemos entregar com o Residencial Itália”, disse o construtor.

O local disporá de toda a infraestrutura, como redes de água, esgoto, drenagem de águas pluviais, energia elétrica, iluminação pública, pavimentação e paisagismo. Estes custos já estão calculados no valor  do empreendimento, conforme release distribuído pela Menin Construtora.

O evento contou com a presença do vereador Márcio Almeida, representando a Edilidade.

O empreendimento Residencial Itália tem seu ponto de vendas instalado na Avenida João Pessoa, 1467, próximo à agência da Caixa Federal.

Serviço:

Residencial Itália

Informações: 12 99677-7985 / 12 2103-1193

Entrada facilitada, possibilidade de uso do FGTS, com subsídio do Governo Federal.

Finanaciamento em até 360 meses pela Caixa Federal.

Inscrições: www.menin.com.br

Continue Lendo

SERVIÇOS

CAPACITAÇÃO: MTur reabre inscrições para curso gratuito de atendimento ao turista

Publicado

em

Gladys Dinah é secretária de Turismo de Pomerode (SC) e foi uma das egressas do último curso promovido pelo MTur. Foto: Arquivo Pessoal/MTur

Qualificação profissional online contribui para a melhoria do receptivo ao viajante em todo o Brasil   (Por André Martins)

Trabalhadores que já atuam ou pretendem ingressar no setor turístico terão uma nova chance de aprimorar conhecimentos, melhorar o currículo e contribuir para o desenvolvimento do mercado de viagens no país. O Ministério do Turismo reabriu na nesta terça-feira passada (16) as inscrições para o curso de atendimento a visitantes oferecido pelo Canal Brasil Braços Abertos (BBA), plataforma online totalmente gratuita. CLIQUE AQUI PARA SE INSCREVER AGORA NO BBA 2019.

A capacitação, aberta a qualquer pessoa com mais de 15 anos, pode ser feita a partir de equipamentos conectados à internet, como computadores, tablets e smartphones. O prazo de cadastro termina em 31 de dezembro e o aluno deve concluir o curso até 30 de março de 2020. O ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, ressalta que a iniciativa impulsiona avanços no setor. “Nossa gestão tem adotado várias ações para reforçar o turismo, mas isso exige crescente qualificação. Com isso, nós aprimoramos a capacidade de atender bem os visitantes e contribuímos para a geração de emprego e renda no Brasil”, ressalta.

O curso, com um total de 80 horas-aula, se divide em quatro módulos: Introdução, Atendimento, Comunicação e Temas Transversais. A capacitação usa linguagem simples e engloba conteúdos como noções de inglês, ética e marketing, transmitidos por meio de jogos e vídeos. O secretário Nacional de Desenvolvimento e Competitividade do MTur, Aluizer Malab, destaca os esforços conjuntos por adesões ao canal. “É muito importante o engajamento dos secretários estaduais e municipais de Turismo pela participação dos profissionais nesta iniciativa, uma vez que qualquer município do Brasil pode acessar a plataforma”, observa.

A conclusão do curso exige que o inscrito some um total de 696 pontos no sistema. Ao final da capacitação, o próprio aluno pode emitir um certificado, chancelado pelo MTur e pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ), que é válido como curso de extensão. A plataforma do BBA também oferece atendimento direto aos alunos, pelo email [email protected] ou pelo telefone gratuito 0800 200 8484.

QUALIFICADOS

O BBA formou 2.349 pessoas na sua última edição (2018/2019), concluída em 30 de abril deste ano. Uma delas foi Gladys Dinah, secretária de Turismo de Pomerode (SC), cidade conhecida como ‘a mais alemã do Brasil’. Ela conta que a qualificação permitiu uma melhor orientação da própria equipe. “O curso me subsidiou para orientar nossos recepcionistas, como em museus. A questão da gentileza, de ser prestativo, foi apresentada no curso de uma forma muito didática e prática. Essa é uma base para o primeiro contato com os turistas, o que pode deixar uma ótima impressão”, aponta.

Já a guia de turismo Alcimari Franco, coordenadora da Associação Turística da Rota da Uva de Jundiaí (SP), que reúne vinícolas da região, frisa que a capacitação aprimorou a recepção de estrangeiros. “O curso abrange coisas básicas, que você necessita diariamente, como a questão do inglês. A capacitação me orientou principalmente sobre, por exemplo, como o ferecer um cardápio em inglês a um estrangeiro. O turista já se sente acolhido, e no nosso caso tem muito turista chinês, que geralmente fala inglês”, comenta.

AVALIAÇÃO

De acordo com uma pesquisa promovida pelo MTur com alunos da última edição do curso, 95% dos que responderam apontaram a flexibilidade de horário e local para estudar como a principal motivação da qualificação. Outros 90% citaram a chance de aperfeiçoamento profissional. A coordenadora-geral de Qualificação do Ministério do Turismo, Neuza Portugal, afirma que o curso busca atender às necessidades dos interessados e  também de qualificação do mercado. “O curso, voltado aos profissionais que atuam na linha de frente do turismo, independente do perfil de ocupação, permite que o aluno, especialmente o que já trabalha, planeje seus estudos conforme a disponibilidade de horário. Trata-se de uma excelente oportunidade de se posicionar melhor no mercado, aumentando as possibilidades de contratação na área e aprimorando, de forma geral, o nível de excelência do atendimento ao turista no Brasil”, salienta.

De acordo com a pesquisa, 84% citaram a possibilidade de obter um certificado como motivação, e 80% elegeram a facilidade de acesso às aulas. Já 77% indicaram a ampliação das oportunidades de inserção no mercado de trabalho. A pesquisa, realizada entre 16 de maio e 4 de junho deste ano, consultou um total de 480 voluntários.

Edição: Vanessa Sampaio

(Fonte: Mtur) http://www.turismo.gov.br/component/content/article.html?id=12809

Continue Lendo
Propaganda acesse REVISTA29

Em Alta

Hospedado por ServerPro