GESTÃO: Secretaria Estadual de Turismo participa do lançamento do Plano Regional de Turismo no Vale do Ribeira

Evento serviu para apresentar resultado de dois anos de trabalho na região

O Secretário Marcelo Costa esteve na última segunda-feira (9), no Parque Estadual Caverna do Diabo, na Estância Turística de Eldorado, para o lançamento do Plano Regional de Turismo Cavernas da Mata Atlântica, resultado de um trabalho de dois anos de mapeamento da região.

Elaborado pelo SENAC em parceria com a Câmara Técnica do Turismo do Consórcio de Desenvolvimento Intermunicipal do Vale do Ribeira e Litoral Sul (CODIVAR) e as prefeituras de Apiaí, Barra do Chapéu, Barra do Turvo, Eldorado, Iporanga, Itaoca, Jacupiranga, Cajati, Ribeirão Grande, Ribeira e Itapirapuã-Paulista. 

O objetivo é incentivar o diálogo entre os atores para a melhoria da infraestrutura, monitoramento e avaliação geral dos municípios. Com a regionalização a economia da região deve ser estimulada, melhorando a distribuição de renda, impulsionando o empreendedorismo local e condição de vida dos habitantes do Vale. 

 Para o Secretário Executivo da Pasta, “o Vale do Ribeira é a prioridade do Governador João Doria e do Secretário Vinicius Lummertz. Vamos mostrar ao mundo e, principalmente ao turista paulista - que é o principal estado emissor de visitantes no Brasil, as belezas escondidas que fazem de São Paulo um grande destino turístico. O que falta ao turismo paulista é a promoção, a Secretaria está comprometida em mudar este cenário! ”, afirmou Costa.

 O Plano busca fortalecer ações conjuntas do turismo na região, envolvendo atrativos culturais, naturais e gastronômicos, além do potencial do Parque Estadual Caverna do Diabo e do Parque Estadual Turístico do Alto Ribeira (PETAR), que contribuem significantemente para alavancar a economia local e regional.

 O documento integra o “Vale do Futuro”, programa lançado recentemente pelo Governador Doria, que prevê R$ 1 bilhão em investimentos públicos e atração de mais R$ 1 bilhão em recursos privados, além de 30 mil oportunidades de emprego, renda e empreendedorismo até o final de 2022 para desenvolver o Vale do Ribeira.
 
Depois do lançamento do Plano Regional, técnicos da Secretaria de Turismo apresentaram algumas das ações de desenvolvimento e fortalecimento do setor no nosso Estado como o uso de inteligência de mercado para transformar dados coletados em conhecimento; o programa SP pra Todos e as recentes ações de stopover que incentivam os visitantes a conhecer São Paulo quando passarem por aqui; a promoção nacional e internacional dos destinos paulistas em Feiras e Eventos e por meio digital; a campanha de marketing que está sendo vinculada no Brasil e no exterior e o programa de crédito turístico, desenvolvido em parceria com os bancos Desenvolve SP, BNDES, Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal para aumentar a capacidade de investimento e fomentar a economia.

(Fonte: SETUR_SP - Foto: Divulgação)
 

Comentários