MÚSICA: Catedral da Sé recebe novo concerto na Cripta

Espaço sob o altor principal é palco para o Quarteto da São Paulo Chamber Soloist

A cripta do altar principal da Catedral da Sé (SP) tem sido ponto de encontro dos amantes da música erudita e,  no mês de maio, receberá um concerto de um quarteto de cordas da São Paulo Chamber Soloist.

Alexandro Aldana e Mathew Thorpe (violinos) Gabriel Marin (viola) e Rafael Cesário (violoncelo) apresentam-se com alguns momentos da camerata de cordas formada em 2020.

Arturo Márquez, Radamés Gnatalli e Antonio Dvorák estão no repertório do espetáculo.

Os ingressos, gratuitos, podem ser retirados, uma hora antes, no espaço ao lado da Secretaria da Catedral da Sé, próximo ao altar principal.

A cripta comporta 70 espectadores e tem belíssima arquitetura.

O evento acontece no dia 28 de maio, sábado, a partir das 16h.  

Projeto apoiado pelo PRONAC (185199), os Concertos Cripta contam, em 30% das vezes, com tradução em LIBRAS – Linguagem Brasileira de Sinais. Além disso, estão disponíveis mapa tátil, guia de visita audiodescrita e folder em Braille.

Barras de acesso nas escadas e assentos preferencias para idosos, obesos e deficientes.

A Cripta é uma capela a 7 metros, no subsolo, abrigando 30 câmaras mortuárias, tem 365 metros quadrados e tem o formato de uma cruz.

Estão sepultados lá: Padre Diogo Antônio Feijó, regente do Império do Brasil (1835 a 1837) e o índio Tibiriçá, cacique tupiniquim cuja tribo habitava a região. Também, todos os bispos da fase diocesana de São Paulo.

Um evento cultural e histórico, gratuito, merecedor da atenção de quem aprecia a música erudita e gosta de turistar na cidade da garoa aos finais de semana.

Fica a dica.

______________________

Marcos Ivan, da Redação do Canal39

Comentários