CELEBRAÇÃO: Borboletas marcam renascer da Festa Italiana do Quiririm

Tradicional desfile no Dia do Trabalho mostra a vibração da colônia ao contar sua história

Trilhado por uma bela canção tema, criada especialmente para o evento, o desfile contando alguns momentos da presença italiana em Quiririm ganhou cores de recomeço, por conta de dois anos sem sua realização.

AS borboletas abriram o desfile, narrado com tons de emoção por Preta Valério e Dheminho Montesi, comboiando carretas alegóricas e grupos de famílias com as tradições pulsando na pele e nas veias, trajando ao estilo da época de sua chegada ao Brasil.

Conforme Preta Valério destacou, a presença dos italianos no Quiririm é parte de uma saga vivida por todos quantos foram seduzidos pela promessa de terras e trabalho ao saírem de sua pátria.

O desfile evoluiu com os módulos da narrativa: as dificuldades, os momentos de lazer e diversão, o advento do cultivo do arroz, a forte influência da culinária baseada em massas e molhos.

Em todos os momentos do evento, os apresentadores destacavam os nomes das famílias, sua importante contribuição para a manutenção das tradições e a economia do lugar.

Importante destacarmos a cordialidade dos moradores no Distrito de Quiririm, em Taubaté, a boa organização da programação e da área de gastronomia, a decoração e o serviço de comunicação e sonorização.

Os preços estavam compatíveis com a realidade atual, salientando-se a variedade de opções dos diversos locais.

Além da praça de alimentação tipicamente italiana, ambulantes comercializando uma grande variedade de produtos também teve oportunidade na Festa do Quiririm.

Uma barraca especial, ocupada pela Associação das Figureiras de Taubaté também compôs o mix de ofertas, sendo bastante procurada por conta dos internacionalmente famosos pavões azuis, uma das marcas de destaque do artesanato paulista.

A reportagem do Canal39 acompanhou e registrou, em fotos e vídeo, o Desfile da Imigração Italiana “Delmo João Carlos Montesi” e – também – o walking tour guiado pelo profissional Ricardo Ferreira, Guia de Turismo com registro no Cadastur.

O passeio teve início no Museu da Imigração Italiana (Casarão dos Indiani) percorrendo alguns pontos turísticos do centro de Quiririm.

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR A GALERIA COM 500 FOTOS DA FESTA DE QUIRIRIM.

(Texto e fotos: Marcos Ivan, jornalista especializado em Turismo ME97.201/SP)

 

 

Comentários