EVENTO: Semana39 aborda várias faces do trade turístico na última semana de setembro

Comemorando a Semana Mundial do Turismo, lives objetivam contribuir para o fomento do trade.

Última atualização: 20/09, às 14:10

Único portal de notícias exclusivamente sobre turismo e cultura, em Pindamonhangaba, o Canal39 realiza, por meio de suas redes sociais, a SEMANA39, comemorativa à Semana Mundial do Turismo.

De 27 de setembro, Dia Mundial do Turismo, até 30 de setembro, acontecem as transmissões ao vivo, reunindo pessoas diretamente envolvidas nos diversos segmentos do trade turístico.

TURISMO REGIONAL EA CONSOLIDAÇÃO DE SUA IDENTIDADE - 27 de setembro, 10h

Na abertura do card de transmissões, a presença de Michele Netto, presidente do COMTUR - Conselho Municipal de Turismo do Município de Interesse Turístico Cachoeira Paulista e Conselheira da AMITUR - Associação Brasileira dos Municípios de Interesse Cultural e Turístico.

Extremamente dedicada em bem posicionar o turismo cachoeirense no cenário regional e nacional, Michele traz, para a live inaugural, sua visão sobre “O turismo regional e a consolidação de sua identidade”. Conhecedora plena da importância de todos participarem para o crescimento do turismo, a convidada deverá traçar um detalhado “retrato” do trade e seus atores.

CITY TOUR SÃO JOSÉ DOS CAMPOS - 27 de setembro, 16h

Também detentora de muito conhecimento a respeito das variadas ações pelo desenvolvimento do turismo e hábil gestora de projetos, a diretora de Turismo da Prefeitura de São José dos Campos, Aline Arantes, destaca a retomada do City Tour São José dos Campos e o utiliza para exemplificar como essa prática é importante para o desenvolvimento de um destino. Aline conta, nessa apresentação, com as experientes Guias de Turismo Elaine Cristina e Mônica Fernandes, responsáveis ​​pelos guiamentos do City Tour SJC e proprietárias da Agência Caminhos & Roteiros.

OS SERTÕES DE TAUBATÉ, 27 de setembro, 20h

Silésio Tomé, Guia de Turismo e entusiasmado defensor das coisas taubateanas, promove um passeio simplesmente incrível e bastante didático pelos caminhos aos quais denominou “Os Sertões de Taubaté”.

As histórias, as curiosidades, as descobertas possíveis de acesso, pelos turistas, por meio de narrativas e experiências “de campo mesmo”.

ECONOMIA CRIATIVA - 28 de setembro, 10h

Com a percepção minuciosa de quem já tem contato com o turismo de um bom tempo, inclusive participando em empreendimentos internacionalmente conhecidos e - também - merecedor de recomendações especiais, o secretário de Turismo da Estância Turística de Bananal, Pedro Grande, destrincha a essência e a importância da Economia Criativa para o fomento e sucesso da economia local por meio do Turismo.

Qual a visão da gestão municipal e como é conquistar engajamento da população, gerando emprego e renda.

BORA PEDALAR - CICLOTURISMO EM ALTA, 28 de setembro, 20h

Os bikeiros e sua contribuição para a divulgação de atrativos naturais, alguma porção da gastronomia típica, os cuidados com equipamentos e segurança, a utilização dos aplicativos destinados à prática do Cicloturismo ou, como mais simplesmente muitos definem essa prática, “os pedais”.

Apresentação de Mauro Rogério de Almeida, fundador do Grupo Fome de Pedal, e seus convidados.

A POSSIBILIDADE DE CRÉDITO COM O PROGRAMA DESENVOLVE SP - 29 de setembro, 10h

Lançado há algum tempo, para contemplar o empresariado de um modo geral, o programa de financiamentos coordenado pela Desenvolve SP pode ser uma ferramenta ideal de atendimento às demandas do trade turístico.

Consultor especializado vai discorrer sobre as condições de acesso e obtenção de crédito, como facilidades e caminhos para superar as dificuldades atuais enfrentadas por empresários do trade turístico em todo o país.

Apresentação: Ricardo Dalceno

Consultor de Negócios do Setor Privado do Desenvolve SP desde 2011.

Há dez anos atua nas diversas operações de crédito que o banco oferece: Aquisição de Máquinas e Equipamentos, Projetos de Investimento e Capital de Giro. Graduado em Administração de Empresas e Especialista em Administração de Instituições Financeiras pela FGV - Fundação Getúlio Vargas e Certificado pela ANBIMA - CPA 10.

A RETOMADA DO TURISMO, NATAL ILUMINADO E OUTROS DETALHES, 29 de setembro, 13h

Possuidor de grande experiência no campo do turismo receptivo, relacionado com o trade desde há muito tempo, inclusive com participação no COMTUR e Região Turística da Fé, João Gilberto Oliveira, secretário de Turismo da Estância Turística Religiosa de Aparecida traz, para a conversa, a atual situação do município e os planos para uma retomada de sucesso, inclusive comentando sobre uma revisão do Plano Diretor de Turismo, necessário para atualizar as informações junto à Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo e ordenar as ações no município.

A GASTRONOMIA REGIONAL E SUA IMPORTÂNCIA PARA O TURISMO, 29 de setembro, 16h

Ellen Cláudia, estudiosa do assunto, proprietária e chef no Alecrim Restaurante de Pindamonhangaba, empreendimento do segmento da alimentação, conversa com a nossa reportagem e mostra detalhes da diversidade existente no cardápio da gastronomia regional e sua contribuição para movimentar o turismo.

TURISMO RELIGIOSO - ROMARIA LIGHT, 29 de setembro, 17h

Regina Midori Fukashiro, dedicada em manter as atividades de sua Trip Rural, por meio da Fundação Fórmula Cultural, desfia um projeto realizado junto com seus parceiros da AMAVAP - Associação de Amigos das Serras da Mantiqueira e do Mar e do Vale do Paraíba.

A Romaria Light, projeto de peregrinação de curta distância é dedicado a todos quantos se interessarem, nesse tempo de meditação.

Os peregrinos são guiados por profissionais capacitados e, no trajeto, têm a oportunidade de conhecer empreendimentos do trade e apreciar belas paisagens.

 O TURISMO RECEPTIVO SOB O PONTO DE VISTA ADMINISTRATIVO E OS GUIAS DE TURISMO, 29 de setembro, 19h

Emilene Leandro Ribeiro, turismóloga e Guia de Turismo, desenha o perfil genérico das gestões municipais quanto ao seu envolvimento com o trade e mostra, por experiência, as possibilidades de os profissionais da área darem sua contribuição para maior sensibilização de todos os protagonistas, independentemente das ações da gestão pública.

LAGOINHA E SEU NOVO ROTEIRO DE TURISMO RELIGIOSO - 30 de setembro, 10h

O Mestre de Cultura Popular, coordenador do COPAE - Conselho Paroquial Administrativo Econômico da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição e ex-diretor de Turismo de Lagoinha, Amarildo Pereira Marcos, comemora a oficialização de novo roteiro do Turismo Religioso e apresenta detalhes em conversa com a reportagem do Canal39. Na oportunidade, destaca outras ações pelo turismo receptivo no município e lança, na Semana39, o roteiro “Do Mar a Maria, uma só Fé”.

A INFLUÊNCIA DAS RELIGIÕES DE MATRIZES AFRICANAS NO TURISMO RELIGIOSO - 30 de setembro, 14h

Solange Barbosa, licenciada em História, CEO da Rota da Liberdade, Guia de Turismo e Especialista em Afroturismo é profunda conhecedora do trade turístico.

Nesse evento, Solange fala a respeito do tema com muita propriedade e deve, naturalmente, dar grande contribuição para o entendimento e formatação de roteiros no segmento do Turismo Religioso Amplo.

Em sua companhia, como Guias de Turismo Mônica Fernandes e Elaine Cristina, produtoras e apresentadoras do Projeto Turismo Religioso Amplo, desenvolvido pelo Canal39. As duas participam, também, da apresentação do City Tour São José dos Campos, ao lado da Diretora de Turismo de São José dos Campos, Aline Arantes

Idealizado, dirigido e moderado pelo jornalista profissional especializado em Turismo, Marcos Ivan de Carvalho, o projeto Semana39 conta com o apoio institucional de Coopertêxtil - Meias do Romeiro e Pedal da Fé; Hotel do Feijão, em Cachoeira Paulista, quatro vezes o melhor da cidade, segundo o prêmio Travelers Choice Trip Advisor; Galeria Recreio, em Aparecida, a melhor escolha para comprar presentes e se alimentar.

A direção geral do evento e do Canal39 é de Edna Maischberger.

 

.................................................. ..................................................

Texto e artes: Marcos Ivan, jornalista profissional ME0091.207 / SP

 

 

 

 

 

Comentários