HISTÓRIA: S. A. I. R. D. Bertrand de Orleans e Bragança participa da inauguração da estátua de José Bonifácio de Andrada e Silva

Em Santana, São Paulo, a maior estátua do mundo em homenagem ao Patriarca da Independência, José Bonifácio de Andrada e Silva

Por Iniciativa do CPO R - Centro de Preparação de Oficiais da Reserva / SP, foi inaugurada no dia 10 de setembro, em Santana, São Paulo, a maior estatua do mundo em homenagem ao Patriarca da Independência, José Bonifácio de Andrada e Silva.

O monumento foi feito pelo escultor e artista plástico Claudio Callia.

A inauguração marca o início do “Bicentenário do Manifesto Paulista”, propulsionador do “Dia Fico” e da Independência do Brasil celebrado ainda com o lançamento do selo comemorativo dos Correios pelo Superintendente Estadual da Região Metropolitana de São Paulo, José Marcos Gomes.

Além de S.A.I.R Dom Bertrand de Orleans e Bragança, foram convidados e homenageados do deputado federal Lafayete Andrada e a Srª. Graziela Andrada, tetranetos do Patriarca da Independência.

As solenidades foram presididas pelo Comandante da 2ª Região Militar, General de Divisão Jorge Cardoso Martins.

O Comandante do CPOR / CMSP, Cel Maurício Máximo de Andrade foi o anfitrião grande incentivador deste projeto.

À direita, ao lado do deputado Andrada, Malcolm Forest, vice-presidente do Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo e idealizador do programa para o Bicentenário da Independência do Brasil, “A Jornada dos Príncipes”, foi o facilitador das presenças do Deputado Lafayete Andrada e do Príncipe Imperial Dom Bertrand de Orleans e Bragança no evento que contou ainda com a presença do Prof. Rafael Nogueira, presidente da Biblioteca Nacional e muitas outras autoridades militares e civis.

Saiba mais:

A Escultura, de quase 3 metros de altura, remonta ao momento da entrega da Carta do Governo de São Paulo, redigida por José Bonifácio de Andrada e Silva, Vice-Presidente da Província, na madrugada de 23 para 24 de dezembro, em 1821. Esse episódio foi preponderante para a permanência do Príncipe Regente no Brasil, Dom Pedro I, que culminou no Dia do Fico, em 9 de janeiro de 1822, e, consequentemente, na Proclamação da Independência, em 7 de setembro do mesmo ano.

Fonte: CPORSP

Fotos: MDKPress

Assessoria de imprensa: Carol Figueredo.

Comentários