PANDEMIA: Plano de retomada tem Turismo na última fase

Desempenho regional determinará avanço de fase

(Divulgação)

O governo do Estado de São Paulo anunciou, na tarde desta quarta-feira, as novas medidas a serem observadas para enfrentamento da pandemia Covid19.

A apresentação resumida do plano foi feita pela secretária estadual de Desenvolvimento Econômico, Patrícia Ellen, fundamentada em dados anteriormente já em desenvolvimento pela FIPE – Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas.

Ellen destacou os parâmetros utilizados para estabelecimento do Plano de Retomada, inclusive quanto aos resultados das medidas adotadas para isso acontecer.

De todas as fases apresentadas, a chamada “Fase 5 – normal controlado” é a mais esperada, a partir de agora, pelo empresariado do trade turístico, de uma forma geral, haja vista ser nesta fase a possibilidade de plena atividade dos restaurantes, bares, comércio, teatros, espaços públicos e serviços de hotelaria. Leia-se, então, praticamente todo o trade turístico, haja vista a fase anterior comportar, com liberação parcial, viagens de turismo, operadoras de viagem, aeroportos.

A Região de Saúde XVIII – Taubaté é responsável pela coordenação e acompanhamento das ações de controle em toda a Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte e está classificada na “Fase 2 – Laranja” do plano, preciso se faz um trabalho muito consciente dos administradores municipais, em parceria com todos os empresários, no intuito de as fases serem superadas.

Um comitê do governo do Estado acompanhará a evolução das regiões, a cada sete dias e, posteriormente, a cada 15 dias. Em havendo bons resultados, a região poderá ser levada à fase seguinte. Caso ocorram alterações negativas no controle (aumento de casos de Covid-19) poderá haver a reclassificação tempestiva, promovendo o retrocesso da região para a fase anterior mais compatível com o desempenho havido.

Desta forma, o controle dos possíveis casos suspeitos precisa ser efetivamente acompanhado de forma mais presente por parte da sociedade, haja vista a possibilidade de se realizar testes quando de sintomas iniciais e, ainda, o início de tratamentos e medidas sanitárias preventivas, de um modo geral.

A economia da região, como a de todas as demais, está combalida, empresas estão encerrando suas atividades e o Trade Turístico não pode esperar a chegada da “Fase Azul”, o chamado “normal controlado”.  É preciso, desde ontem, a tomada de decisões coletivas capazes de favorecer as segmentações de prestação de serviços em turismo.

Não é tempo, (aliás, nunca deveria ser) de cada um se apoiar no próprio umbigo.

Existem empresas de consultoria dispostas a compartilhar conhecimento, somar experiências e promover a capacitação ou elaboração de planos de trabalho. Logicamente a um custo não exorbitante, mas, realmente, apoiados em ciência e adequados a cada necessidade.

Tentar uma retomada sem fundamentação é altamente comprometedor, aos moldes da atual situação enfrentada por todos.

Caso tenham interesse, podemos contribuir, enviando os contatos de profissionais capacitados em orientar.

Nosso Whatsapp: 99131-9548.

O “novo controlado” precisa ser alcançado e superado pelo “novo normal”.

 

Texto: Marcos Ivan de Carvalho

Jornalista profissional independente, MTb36001,

 

 

 

Comentários