GASTRONOMIA: Içá tem Festival em Silveiras neste mês de novembro

Evento tem degustação da farofa de içá, shows musicais e encontro com chefs de cozinha

Diz a lenda, segundo também dizia o saudoso Ocílio Ferraz, que as içás saem do formigueiro quando Tupã, o deus Trovão, as desperta. Geralmente no finalzinho da Primavera e começo de Verão.

Daí, é tempo da garotada de todas as idades dar um jeito de manter a tradição de catar içás. Catar mesmo, com as mãos, cuidando para não levarem ferroadas. É uma verdadeira festa.

Incontáveis garrafas pet, de dois litros, ficam abarrotadas das formigonas...

As içás podem viver até 14 anos, se conseguirem escapar da garotada de todas as idades...

Em Silveiras, a caçada às içás atravessa os tempos da história, remetendo-se aos tempos dos tropeiros, haja vista ser, o inseto, uma típica iguaria da gastronomia indígena e bastante apreciada por aqueles que viajavam em lombos de muares, do interior das Minas Gerais até o litoral, pelo chamado Caminho do Ouro.

Consumida ao natural, apenas se retirando a cabeça, asas e pernas, a içá é conhecida como a “manteiga do caipira” ou, segundo Monteiro Lobato, o “caviar da roça”.

Ocílio Ferraz, em seu restaurante, popularizou o já popular consumo das içás em prato finalizado com farinha de mandioca, banha de porco, cheiro verde, alho e sal. Ficou famoso e elevou a gastronomia silveirense, atrativo muito apreciado por turistas e locais.

Com uma cachacinha para completar”, recomendação do próprio Ocílio, o prato é incrivelmente gostoso, chegando a ganhar a simpatia até dos mais resistentes paladares.

Em novembro de 2019, nos dias 23 e 24, Silveiras vive mais um Festival da Içá, com já confirmado grande número de turistas.

Por isso, vale a pena gravar na agenda a data, preparar o carro, reunir a turma e seguir para Silveiras, com ponto de chegada já no Rancho do Tropeiro.

Além das içás, muita coisa gostosa tem por lá, em termos de gastronomia, sem contarmos as belas peças de artesanato em madeira e tecidos.

E bota povo simpático para recepcionar todo mundo!

O evento é organizado pela Secretaria Municipal de Turismo e Cultura.

Veja a programação.

 

Comentários