FESTIVAL: Menina na janela vence o certame de marchinhas em Guaratinguetá

Patrícia Guimarães arrebata troféu pela interpretação da bela marcha-rancho de Mário Piva

Promovendo o resgate, com muito brilho, do estilo marcha rancho, o compositor paulistano Mário Piva foi muito bem representado em Guaratinguetá, SP, pelas competentes intérpretes Patrícia Guimarães e Esther Fietz, de São Luis do Paraitinga.

Essa combinação de talentos foi essencial para enfrentarem, no mesmo palco, outros tantos competentes autores e intérpretes selecionados para a última noite do 3º Festival de Marchinhas de Guaratinguetá.

Organizado pela Secretaria de Cultura do município e contando com o apoio dos demais setores da administração, a última noite do Festival reuniu as oito finalistas, selecionadas em duas eliminatórias por um júri reunindo verdadeiras autoridades em músicas de carnval e, também, em cultura popular.

A Banda Furiosa, com excelentes profissionais, deu sua imprescindível contribuição para o brilho do certame, haja vista a necessidade de produzir arranjos para cada composição, fazer os ensaios e manter o “calor” da competição em elevado nível de musicalidade.

Notável foi, nesta edição do Festival de Marchinhas de Guaratinguetá, a crítica social e política, bem dosada e sem apelos pejorativos (Ciranda do próximo; Nossa vaca foi para a China), a descontração e a alegria pura do Carnaval (Sacada genial; Vou pro Bloco da Carroça), o romantismo e a poesia com muito sentimento (Menina na janela; Vem que a festa é sua); a paródia histórica (Eu sou Napoleão) e, até, a irreverência inteligente do chamado “duplo sentido” (Faxineira).

É possível afirmar, sem risco nenhum, que o Festival de Marchinhas de Guaratinguetá emplacou de vez e, já para o ano, os compositores precisam se atentar mais para o elevado nível da competição, cuidando de já irem se organizando para terem boas obras para o evento.

O corpo de jurados definiu os seguintes resultados do 3º Festival de Marchinhas de Guaratinguetá:

Sacada Genial” - de Wagner Muzak (Pindamonhangaba) – 3º lugar

Faxineira” - de José Benedito Macedo Sobrinho (Potim) – 2º lugar

Menina na janela” - de Mário Piva (SP) – 1º lugar

Patrícia Guimarães: melhor intérprete com “Menina na janela”

Melhor figurino - “Eu sou Napoleão” (Patrícia Guimarães e Esther Fietz)

Melhor Torcida - “Eu vou pro bloco da carroça”.

Nas fotos: 01) Patrícia Guimarães, Mário Piva (autor) e Esther Fietz ("Menina na janela"); 02) Tom Villanova, entregando o premio ao pessoal de "Faxineira" (José Benedito Macedo Sobrinho), defendida por Neiton e André Luiz; 03) Wagner Muzak (autor) e Nando Silva, que lutaram por "Sacada genial; 04)Esther Fietz e Patrícia Guimarães, Melhor Figurino com "Eu sou Napoleão"; 05) Dalmo Rosas premiando a Melhor Torcida (Vou pro Bloco da carroça) e a Melhor Intérprete, Patrícia Guimarães ("Menina na janela"). Fotos: Marcos Ivan, Canal39).

O evento contou com luz e som da Equipe Som Laser.

........

A equipe do Canal39 cobriu o evento com o apoio institucional da Galeria Recreio, em Aparecida, na praça da Basílica Velha e com acesso, também, pela rampa que liga o Santuário Nacional à Praça da Basílica Velha.

GALERIAS DE FOTOS:

01          02           03           04 

Comentários