Conecte-se agora
acesse ibis

HOSPEDAGEM

IBIS é para quem gostar de viajar com a certeza de bem descansar

Publicado

em

Réplica da estátua da Liberdade existente em frente à Loja Havan e ao lado do IBIS Lorena (Foto: Marcos Ivan)

Recentemente a reportagem do Canal 39 teve a oportunidade de desfrutar, mais uma vez, dos serviços de hotelaria da Rede IBIS, pertencente à internacional Accor Hotels.

Como jornalistas especializados em Turismo e Cultura, buscamos conhecer – e divulgar – os eventos, os atrativos e, logicamente, toda a estrutura disponibilizada por empresários de visão no intuito de bem atender seus clientes.

Vejam um pouco do muito que é o sistema IBIS Budget/IBIS Hotel, instalado em Lorena, ao lado do Eco Valle Shopping, aquele mesmo que tem uma loja da Havan com a réplica de famoso atrativo americano, clicando no player do vídeo abaixo.

 

 

 

Continue Lendo
Clique para comentar

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

HOSPEDAGEM

TURISMO: O que você precisa saber sobre hospedagem de menores de idade (contém áudio)

Publicado

em

Imagem meramente ilustrativa

Recentemente a reportagem do Canal39 assistiu a um episódio o qual relatamos a seguir, para orientação de pais, responsáveis por menores e, principalmente, proprietários/administradores de meios de hospedagem.

Eram, aproximadamente, 23:30 de um sábado. Um casal aportou ao meio de hospedagem onde estávamos hospedados. Aguardávamos o atendente do bar nos servir um delicioso café spresso quando, em altos brados, uma senhora chamou o marido, que estava chegando com o restante das bagagens.

Sem diminuir o volume da voz, a jovem mulher alardeava não poderem se hospedar no local por causa da não aceitação, por parte da recepção, da presença “da nossa filha, só por que não temos os documentos dela”… A mulher estava irredutível, insistindo em seus direitos de cidadã, já com a cumplicidade do marido.

Exigiu da recepção a apresentação do texto legal onde deveria constar a determinação sobre a impossibilidade de a menor ser aceita como hóspede.

Paciente, educada e elegantemente a recepcionista exibiu o aviso afixado e visível ao público. Explicou, a atendente, ser necessária a apresentação de documentos da garota e do casal, inclusive, se fosse o caso, autorização formal dos pais ou responsáveis e, até mesmo, da autoridade judiciária.

Completamente descontrolada, a possível hóspede tentou intimidar a recepcionista com alusão a discriminação, haja vista ser uma criança negra, enquanto os supostos pais eram brancos.

Encurtando o assunto, neste primeiro momento, percebemos que o casal, muito “contrariado”, deixou as instalações do hotel, ainda reclamando. Não sabemos o rumo tomado, nem as soluções encontradas.

EXPLICANDO

Mantivemos contato com um profissional do Poder Judiciário, técnico e conhecedor das Leis, como não poderia ser diferente, e o mesmo nos deu sua interpretação quanto à narrativa acima. Em áudio via Whatsapp, a explicação nos veio assim:

Para orientação de pais, responsáveis e, principalmente, pessoal dos meios de hospedagem, reproduzimos o Artigo 250 do ECA – Estatuto da Criança e do Adolescente, instituído pela Lei nº 8.069 de 13 de julho de 1990. Destaque-se que, recentemente, o ECA passou por alguns ajustes em sua redação.

ECA – Lei nº 8.069 de 13 de Julho de 1990 (ACESSE AQUI A VERSÃO ATUALIZADA)

Dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente e dá outras providências.

Art. 250. Hospedar criança ou adolescente desacompanhado dos pais ou responsável, ou sem autorização escrita desses ou da autoridade judiciária, em hotel, pensão, motel ou congênere: (Redação dada pela Lei nº 12.038, de 2009).

Pena – multa. (Redação dada pela Lei nº 12.038, de 2009).

§ 1º Em caso de reincidência, sem prejuízo da pena de multa, a autoridade judiciária poderá determinar o fechamento do estabelecimento por até 15 (quinze) dias. (Incluído pela Lei nº 12.038, de 2009).

§ 2º Se comprovada a reincidência em período inferior a 30 (trinta) dias, o estabelecimento será definitivamente fechado e terá sua licença cassada. (Incluído pela Lei nº 12.038, de 2009)”.

Da nossa parte, uma recomendação a mais aos meios de hospedagem: procurem se informar, em seu município de atuação, se há um plantão acessível do Conselho Tutelar. Obtenham telefone, indaguem sobre plantões noturnos e em finais de semana. Talvez esse procedimento evite desgastes desnecessários.

Texto: Marcos Ivan, Canal39, exceto o do Artigo 250 do ECA.

Áudio: Fonte preservada / edição Marcos Ivan de Carvalho, Jornalista profissional MTb36001

 

 

Continue Lendo

CULTURA

GASTRONOMIA E CULTURA: Cunha vive novembro com violas e trutas em dois festivais

Publicado

em

Destino apreciado por quem gosta de um clima mais ameno, incrustada num pontinho especial da região serrana da Bocaina e com titularidade de Estância Climática, Cunha é um ebulidor cultural e turístico por excelência, constantemente ativo.

Novembro é mais um tempo de muita movimentação por lá, com a realização de dois festivais, praticamente ao mesmo tempo.

O povo cunhense e os turistas de todas as partes poderão degustar o sabor da verdadeira música caípira, tocada e cantada na Praça da Matriz, onde também funcionará uma praça de alimentação para atender o apetite de todos com grande variedade de pratos à base de truta.

A moda de viola e a truta estarão em cartaz, com direito a merecidos aplausos.

No palco, o 6º Canta Violeiro, Festival de Música Caipira Inédita, destinado a manter a tradição da verdadeira música brasileira talentos de todas as partes do país.

Nos pratos, a mágica dos chefs dos restaurantes locais, fazendo da truta a tentação indispensável para compor um ótimo final de semana pelos espaços de Cunha. Além das tendas na Praça da Matriz, todos os restaurantes locais poderão oferecer, em seu estabelecimento, um prato típico da casa ou, até, algo especialmente “bolado” para atender ao apetite dos visitantes.

Canta Violeiro

Formatado para incentivar o talento dos compositores de música caipira e divulgar o trabalho dos intérpretes, promovendo a manutenção da tradição desse gênero musical, o Festival Canta Violeiro de Música Caipira Inédita chega à sua sexta edição, num esforço conjunto da Associação Viola Caipira, Prefeitura de Cunha e com produção da APAA – Associação Paulista dos Amigos da Arte, com mais força e reconhecimento por parte dos envolvidos.

O Canta Violeiro envolve uma série de eventos, todos gratuitos, o que demonstra a sua importância enquanto ferramenta de alavancar e preservar as tradições brasileiras. Serão 3 dias de oficinas para os violeiros (afinação, preparação de repertório, postura em palco, interação com o público); eventos culturais na praça, inclusive com rodas de violas; shows musicais e a efetiva participação dos concorrentes. O coral Bem Te Canto, de Cunha, ganha espaço para uma apresentação especial.

A premiação deste certame é considerada uma das maiores da Região, comparativamente a outras da mesma categoria.

Truta

Peixe que se reproduz e vive em águas de temperatura mais baixa, fácil em Cunha, a truta tem espaço permanente nos cardápios da gastronomia cunhense e ganha seu Festival, casando datas com o Canta Violeiro.

Temperando-se entre si, música caipira e gastronomia tornam novembro mais saboroso, em todos os sentidos, pelos altos da Bocaina, principalmente quando o Horário Brasileiro de Verão já torna os dias mais longos e as noites chegam, deliciosamente românticas.

Interessante é lembrar que, além das tendas na Praça da Matriz, a truta é estrela em todos os restaurantes que oferecem esse alimento, na cidade.

Hospedagem

Cunha dispõe de um receptivo muito bom, com diversas pousadas de excelente atendimento, tanto no centro e proximidades com, também, em pontos das estradas de acesso à Estância. O tarifário pode ser consultado por telefone ou e-mail e uma das boas referências para escolha e por meio do site da Cunhatur. Neste mesmo endereço eletrônico há a possibilidade de o turista programar bons passeios.

 

Continue Lendo

COMER/DORMIR

HOSPEDAGEM: Pousada Vila Rica é referência em Cunha

Publicado

em

Vamos falar de conforto.  Recomendação aos que buscam o essencial conforto para dormir bem, em tempos de estar em Cunha. O endereço é um só: Pousada Vila Rica.

A maciez das roupas de cama, em puro algodão, bem cuidadas e higienizadas, proporciona conforto e tranquilidade.

Afinal, dormir é indispensável para quem busca bem ocupar os momentos de passear pelos incríveis recantos da Estância Climática de Cunha, uma joia incrustada na região das Serras do Mar e Quebra Cangalha.

Se você encontra conforto, na Pousada Vila Rica, vai entender porque o café colonial de lá é muito mais café da manhã. Cunha é a principal produtora de pinhão no Estado de São Paulo e a Pousada Vila Rica oferece, aos seus hóspedes, as delícias produzidas com essa popular semente. Os bolos e outros produtos fabricados com o pinhão desafiam a resistência daqueles de apetite mais bem comportado

Comodidade é marca registrada da Pousada Vila. Quem escolhe por lá se ajeitar confortavelmente, tem à disposição a rede wi-fi roteada adequadamente, para as postagens indispensáveis nas redes sociais, fazendo “água na boca” de quem ainda não subiu a serra.

Pertitude, conforme define Caboco Nirso em sua poesia, é “estar perto com atitude”.

A sua atitude de bem vivenciar os momentos em Cunha pode ser assim. A Pousada Vila Rica está perto da Casa do Artesão; em frente a um parque com lago e áreas de lazer; a menos de 600 metros da Igreja Matriz e do centro. Tem todas as indicações para passeios inesquecíveis: visitas a cerâmicas e cultivo de lavanda; Mercado Municipal; festivais musicais (durante o ano todo muitos deles acontecem); restaurantes com diversidade gastronômica e culinária regional.

Clique e visite a Pousada Vila Rica.

Quer saber? Vale muito a pena conversar com a equipe da Maria Cristina e entender como é bom se hospedar em lugar onde o bom atendimento é lei.

Só para atiçar mais: 

Os mais espetaculares pratos para você saborear estão na Vila Rica Gastronomia, anexo à Pousada.

Fica combinado assim: na próxima oportunidade você entra em contato, para não fazer cara de arrependimento depois.

(Texto: Marcos Ivan de Carvalho / Foto: Divulgação Pousada Vila Rica)

 

Continue Lendo

Em Alta

Hospedado por ServerPro