Conecte-se agora
acesse ibis

SR-LITORAL

GESTÃO PÚBLICA: Prefeitura de Caraguá realiza cerimônia para recepcionar aspirantes à Guarda Mirim

Publicado

em

Foto: Luís Gava / PMC

A Prefeitura de Caraguatatuba realizou ontem (06/08), no auditório da Fundacc, uma cerimônia oficial de recepção dos selecionados para o Curso de Formação para Guarda Mirim.

Além dos 54 aspirantes à Guarda Mirim, acompanhados de seus familiares, participaram do evento o prefeito Aguilar Junior, o vice-prefeito e secretário de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão, Capitão Campos Júnior, demais secretários municipais, o Capitão da Polícia Militar, Luiz Fernando Oliveira (Comandante da 2ª Companhia de Caraguatatuba) e vereadores, entre outras autoridades.

O professor e coordenador de formação da Guarda Mirim, Daniel Ribeiro de Souza, falou aos presentes sobre o projeto. “Nossa ideia é preencher o tempo dos jovens de forma qualitativa, preparando-os para o mercado de trabalho. Para isso, todos nós fizemos o melhor. E hoje, estou certo, estamos entregando a vocês o melhor projeto possível. Esperamos que, depois dessa primeira turma, muitas outras surjam”.

Para a presidente do Fundo Social de Solidariedade e primeira-dama, Samara Fraschetti Bastos de Aguilar, “esta é uma nova fase na vida destes jovens aspirantes. Há muito tempo o prefeito Aguilar Junior vem idealizando e trabalhando neste projeto. Hoje, ele é uma realidade”.

O secretário Campos Junior aproveitou a oportunidade para relembrar todas as ações que vêm sendo realizadas no sentido de incrementar a segurança no município: mais policiamento, atividade delegada, câmeras de monitoramento, entre outras. Ao agradecer a todos os envolvidos no projeto, Campos Júnior destacou de forma especial as Secretarias de Obras, Educação e Desenvolvimento Social. Fez também menção a Daniel Ribeiro: “Ele não poupou esforços para que esse projeto se tornasse realidade”.

Parabenizando os jovens aspirantes à Guarda Mirim, o prefeito Aguilar Junior contou sobre seu sonho de implantar o programa. “Acredito que é isso que o jovem de Caraguatatuba precisa. Por muito tempo se falou em Guarda Mirim, mas nada foi feito. Quando assumi a administração, não perdemos tempo e colocamos em prática. Acredito que formaremos bons cidadãos. Destas sementes que plantamos hoje, teremos bons frutos amanhã”. (Foto: Luís Gabva / PMC)

Programa

O Programa de Aprendizagem da Guarda Mirim tem como objetivo contribuir com a formação profissional e cidadã desses adolescentes. Os participantes também receberão uma bolsa auxílio de 60% do salário mínimo (R$ 572,40), após a conclusão do curso de formação, que terá um ano e seis meses de duração. Nos primeiros seis meses, o adolescente será aspirante à Guarda Mirim e não será remunerado.

Após concluído o curso preparatório, o jovem passa a ser Guarda Mirim e passa receber a bolsa auxílio. A carga horária é de 20 horas semanais, dividida em dois períodos (manhã e tarde). As atividades serão desenvolvidas em horário contrário ao período escolar.

O aspirante à Guarda Mirim (primeira fase) passará pela pré-aprendizagem e formação que contará com conteúdos de disciplinas da Base Nacional Comum, aulas de cultura caiçara, que abordarão aspectos históricos e geográficos da região, em especial Caraguatatuba, além de aulas de legislação, cidadania e atividades e projetos complementares.

Nesta fase os integrantes receberão orientações em temas como Defesa Civil, atividade física, ética, cidadania, noções gerais de direito e direito constitucional, noções gerais de legislação e trânsito, além de noções básicas de ecologia e preservação do meio ambiente.

Já o Guarda Mirim (segunda fase) realizará o curso de formação profissional ministrado por uma instituição ainda a ser escolhida, mediante a legislação vigente, para que os jovens sejam inseridos no mercado de trabalho pelo Projeto Primeiro Emprego, no setor público ou privado.

A sede do programa deverá ficar no prédio do Corpo de Bombeiros, que terá uma sala adaptada para as aulas da pré-aprendizagem, além de contar com outras áreas fundamentais para o funcionamento do projeto.

Até que a sede seja entregue, as aulas serão realizadas na Secretaria de Educação, das 7h30 às 11h30, para quem estuda no período da tarde. E das 13h30 às 17h30, para os alunos do matutino.

(Secretaria de Comunicação / PMC)

Continue Lendo
Clique para comentar

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SR-LITORAL

LITORAL NORTE: Caraguatatuba realiza Festival de Voo Livre neste final de semana

Publicado

em

Fotos: Divulgação/PMC

(Arte: Divulgação)

Entre os dias 20 e 21/04 (sábado e domingo), a cidade de Caraguatatuba recebe o Festival de Voo Livre, com realização do piloto Carlos Eduardo Tosetto dos Santos, com apoio da  Associação Caraguatatuba de Voo Livre (ACVL), em parceria com a Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secreatria de Esportes e Recreação.

O festival, que faz parte das comemorações de Aniversário da Cidade, homenageia o professor Auracy Mansano, que faleceu no dia 03/04 aos 83 anos.  Os saltos serão realizados na pista de voo livre, no Morro Santo Antônio, com pouso na Praia do Centro.

Mais de 80 pilotos de diversas regiões do país são esperados, e o evento conta com as categorias asa delta e parapente. O objetivo do festival é expandir o público do voo livre, tornando Caraguatatuba uma cidade cada vez mais conhecida no ramo.

(Divulgação)

Segundo o presidente da ACVL, a pista é adequada para ótimos voos durante todo o ano, devido ao microclima de Caraguatatuba. “Este clima que temos na praia favorece voos durante todo o ano. O evento é uma ótima oportunidade para munícipes e turistas observarem apresentações aéreas incríveis e diferenciadas”, ressalta.

O presidente também relata que, desde janeiro de 2019, a pista conta com Notam – Notice To Airmen (Aviso Aos Aeronavegantes), que alerta aos pilotos de avião e helicóptero que sobrevoam o município que a cidade conta com uma pista de voo livre. “Isto é de extrema importância para que haja uma segurança maior aos praticantes de voo livre de Caraguatatuba, pois este alerta faz com que os pilotos que passem por aqui mudem a rota para evitar colisões”, explica.

Agora, a cidade também conta com seguro de vida, em convênio com a Porto Seguro. “O piloto paga, a partir de agora, uma taxa de R$ 10,00 para ter esta seguridade. Este seguro é obrigatório em voos duplos instrucionais”, relata o presidente.

Caraguatatuba possui um ponto de Vôo Livre muito procurado por contemplar algumas das mais belas praias do Brasil. Os Vôos de asa-delta e parapente são coordenados pela ACVL. Contatos podem ser feitos por meio do email [email protected] ou pelo telefone (11) 958-432686.

(Divulgação)

Dados da Pista de Vôo Livre de Caraguatatuba:

Altitude – 425 metros
Desnível – 425 metros
Quadrante – S/SE/E
WayPoint – S 23º 36’ 638” W 045º 24’ 247”
Decolagem – Rampa natural
Pouso – Na praia. Atravesse a cidade para chegar ao pouso
Melhor Época – O ano todo

Homenageado

Auracy Mansano nasceu em São Paulo no dia 9 de junho de 1935. Mudou-se para Caraguatatuba definitivamente em 1978; mas possuia casa de veraneio na cidade desde a década de 50. Professor em Pedagogia e Ciências, estudou magistério na Faculdade de Braz Cubas em Mogi das Cruzes e também formou-se em Artes Industriais pela Faculdade Belas Artes em São Paulo.

Apaixonado pela sala de aula, Auracy foi  professor primário, professor de Ciências, Matemática e Artes. Além do magistério, também assumiu cargos importantes, chegando a ser vice-diretor e diretor de escola.

Segundo o filho, vereador Aurimar Mansano, a honestidade, lealdade, humildade, caridade, companheirismo e amor ao próximo e à família foram os principais valores ensinados pelo pai.

Casado com Maria Elma Mansano, desde 16/1/1965, Auracy deixa três filhos, Auracy Mansano Filho, Aurimar Mansano e Aurivaldo Mansano e a irmã, Aurora Mansano Paulo. Auracy era filho de  Emilio Lhorente Mansano e Prudência Sanchez Mansano.

(Secretarila de Comunicação / PMC)

Continue Lendo

SR-LITORAL

LITORAL NORTE: Trade turístico define divulgação de Caraguatatuba no interior paulista

Publicado

em

(Divulgação / PMC)

A apresentação do ‘produto’ Caraguatatuba em cidades do interior paulista, já de olho na temporada de verão 2019/2020, é a meta do trade turístico.

O assunto foi apresentado na reunião ordinária do Conselho Municipal do Turismo (Comtur), realizada no início do mês de abril.

A proposta de um ‘Road Show’ foi mostrada pelo representante da Associação de Hotéis e Pousadas (AHP) de Caraguatatuba como uma forma de atrair operadores de turismo dessas regiões.

“Vamos levar nosso produto, como roteiros já formatados, para mostrar o que Caraguatatuba tem a oferecer”, explicou Wilson de Oliveira, vice-presidente da entidade.

(Divulgação / PMC)

Em contrapartida, a Secretaria de Turismo (Setur) trabalha com a iniciativa de promover um fantur ou press tur, desta vez trazendo operadores e imprensa para conhecer esses atrativos. A iniciativa conta com o apoio do prefeito Aguilar Junior no sentido de fomentar o turismo no município.

Nossos roteiros, que constam dentro do Plano Diretor de Turismo (PDTur), já foram aprovados pelo Comtur o que permite ‘vender’ melhor os passeios”, explica a chefe de programas e atividades Maria Fernanda Galter Reis.

O programa Rotas de Caraguá define quatro roteiros turísticos – Memórias do Caiçara (Histórico), Caminhos de Santo Antônio (Religioso), Cultura Caiçara (Cultura e Gastronomia) e Águas Caiçaras (Ecoturismo).

Memórias do Caiçara é o chamado City Tour, que inclui passeios pelo Centro Histórico da cidade; Caminhos de Santo Antônio mostra locais ligados ao Padroeiro de Caraguatatuba como o rio Juqueriquerê, por onde havia chegado a imagem, o rio e o morro que recebe o nome do santo e a igreja matriz que em breve será transformada no Santuário de Santo Antonio.

O roteiro Cultura Caiçara permite ao visitante conhecer o Museu de Arte e Cultura (MACC), Teatro Mario Covas (TMC), Feira de Artesanato na Praça Diógenes Ribeiro de Lima, rota de artesanato e eventos ligados à tradicional gastronomia caiçara.

Fechando o passeio, agora para quem gosta um pouco mais de aventura, tem o Águas Caiçaras, com visita as cachoeiras, passeios a ilhas, caminhadas ecológicas, entre outros.

Feiras

Ainda na reunião do Comtur, os conselheiros analisaram a participação de Caraguatatuba em feiras turísticas. As opções, de acordo com a presidente da entidade, Sandra Abril, são para eventos como World Travel Market Latin America (WTM) com a participação do Circuito Litoral Norte, cidades e países onde o ‘produto Caraguá’ possa trazer ganhos para o município e feiras de negócios com operadoras e agentes de turismo.

(Fonte: Secretaria de Comunicação / PMC).

Continue Lendo

SR-LITORAL

CARAGUÁ: Fórum Contra a Violência e outras notícias

Publicado

em

Fotos: Arte/PMC

Prefeitura e Comviv realizam Fórum contra a Violência em Caraguatatuba   

Atendendo a um chamamento do Comitê Municipal de Vigilância à Violência (Comviv), a Prefeitura de Caraguatatuba realiza nos dias 13 e 14 de dezembro o 1º Fórum contra a Violência, que será realizado da Faculdade Módulo, no centro.

O tema do Fórum será “Cuidar, Prevenir, Proteger e Responsabilizar – Um desafio para a rede”. O público esperado para o evento deverá ser formado por professores de instituições de cuidados com crianças, mulheres e idosos, usuários dessas instituições, entre outros profissionais ligados à área.

Para a psicóloga e presidente do Comviv, Lídia Ferreira, o objetivo do Fórum é dar um “start” para que a administração pública inicie um trabalho de fortalecimento como rede de apoio. “Precisamos aprender a trabalhar em conjunto e esse é o início das ações que serão desencadeados em 2019”.

Foi confirmada a participação de diversos palestrantes.

Programação:

Dia 13 – 18h: Abertura Oficial às 18h, com uma breve fala sobre Direitos Humanos.

Dia 14 – 8h30: Palestra “Criança e adolescente no cenário da violência doméstica contra a mulher – causas e consequências”, com Dr. Yuri Giuseppe Castiglione, assessor do Centro de Apoio Operacional Cível e Tutela Coletiva e Coordenador do Núcleo de Assessoria Técnica Psicossocial.

9h40: Palestra “Outros tipos de Violência contra o Idoso”, com a Dra. Yeda Oliveira Duarte, professora da USP e CCRI .

10h50: Palestra “Enfretamento  da Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher: conceitos e desafios”, com a Dra. Fabíola Sucasas, promotora de Justiça e assessora do Núcleo de Inclusão Social do CAO Cível e Tutela Coletiva.

12h: Almoço

13h30:  Diego Oliveira, integrante da Associação da Parada do Orgulho de Gays, Lésbicas, Bissexuais e Transgêneros de São Paulo –  APOGLBTSP – Arco Iris.

14h40: Dra. Fátima Aparecida Ribeiro, médica e Dra. Débora Assis de Oliveira Furlan, técnica de Vigilância de Violências Acidentes (VIVA) e criadora do Núcleo VIVA a Paz de São José dos Campos – Cuidar, Prevenir, Proteger e Responsabilizar.

Serviço:

Módulo Centro – Av. Frei Pacífico Wagner, 653

Inscrições de projetos para o FIDA da Secretaria de Esportes de Caraguatatuba encerram na sexta-feira (14/12)

As inscrições de projetos e currículos esportivos para o Fundo de Incentivo ao Desporto Amador (FIDA) terminam na próxima sexta-feira (14/12), na Secretaria de Esportes e Recreação, no Jardim Britânia. O horário de atendimento é das 9h às 16h, de segunda a sexta-feira. Os projetos e currículos aprovados recebem uma bolsa-auxílio para serem desenvolvidos durante o ano de 2019.

Foto: Gustavo Grunewald / PMC

O edital está no Diário Oficial Eletrônico (Parte do site destinada ao Cidadão), no link https://www.caraguatatuba.sp.gov.br/pmc/category/diario-oficial/ (Edital 68/págs. de 9 a 11).

As propostas selecionadas pelo Conselho Municipal de Esportes e Recreação em votação deliberativa serão submetidas à aprovação da Comissão Interna de Avaliação e Fiscalização da secretaria.

A iniciativa é voltada para profissionais de Educação Física com Graduação/Bacharelado em Educação Física, além de instrutores (provisionados) e atletas de rendimento.

Os projetos devem estar inseridos nos segmentos: Esporte Educacional Lúdico (0 a 5 anos), Esporte Educacional (6 a 17 anos), Esporte de Participação (acima de 17 anos) e Esporte de Rendimento (competição).

Documentação

Além das propostas elaboradas conforme o edital, é necessário apresentar os seguintes documentos: RG, CPF, CREF, diploma, currículo, certidão de nascimento ou casamento, comprovante de residência, atestado de antecedentes criminais, atestado médico (com validade mínima de 180 dias), para professores e provisionados; cópias do RG, CPF e carteira de trabalho (foto e dados pessoais), certidão de nascimento ou casamento, comprovante de residência, atestado de antecedentes criminais atualizado (maiores de 18 anos), atestado médico (com validade mínima de 180 dias), para os atletas adultos e os menores de 18 anos precisam trazer cópia do CPF e RG dos responsáveis, além de declaração escolar que comprove estar devidamente matriculado.

Os instrutores não abrangidos pela lei 9696/98 (regulamentação da Profissão de Educação Física) devem ser maiores de 18 anos e levar currículo profissional, cópias do RG, CPF, carteira de trabalho (foto e dados pessoais), certidão de nascimento ou casamento, comprovante de residência, certificado registrado pela federação da modalidade e/ou declaração de graduação ou aptidão para ministro da referida aula; além do diploma ou certificado da modalidade, atestado de antecedentes criminais, atestado médico (com validade mínima de 180 dias),

Não serão recebidos projetos e currículos remetidos pelo correio, fax ou e-mail. A apresentação de mais de um projeto é facultativa.

Os valores da bolsa-auxílio serão definidos pelo Conselho Municipal de Esportes e Recreação, podendo variar de atleta/projeto de acordo com a necessidade da secretaria, não se caracterizando, o referido termo de compromisso, vínculo empregatício de qualquer espécie.

O resultado (deferido ou indeferido) será publicado no dia 7 de janeiro no site da Prefeitura de Caraguatatuba e afixado na Secretaria de Esportes e Recreação.  O endereço é Av. José Herculano, 50 – Jardim Britânia. Outras informações pelo telefone (12) 3885-2200.

Modalidades

Os interessados podem inscrever projetos nas modalidades atletismo, atletismo ACD, avaliação física, basquetebol, biribol; boxe; canoagem oceânica; capoeira; ciclismo (velocidade olímpica – BMX – MTB – resistência – fundo), condicionamento físico, damas, futebol, futsal, ginástica artística, ginástica funcional, ginástica rítmica, handebol, hapkido, hidroginástica, jiu-jítsu, judô, karatê, Kung Fu, natação, natação ACD, sanda (boxe chinês), skate, surf; taekwondo, tai chi chuan; tênis, tênis de mesa; voleibol, voleibol adaptado, xadrez e zumba, além de yoga, fisioterapia e massoterapia.

Samu Caraguatatuba capacita mais de 80 profissionais para temporada de Verão

Dentro das ações propostas na Educação Continuada nas áreas de Saúde e Prevenção de Acidentes, a Prefeitura de Caraguatatuba, por meio do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), desde a última quinta-feira (06/12), realiza treinamento de cerca de 90 profissionais do Samu, Casa de Saúde Stella Maris e Colégio Tableau com o objetivo de reforçar a prática destes profissionais para os resgates da temporada de Verão.

Foto: Talita Fernanda / PMC

O treinamento tem como objetivo realizar o atendimento pré-hospitalar de forma segura, capacitando o profissional a reconhecer a cena, avaliar e realizar um atendimento de qualidade. Desta forma, foca-se a diminuição dos riscos às vítimas de acidentes ou doenças crônicas. Da mesma maneira, os profissionais são preparados para avaliar e intervir nas complicações associadas ao atendimento pré-hospitalar, buscando a estabilização da vítima e o transporte à unidade hospitalar adequada para continuidade ao atendimento.

O coordenador de enfermagem e responsável técnico do Samu de Caraguatatuba, Marcelo Santana de Melo, responsável pela capacitação, conta que a necessidade de treinamento é contínua. “Muitas vezes, no dia a dia, ficamos sem nos deparar com paradas cardiorrespiratórias ou alguns procedimentos. Por esta razão, precisarmos sempre manter os treinamentos para que, quando aconteça, possamos estar capacitados para um bom atendimento com foco na diminuição de sequelas deste acidente. Além disso, precisamos nos manter atualizados quanto aos novos protocolos”, informou.

A professora, enfermeira e supervisora de estágio do Colégio Tableau e Dom Bosco, Suely Sanches, participou do treinamento com seus alunos e avaliou a capacitação como excelente. “O curso preparou a todos em diferentes níveis, alunos do curso de técnico de enfermagem e de auxiliar de enfermagem de diferentes séries também”, afirmou.

Dentre os principais tópicos do curso estão: escalas como a glasgow; afogamento (teórico e prático); novo protocolo PTHLS 9ª edição (ABCDE – XABCDE); retirada da vítima de veículos (KED); cinemática do trauma; extração vítimas com KED; pranchamento; rolamento e retirada de capacete; técnicas de imobilizações.

Além disso, o grupo recebeu também reforços na prática de avaliação primária e secundária; emergências clínicas; parada respiratória e parada cardiorrespiratória; reanimação cardiopulmonar (RCP) e DEA

Operação Tapa-Buracos entra em ação nos bairros Olaria e Casa Branca

A Operação Tapa-Buracos está em ação em diversas ruas dos bairros Olaria e Casa Branca. A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Serviços Públicos (Sesep), formou uma equipe de oito funcionários, com apoio de retroescavadeira, rolo compactador e um caminhão para trabalhar nas vias.

Divulgação

Aproximadamente 12 toneladas de asfalto CBUQ (usinado à quente), estão sendo distribuídas nas ruas 1, 2, Antônio de Oliveira Barbosa, Antônio Henrique de Mesquita, Antônio Viliano dos Santos e José Pedro de Oliveira Barbosa no Casa Branca além da Avenida Emiliano Campedelli, ruas Benetido Roque dos Santos, Pedro Januário Leite e Sete de Setembro.

A operação irá se estender em todo o decorrer do dia, e segundo a previsão, o serviço será finalizado em todas as ruas citadas até o final da tarde de hoje (11/12).

Prefeitura instala placas de Proibido Jogar Lixo na Praia das Palmeiras

Placas de Proibido Jogar Lixo estão sendo instaladas pela Prefeitura de Caraguatatuba na rua São Jorge, na Praia das Palmeiras, região Sul da cidade. O trabalho está sendo realizado hoje (11/12) por uma equipe da Secretaria de Serviços Públicos (Sesep).

São um total de cinco placas e todas estão sendo instaladas em uma única via, a rua São Jorge, onde, segundo os moradores, muitas pessoas depositam restos de poda, entulhos, inservíveis entre outros resíduos, que ficam espalhados pelas calçadas.

O objetivo da sinalização é tentar impedir que munícipes utilizem a via como depósito irregular de resíduos.

Multa

Não é permitido despejar lixo, entulho, móveis velhos e restos de poda em terrenos baldios. Assim como é proibido descartar entulhos, lixo domiciliar, lixo verde e inservíveis em ruas, calçadas, praças, canteiros públicos, encostas de rios, valas, etc.

O assunto é regulamentado pela lei 1144/1980 (art. 8º, inc. I e art. 8º, inc. XIV) e também pela lei 09/02 (art. 51, inc. III). Uma denúncia gera uma notificação e uma notificação, após 30 dias, gera uma multa, de acordo com a gravidade da infração, variável de 40,00 a 972,00 Valores de Referência do Município (VRM). Um VRM hoje vale R$ 3,35.

Ecoponto

A região Sul de Caraguatatuba conta com um Ecoponto, que é uma área pública licenciada para transbordo e triagem, destinada ao recebimento de pequenas quantidades de resíduos volumosos, resíduos da construção civil, podas e materiais recicláveis, entregues voluntariamente por munícipes ou catadores.

Serão aceitos no Ecoponto: Resíduos de Construção civil (Entulho – até 1m³ por entrega), Móveis e Equipamentos Domésticos, Sobras de Poda, Pneus (máximo de 4 unidades por entrega), Material de Coleta Seletiva (Papel, Plástico, Vidro, Metal), Óleo de Cozinha, Resíduos Eletrônicos, Pilhas, Baterias de equipamentos eletrônicos e Madeiras.

Não são aceitos lixo orgânico; animais mortos e lixo hospitalar, contaminantes e químicos. Volumes acima de 1 metro cúbico devem ser encaminhados para empresas recicladoras ou aterros privados licenciados.

Equipe do Natal Espetacular visita Comunidade Restitui, que confeccionou a árvore de natal

A equipe do Natal Espetacular, projeto do Governo do Estado em parceria com a Prefeitura de Caraguatatuba, responsável pela confecção de enfeites natalinos de garrafas pet,  esteve hoje (10/12) na Comunidade Terapêutica Restitui, que cuida de pessoas com dependência química.

O objetivo da visita foi ver o trabalho realizado por eles a partir das duas visitas feitas anteriormente pelas monitoras para explicar como é feita a montagem dos enfeites.

Foto: Denise Peixoto / PMC

“Foi uma linda surpresa para nós vermos o quanto eles se dedicaram para que a árvore de Natal ficasse pronta.  Foi ainda mais gratificante perceber que esse trabalho atingiu seu objetivo. Foi além do trabalho artesanal e mostrou que cada um pode ser transformado, inclusive a nossa vida”, disse Elaine Garcia, uma das monitoras.

O jovem W, acompanhado pela instituição, agradeceu a presença da equipe do Natal Espetacular:  “ Fiquei muito feliz em participar dessa iniciativa. Foi um trabalho que nos envolveu e nos fez acreditar em nós mesmos.

Continue Lendo

Em Alta

Hospedado por ServerPro