Conecte-se agora
acesse ibis

SERVIÇOS

GESTÃO: Prefeito de Guaratinguetá é homenageado pelo SEBRAE

Publicado

em

Divulgação

Marcus Soliva recebe prêmio do Sebrae como o segundo melhor prefeito empreendedor durante evento realizado  em São Paulo, no Memorial da América Latina.

O prefeito de Guaratinguetá, Marcus Soliva,recebeu nesta terça-feira o prêmio de segundo colocado no evento “Prêmio Mário Covas Prefeito Empreendedor Sebrae”, na categoria Políticas Públicas para o Desenvolvimento dos Pequenos Negócios. Nunca um prefeito do nosso município havia recebido este prêmio. O evento aconteceu no Memorial da América Latina, em São Paulo.

A Premiação contou com 137 projetos inscritos no estado de São Paulo em oito categorias.

O Prêmio foi concedido a Guaratinguetá pelas iniciativas de apoio às micro e pequenas empresas realizadas no município entre 2017 e 2019.

Em parceria com o Sebrae, a Prefeitura ofertou cursos de finanças para centena de empresários de diversas áreas, outro específico para “Food Trucks”, cursos de empreendedorismo para permissionários do Mercado Municipal, e também para produtores rurais se prepararem para atender a merenda escolar, agregando valores aos produtos através da orientação para adequação ao Selo de Inspeção Municipal (SIM). Tivemos ainda treinamentos com o grupo de artesãos da Casa do Artesão.

Vale destacar que ainda haverá um outro módulo ensinando empreendedorismo para alunos da rede pública de ensino.

Todas essas ações visam a profissionalização dos pequenos empresários e MEIs, adequação de produtos para aprovação na Vigilância Sanitária, para turismo e atendimento à merenda escolar através de pequenos produtores rurais locais.

(Departamento de Comunicação – Prefeitura de Guaratinguetá)

Nota da Redação:

Guaratinguetá vive dias de muito boa administração.

Recentemente inaugurou o Espaço Multiuso Turístico-Cultural, com custo de R$ 1.650.000,00 e verba ofertada pelo DADETUR (Departamento de Apoio ao Desenvolvimento dos Municípios Turísticos).

Em pouco tempo deverá ser concluído o túnel sob a via férrea, com ares de galeria de arte, haja vista a intenção de se instalar, no local, uma exposição sobre o primeiro santo brasileiro, Frei Galvão.

O Mercado Municipal passa por obras de restauração/reforma, por se tratar de ponto de interesse para os locais e turistas.

Haverá, ainda, no entorno de antiga estação ferroviária, onde se instala o Multiuso, um mix destinado ao receptivo dos visitantes, com um boulevard. Nas imediações, um local para estacionamento e manobra de ônibus de turismo, viabilizando o passeio a pé, pelas redondezas, incentivando a maior permanência de público junto aos atrativos (Mercado, Estação, Igreja Matriz, Museu e Casa de Frei Galvão, Museu Conselheiro Rodrigues Alves, dentre outros) além de maior fluxo no comércio local.

Em se falando de Guaratinguetá, destaca-se, também, o já aplaudido e bem planejado Festival da Truta, no bairro do Gomeral, um belíssimo cenário para os apreciadores da culinária típica à base desse peixe e da encantadora paisagem com clima mais ameno. Esse Festival da Truta teve seu lançamento em abril e tem se tornado motivo de muita expectativa por parte dos empresários envolvidos (do Gomeral), parceiros, público local e turistas.

(Marcos Ivan, MTb 36001, diretor do Canal39)

Continue Lendo
Clique para comentar

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SERVIÇOS

CARAGUÁ: A partir desta quinta-feira Zona Azul não funciona mais

Publicado

em

Foto: Augusto Melo/PMC

A partir das 0h de quinta-feira (18/07), a  Zona Azul de Caraguatatuba deixará de funcionar. Isto significa que o sistema de estacionamento rotativo eletrônico não será cobrado e nem fiscalizado.

A decisão foi tomada pela atual administração municipal em obediência à notificação do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE-SP), que julgou irregular o processo de licitação e o contrato com a empresa realizado em 2013.

Segundo o TCE-SP, à época, a Prefeitura deixou de justificar a falta de critérios de reajuste e revisão do valor da tarifa que impediu a participação de empresas em consórcio, sem explicações técnicas que justificassem a vedação e possível restrição da visita técnica e da exigência de qualificação técnica mediante prova de execução dos serviços.

O contrato foi de aproximadamente R$ 22,8 milhões por sete anos e as irregularidades foram apuradas com base em representação feita por empresas que disputaram o certame licitatório.

O julgamento pelo TCE-SP foi realizado em julho do ano passado, mas a Prefeitura de Caraguatatuba só foi notificada, via publicação, no mês passado.

A empresa teve o prazo de 30 dias para recolher os equipamentos e proceder as rescisões trabalhistas com seus funcionários.

Próximo Passo

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana, já está elaborando uma nova licitação para o Estacionamento Rotativo pois pesquisas mostram a sua necessidade.

A análise preliminar indica que desta vez o estacionamento rotativo terá um perímetro menor do que existe atualmente, bem como a cobrança apenas em dias úteis. Também deve-se respeitar a lei federal e a cobrança  será fracionada em períodos de 15 minutos.

A vontade da atual administração é que seja isento o pagamento das vagas especiais e a possibilidade está sendo estudada juridicamente.

Os usuários que possuírem créditos para o estacionamento rotativo, adquiridos pelo aplicativo da empresa, poderão solicitar reembolso ligando para o callcenter da Serttel (12) 2101-0641.

(Secretaria de Comunicação /PMC)

Continue Lendo

SERVIÇOS

TECNOLOGIA: Prefeitura de Caraguatatuba lança plataforma 156 para atendimento de munícipes

Publicado

em

(Foto: Sammara Albuquerque/PMC)

A Prefeitura de Caraguatatuba lançou oficialmente ontem (quinta-feira,11/07), às 15h30, a mais nova plataforma de interação entre a administração e os munícipes, o 156. O serviço estará em teste durante todo o mês de julho.

O programa foi apresentado aos jornalistas da região na sede da empresa responsável pelo gerenciamento e monitoramento, instalada no Caraguá Praia Shopping. Com este novo sistema, a população pode sanar qualquer dúvida ou solicitar um serviço sem sair de casa.

A Central Integrada de Relacionamento consiste em três canais de atendimento ao munícipe: por meio de aplicativo de celular nos sistemas IOS e Android; pelo portal web no endereço eletrônico 156.caraguatatuba.sp.gov.br; e pelo telefone 156.

(Foto: Sammara Albuquerque/PMC)

Pela ferramenta, a população poderá abrir solicitações para quase 300 serviços de diversos temas, como mobilidade urbana, serviços públicos, assistência social, tributos municipais, turismo, serviços escolares, entre outros. Além de obter informações sobre mais de 500 serviços oferecidos pela Prefeitura.

Entre as novidades do aplicativo destacam-se a possibilidade de anexar imagens ou vídeos às solicitações, dos usuários cadastrados acessarem uma área restrita com todos os seus pedidos e de cadastrar um e-mail ou número de celular para receber avisos sobre o andamento das soluções.

Segundo o prefeito de Caraguatatuba, Aguilar Junior, esta será mais uma nova ferramenta de interação e atendimento de demandas da população.

“O modelo permite a possibilidade de gerir as informações do gabinete do prefeito. O usuário também vai poder monitorar os prazos médios de resposta da Prefeitura de forma transparente”, explicou o prefeito.

(Secretaria de Comunicação – PMC)

 

 

Continue Lendo

SERVIÇOS

EDUCAÇÃO: Projeto social forma mais de 100 profissionais de Hotelaria e Turismo

Publicado

em

(Foto: Thiago Leon)

Parceria entre Santuário Nacional, SENAI e SENAC existe há seis anos e já formou mais de 700 pessoas (Por Victor Hugo Barros)

Após quatro meses de estudo, mais de 100 profissionais do ramo de Turismo e Hotelaria realizaram sua formatura na sexta-feira (28). A cerimônia marcou o encerramento das aulas oferecidos pelo Projeto “Acolher Bem”, promovido pelo Santuário Nacional de Aparecida por meio do Hotel Rainha do Brasil. A solenidade aconteceu no Auditório do Centro de Reuniões Santo Afonso, na Cidade do Romeiro, em Aparecida (SP).

O momento marcou a conclusão das turmas de padeiro e confeiteiro, recepcionista, cozinheiro industrial, garçom e camareira. Os cursos foram ministrados pelo SENAI e o SENAC, que também são responsáveis pela emissão da certificação. A formação é oferecida de maneira gratuita aos participantes.

Com o fim do curso, as oportunidades de emprego costumam aparecer ainda nos primeiros meses depois da formatura. “Firmamos uma grande parceria com a rede hoteleira que costuma absorver parte de nossos formandos. O Hotel Rainha do Brasil, em específico, vem dando oportunidade e preferência aos participantes para suprir sua demanda. Não é raro ver pessoas que passaram por aqui e que hoje compõem o quadro de funcionários do Hotel”, explica a assistente social do Santuário Nacional, Luciene Oliveira.

A iniciativa, que existe há sete anos, já formou mais de 700 pessoas nos setores de Hotelaria e Turismo. A área, inclusive, é umas das que mais cresce em todo o mundo. Só neste ano, segundo a previsão da Organização Mundial do Turismo (OMT), este nicho deve crescer entre 3% e 4%.

Os números animam os organizadores do projeto, que veem no turismo, a possibilidade de estimular uma melhora na qualidade de vida. “Diante da crise econômica que o país enfrenta, o Acolher Bem vem com a proposta de promover qualificação profissional aos seus participantes com a finalidade de que os mesmos possam ter a oportunidade de serem reinseridos no mercado de trabalho”, comemora Luciene.

Oportunidade – Com a formatura da turma, novas vagas serão abertas no próximo mês. As inscrições acontecem de 12 a 16 de agosto no Núcleo de Serviço Social do Santuário Nacional, localizado no Centro de Eventos Padre Vitor Coelho de Almeida. O local funciona das 9h ás 11h30 e das 13h30 ás 16h30. É preciso levar cópia do RG, CPF, comprovante de residência e do histórico ou declaração escolar, já que para participar é preciso ter no mínimo o sexto ano do Ensino Fundamental. Caso o interessado participe de algum programa social do Governo Federal, é preciso apresentar também o cartão de beneficiário.

(Foto: Thiago Leon)

Continue Lendo

Em Alta

Hospedado por ServerPro