Conecte-se agora
acesse ibis

SERVIÇOS

EDUCAÇÃO: Projeto social forma mais de 100 profissionais de Hotelaria e Turismo

Publicado

em

(Foto: Thiago Leon)

Parceria entre Santuário Nacional, SENAI e SENAC existe há seis anos e já formou mais de 700 pessoas (Por Victor Hugo Barros)

Após quatro meses de estudo, mais de 100 profissionais do ramo de Turismo e Hotelaria realizaram sua formatura na sexta-feira (28). A cerimônia marcou o encerramento das aulas oferecidos pelo Projeto “Acolher Bem”, promovido pelo Santuário Nacional de Aparecida por meio do Hotel Rainha do Brasil. A solenidade aconteceu no Auditório do Centro de Reuniões Santo Afonso, na Cidade do Romeiro, em Aparecida (SP).

O momento marcou a conclusão das turmas de padeiro e confeiteiro, recepcionista, cozinheiro industrial, garçom e camareira. Os cursos foram ministrados pelo SENAI e o SENAC, que também são responsáveis pela emissão da certificação. A formação é oferecida de maneira gratuita aos participantes.

Com o fim do curso, as oportunidades de emprego costumam aparecer ainda nos primeiros meses depois da formatura. “Firmamos uma grande parceria com a rede hoteleira que costuma absorver parte de nossos formandos. O Hotel Rainha do Brasil, em específico, vem dando oportunidade e preferência aos participantes para suprir sua demanda. Não é raro ver pessoas que passaram por aqui e que hoje compõem o quadro de funcionários do Hotel”, explica a assistente social do Santuário Nacional, Luciene Oliveira.

A iniciativa, que existe há sete anos, já formou mais de 700 pessoas nos setores de Hotelaria e Turismo. A área, inclusive, é umas das que mais cresce em todo o mundo. Só neste ano, segundo a previsão da Organização Mundial do Turismo (OMT), este nicho deve crescer entre 3% e 4%.

Os números animam os organizadores do projeto, que veem no turismo, a possibilidade de estimular uma melhora na qualidade de vida. “Diante da crise econômica que o país enfrenta, o Acolher Bem vem com a proposta de promover qualificação profissional aos seus participantes com a finalidade de que os mesmos possam ter a oportunidade de serem reinseridos no mercado de trabalho”, comemora Luciene.

Oportunidade – Com a formatura da turma, novas vagas serão abertas no próximo mês. As inscrições acontecem de 12 a 16 de agosto no Núcleo de Serviço Social do Santuário Nacional, localizado no Centro de Eventos Padre Vitor Coelho de Almeida. O local funciona das 9h ás 11h30 e das 13h30 ás 16h30. É preciso levar cópia do RG, CPF, comprovante de residência e do histórico ou declaração escolar, já que para participar é preciso ter no mínimo o sexto ano do Ensino Fundamental. Caso o interessado participe de algum programa social do Governo Federal, é preciso apresentar também o cartão de beneficiário.

(Foto: Thiago Leon)

Continue Lendo
Clique para comentar

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SERVIÇOS

CARAGUÁ: A partir desta quinta-feira Zona Azul não funciona mais

Publicado

em

Foto: Augusto Melo/PMC

A partir das 0h de quinta-feira (18/07), a  Zona Azul de Caraguatatuba deixará de funcionar. Isto significa que o sistema de estacionamento rotativo eletrônico não será cobrado e nem fiscalizado.

A decisão foi tomada pela atual administração municipal em obediência à notificação do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE-SP), que julgou irregular o processo de licitação e o contrato com a empresa realizado em 2013.

Segundo o TCE-SP, à época, a Prefeitura deixou de justificar a falta de critérios de reajuste e revisão do valor da tarifa que impediu a participação de empresas em consórcio, sem explicações técnicas que justificassem a vedação e possível restrição da visita técnica e da exigência de qualificação técnica mediante prova de execução dos serviços.

O contrato foi de aproximadamente R$ 22,8 milhões por sete anos e as irregularidades foram apuradas com base em representação feita por empresas que disputaram o certame licitatório.

O julgamento pelo TCE-SP foi realizado em julho do ano passado, mas a Prefeitura de Caraguatatuba só foi notificada, via publicação, no mês passado.

A empresa teve o prazo de 30 dias para recolher os equipamentos e proceder as rescisões trabalhistas com seus funcionários.

Próximo Passo

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana, já está elaborando uma nova licitação para o Estacionamento Rotativo pois pesquisas mostram a sua necessidade.

A análise preliminar indica que desta vez o estacionamento rotativo terá um perímetro menor do que existe atualmente, bem como a cobrança apenas em dias úteis. Também deve-se respeitar a lei federal e a cobrança  será fracionada em períodos de 15 minutos.

A vontade da atual administração é que seja isento o pagamento das vagas especiais e a possibilidade está sendo estudada juridicamente.

Os usuários que possuírem créditos para o estacionamento rotativo, adquiridos pelo aplicativo da empresa, poderão solicitar reembolso ligando para o callcenter da Serttel (12) 2101-0641.

(Secretaria de Comunicação /PMC)

Continue Lendo

SERVIÇOS

TECNOLOGIA: Prefeitura de Caraguatatuba lança plataforma 156 para atendimento de munícipes

Publicado

em

(Foto: Sammara Albuquerque/PMC)

A Prefeitura de Caraguatatuba lançou oficialmente ontem (quinta-feira,11/07), às 15h30, a mais nova plataforma de interação entre a administração e os munícipes, o 156. O serviço estará em teste durante todo o mês de julho.

O programa foi apresentado aos jornalistas da região na sede da empresa responsável pelo gerenciamento e monitoramento, instalada no Caraguá Praia Shopping. Com este novo sistema, a população pode sanar qualquer dúvida ou solicitar um serviço sem sair de casa.

A Central Integrada de Relacionamento consiste em três canais de atendimento ao munícipe: por meio de aplicativo de celular nos sistemas IOS e Android; pelo portal web no endereço eletrônico 156.caraguatatuba.sp.gov.br; e pelo telefone 156.

(Foto: Sammara Albuquerque/PMC)

Pela ferramenta, a população poderá abrir solicitações para quase 300 serviços de diversos temas, como mobilidade urbana, serviços públicos, assistência social, tributos municipais, turismo, serviços escolares, entre outros. Além de obter informações sobre mais de 500 serviços oferecidos pela Prefeitura.

Entre as novidades do aplicativo destacam-se a possibilidade de anexar imagens ou vídeos às solicitações, dos usuários cadastrados acessarem uma área restrita com todos os seus pedidos e de cadastrar um e-mail ou número de celular para receber avisos sobre o andamento das soluções.

Segundo o prefeito de Caraguatatuba, Aguilar Junior, esta será mais uma nova ferramenta de interação e atendimento de demandas da população.

“O modelo permite a possibilidade de gerir as informações do gabinete do prefeito. O usuário também vai poder monitorar os prazos médios de resposta da Prefeitura de forma transparente”, explicou o prefeito.

(Secretaria de Comunicação – PMC)

 

 

Continue Lendo

SERVIÇOS

ENSINO: EEAR forma mais 141 sargentos para a FAB (contém áudio)

Publicado

em

(Foto: Ten Candiani, Comunicação Social EEAR)

Cumprindo sua missão de formar cidadãos especialistas em diversos setores das atividades humanas, treinando-os para bem servir à Pátria, inclusive, conforme referido na Canção do Especialista, “com o sacrifício da própria vida”, a EEAR – Escola de Especialistas de Aeronáutica, maior centro de Ensino Técnico Especializado da América do Sul,  sediada na Estância Turística de Guaratinguetá, na Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte realizou, na tarde de 19 de junho de 2019, a solenidade de promoção do Curso de Formação de Sargentos da Turma Áquila. Foram 141 graduados para as especialidades de Controlador de Tráfego Aéreo – BCT (60 homens e 61 mulheres)  e Serviço de Guarda e Segurança – SGS (20 homens).

(Foto: Ten Candiani, Comunicação Social EEAR)

O presidente da República, Jair Bolsonaro, presidiu a cerimônia, sendo recepcionado pelo Comandante da EEAR, Brigadeiro do Ar Valdir Eduardo Tuckumantel Codinhoto, passando em revista a tropa comandada pelo Coronel Aviador André Luis Pereira de Souza.

A turma Áquila teve, como patrono, o Tenente Brigadeiro do Ar Carlos Alberto Pires Rolla e como paraninfo o Suboficial Paulo Sérgio de Oliveira.

Zero Um

Ana Carolina Dias recebendo o Prêmio Força Aérea Brasileira (Foto: Ten Candiani, Comunicação Social EEAR)

Tradicionalmente o melhor aluno de cada turma da EEAR é considerado o Zero Um. Desta feita a aluna Ana Carolina Dias, foi a primeira colocada no Curso de Formação de Sargentos, sendo homenageada com os prêmios “Honra ao Mérito do Ministério da Defesa”, o qual lhe foi entregue pelo Ministro de Estado da Defesa, acompanhado pelo presidente Bolsonaro e senhora Michele Bolsonaro; “Força Aérea Brasileira”, entregue pelo Comandante Geral do Pessoal da Aeronáutica e a Medalha “Eduardo Gomes – Aplicação e Estudo”, imposta pelo Comandante de Preparo e teve suas insígnias de Terceiro Sargento impostas pelo presidente da República, em companhia do Diretor de Ensino da Aeronáutica e do Comandante da EEAR.

Os formandos prestaram o compromisso diante da Bandeira Nacional e a cerimônia seguiu-se com a apresentação de exercícios de ordem unida, pelo Grupo Elite Especialista, sem comando de voz.

Outro momento marcante da cerimônia foi a fala do Presidente da República, Jair Bolsonaro, homenageando os novos sargentos.

O evento encerrou-se com o também tradicional “fora de forma”, quando os formandos atiram seus quepes para o ar.

Primeira Dama Michele Bolsonaro participou da entrega do Prêmio Honra ao Mérito, oferecido pelo Ministério da Defesa, ao lado do titular da Pasta, Ministro Fernando Azevedo e Silva, e do Presidente Bolsonaro (Foto: Ten Candiani, Comunicação Social EEAR)

Após o ato oficial, Jair Bolsonaro atendeu à imprensa, a qual abordou assuntos focados em diversos temas que marcam as páginas do noticiário nacional, como Reforma da Previdência; Sérgio Moro; Amazônia; Bolsa em alta.

Reproduzimos, abaixo, trecho da fala do Presidente da República, ao se dirigir aos formandos, e uma breve conversa mantida por nossa reportagem com o Deputado Federal Eduardo Bolsonaro sobre Turismo Ferroviário.

O Cerimonial da Força Aérea Brasileira registrou a presença das seguintes autoridades: Primeira Dama, Sra. Michele Bolsonaro; Ministro de Estado da Defesa, Fernando Azevedo e Silva; Ministro de Estado da Cidadania, Osmar Terra; Ministro de Estado e Chefe do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República, Augusto Heleno Ribeiro Pereira; Comandante da Aeronáutica Interino e Comandante de Preparo, Tenente Brigadeiro do Ar Antonio Carlos Egito do Amaral; Deputados Federais Eduardo Bolsonaro, Marcos Feliciano e Marco Bertaiolli; Diretor Geral do Departamento de Ciência e Tecnologia Aerospacial, Tenente Brigadeiro do Ar Luis Fernando de Aguiar; Comandante Geral do Pessoal da Aeronáutica, Tenente Brigadeiro do Ar Luis Roberto do Carmo Lourenço; Oficiais Generais do Exército Brasileiro e da Aeronáutica; Diretor de Ensino da Aeronáutica, Major Brigadeiro do Ar Rui Chagas Mesquita; Arcebispo do Ordinariado Militar do Brasil, Dom Fernando José Monteiro Guimarães; Prefeito de Guaratinguetá, Marcus Augustin Soliva; Presidente da Câmara Municipal de Guaratinguetá, Vereador Marcelo Caetano Valadares Coutinho; Autoridades dos Poderes Legislativo, Executivo e Judiciário; Comandantes, Técnicos e Diretores de Organizações Militares da Aeronáutica.

Fotos: Ten Candiani, EEAR / Edna Maischberger e Marcos Ivan, Canal39.

GALERIA DE FOTOS

 

Continue Lendo

Em Alta

Hospedado por ServerPro