Conecte-se agora
acesse ibis

CULTURA

CULTURA: X Mostra Cultural em Areias cumpre objetivos e valoriza pratas da casa

Publicado

em

Foto: Marcos Ivan, Canal39

Com direito a foguetório colorido e muita gente animada, o Forró de São Pedro fechou o segundo dia de eventos da X Mostra Cultura e Festa de São Pedro em Areias. Um sábado de tempo bom, muita música e teatro agitando a tarde, que teve, também, as barracas de artesanato expondo, na Praça Bom Jesus, a arte e criatividade de quem trabalha com essa tradição de se confeccionar material decorativo, utilitários e peças para lembranças do tipo “estive em Areias, lembrei-me de você”.

Moradores e turistas puderam apreciam as diversas apresentações do “choque cultural”, inicialmente, com o excelente projeto musical “O Violeiro”, o qual resgata as preciosidades do cancioneiro sertanejo. Muita musicalidade, estabelecendo um “papo” de viola, violão, percussão e a voz definida, clara, de Dennis Antunes. Música bonita, executada com qualidade e talento.

Projeto “O Violeiro” (Foto: Marcos Ivan, Canal39)

Os jovens da Cia Arte In Cena, de Bananal (SP) mostraram seu talento interpretativo ao representar a esquete “Deu a louca em Romeu e Julieta”, uma paródia bem humorada, bastante “moderninha”, de como seria, hoje, o clássico shakespeariano.

Cia. Art in Cena, de Bananal (Foto: Edna Maischberger, Canal39)

Richard Rodrigues (Foto: Marcos IVan, Canal39)

O músico e cantor Richard Rodrigues paginou a programação sabatina interpretando um mix bem dosado de pop rock nacional, com voz e violão.

Apresentações de dança, pelos jovens do projeto Black White Street Dance (01) e as garotas do Grupo Rosa Bruta (02) (ambos os grupos pertencentes a Areias) também marcaram a tarde de sábado, dividindo o chão com a moçada da Associação de Capoeira Berimbau de Ouro (03), que também contribuiu para com o evento, demonstrando agilidade, flexibilidade e técnica. Capoeira é tudo de bom, também.

Mais teatro aconteceu na praça, pelo Grupo Meraki, da Escola Estadual Barão da Bocaina, de Bananal, o qual mostrou 3 engraçadíssimas esquetes.

Grupo Meraki, da Escola Estadual Barão da Bocaina (Foto: Marcos Ivan, Canal39)

Banda Marcial Municipal de Areias (Foto: Edna Maischberger, Canal39)

Campeã do Confaban – Concurso de Fanfarras e Bandas realizado recentemente em Engenheiro Passos, Distrito de Resende (RJ) a Banda Marcial Municipal de Areias provou ter merecido o título, da Categoria Bandas Iniciantes. Os jovens areienses também conquistaram o segundo lugar no item Baliza.

Módulo de Percussão do Projeto Guri, Polo Areias (Foto: Edna Maischberger, Canal39)

Outro momento musical muito importante foi o da apresentação do grupo de percussão do Projeto Guri, Módulo Areias. Os jovens têm talento e apreciam a arte musical. Fizeram, até, uma bela “levada” de samba carnavalesco. O projeto é bastante procurado por jovens de ambos os sexos, haja vista a possibilidade inconteste de se ter uma bem orientada iniciação musical, principalmente para aqueles que pretendam seguir por este caminho profissional.

Músico Júlio César fez a trilha sonora para o Bailão de São Pedro, na Praça (Foto: Marcos IVan, Canal39)

Como referido no início, fogos de artifício e forró “dos bãos” fecharam a noite de sábado, com o bailão de São Pedro acontecendo na Praça Bom Jesus ao de Júlio César e seus teclados, um forrozeiro que não deixou ninguém ficar parado. Até o prefeito PH dançou.

A X Mostra Cultural encerrou-se no domingo com funcionamento das barracas de artesanatos, encontro de violeiros e show de Régis Violeiro e Zé Sanfoneiro.

Durante o domingo, numa das barracas, foi servido o tradicional almoço tropeiro, um dos pratos da gastronomia local e bastante apreciado pelo público.

A proposta do evento, segundo os organizadores, foi a de proporcionar lazer, conhecimento, diversão a moradores e turistas, privilegiando os valores artísticos da cidade e da região.

Em conversa com o Secretário de Cultura e Turismo, Ronaldo Araújo, nossa reportagem apurou algumas das ações voltadas à promoção cultural e turística da cidade, a qual naturalmente se torna ponto de chegada para turistas das diversas regiões paulistas e cariocas, principalmente.

Uma dessas ações será a realização de obras de infraestrutura, melhor sinalização dos logradouros, desenvolvimento de um trabalho junto às escolas municipais para o ensino didático da história de Areias, com recursos de midia sendo estudados com o propósito de envolver as famílias dos estudantes e, também, os turistas, os quais terão acesso a um material a ser desenvolvido para essa divulgação.

O COMTUR é um parceiro importante da administração municipal e há o interesse de mantê-lo atuante, haja vista sua imprescindível aprovação para os projetos de Turismo.

Araújo ainda disse sobre a implantação de uma trilha até a nascente do Rio Paraíba do Sul e a cumplicidade preciosa dos municípios vizinhos para se estabelecer, na região do chamado “Vale Histórico”, um espaço organizado, com receptivo capacitado, para consolidar o projeto ao qual denomina “Portal da Bocaina”.

A reportagem do Canal39 contou com o apoio logístico do Hotel Sant’Ana, uma referência na Região não só pelo cunho histórico de sua arquitetura e por ter servido de pouso para o príncipe Dom Pedro I quando de sua viagem para São Paulo. O Hotel Sant’Ana, dirigido pela senhora Dulce, tem a energia circulante do bom atendimento, o respeito pelas pessoas, um bem cuidado café da manhã, quartos impecáveis, roupas de cama macias e cheirosas.

O Sant’Ana fica na Rua Comendador Sampaio, número 15, centrão de Areias. Uma noite ali é um resgate de todas as energias.

Sem contar que o turista pode conhecer a ala colonial do Hotel, com escadarias incríveis e, ainda, visitar o quarto no qual Pedro I desfrutou, certamente, de bons momentos de sono e repouso.

Vale a pena escolher Hotel Sant’Ana.

GALERIA DE FOTOS:

Clics de Edna Maischberger e Marcos Ivan, Canal39

Continue Lendo
Clique para comentar

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CULTURA

TAUBATÉ: “Mulher no rádio”, Sinfônica no Metrópole e Festival Gastronômico

Publicado

em

(Reprodução / Internet)

Mistau promove exposição “A mulher brasileira na história do rádio”

O Museu da Imagem e do Som de Taubaté promove, até o dia 31 de outubro, a exposição “A mulher brasileira na história do rádio”, com entrada gratuita e acervo de Dimas Oliveira Junior.
A visitação pode ser realizada de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e aos finais de semana, das 9h às 13h.

Além da exposição, no dia 19 de setembro, às 19h, o museu presta homenagem aos radialistas taubateanos J. Bonani e Pedro Luiz. O evento celebra o Dia do Rádio no Brasil, comemorado em 25 de setembro. Nesta data, às 19h, será exibido “80 anos do Rádio no Brasil”. O documentário conta com depoimentos de Emilinha Borba, Nicolau Tuma, Murilo Antunes, Rogéria, Valdir Comegno e Reynaldo Tavares. Tem destaque também as novelas, noticiário esportivo, jornalismo, seriados, programas de auditório e rainhas e reis do rádio.

O Mistau fica à avenida Tomé Portes Del Rey, 761 na  Vila São José. Mais informações pelo telefone 3631-3955.

Orquestra Sinfônica Jovem se apresenta no Metrópole nessa quarta-feira

A Orquestra Sinfônica Jovem de Taubaté se apresenta na próxima quarta-feira, dia 18 de setembro, às 20h, no Teatro Metrópole, com entrada franca.

Sob a regência de Bartolomeu Vaz e direção artística de Rogério Britto, a apresentação contempla obras de Beethoven, Tchaikovsky, Wagner e Villa Lobos. A orquestra recebe ainda, como convidado especial, o pianista Rodrigo Salles.

O Teatro Metrópole fica a Rua Duque de Caxias, 312 no centro de Taubaté.

Programa:

Beethoven narra dramaticamente a vida e exalta o heroísmo do Conde Egmont, do século XVI. O compositor expressa suas preocupações políticas pessoais e valoriza o sacrifício de um homem condenado a morte por ter se posicionado contra a opressão.

– Tchaikovsky se baseia na peça do dramaturgo inglês Shakespeare e traz o amor proibido entre dois jovens que se casam, sem a aprovação de suas famílias e em um final trágico dão fim às próprias vidas. Restando às famílias uma acordo de paz após o luto.

– Na composição de Wagner, O Holandês Voador, um rico capitão holandês que difere blasfêmia aos deuses, está condenado a vagar eternamente em um navio fantasma, até encontrar sua redenção em um amor plenamente fiel. Uma jovem apaixonada está determinada a quebrar essa maldição.

– Na Valsa da Dor de Villa Lobos, o público irá acompanhar uma peça composta em 1932 dedicada a  Julieta d’Almeida Strutt. Considerada rara por ser uma das poucas valsas para piano escrita pelo autor além de ser escrita em compasso quaternário, não comum para esse gênero.

Secretaria de Turismo e Cultura convida para festival gastronômico

A Secretaria de Turismo e Cultura de Taubaté convida comerciantes a participarem do Festival Gastronômico Feito em SP. A inscrição é gratuita e deve ser realizada pelo endereço eletrônico www.feitoemsp.com.br, até o dia 24 de setembro.

O convite é destinado a donos de restaurantes, bares, padarias, produtores e fabricantes. Taubaté será anfitriã de uma etapa do festival, que conta com 15 etapas no total. Este é o maior festival de culinária de São Paulo e integra um programa da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado. O objetivo é selecionar as receitas culinárias e os produtos que melhor representem o estado.
Em Taubaté o Festival acontece no dia 15 de outubro e oito selecionados irão vender 300 porções a preços populares, entre R$ 15 e R$ 25. Os selecionados devem disponibilizar sete pequenas porções para degustação da comissão técnica. Nessa etapa estará presente o renomado chef Ivan Achcar.

A grande final do evento acontece em São Paulo, entre os dias 24 e 27 de outubro, no Memorial da América Latina, onde dois produtos agropecuários manufaturados (doces, salgados, embutidos, queijos, etc)  e dois pratos emblemáticos poderão ser comercializados ao público. Serão 60 finalistas e o evento contará com stands, exposição, feira de produtos e comidas, atividades gastronômicas, shows e outras atrações.

Taubaté representa uma macrorregião que pode receber inscrições dos seguintes municípios:

Aparecida, Arapeí, Areias, Bananal, Caçapava, Cachoeira Paulista, Campos do Jordão, Canas, Caraguatatuba, Cruzeiro, Cunha, Guaratinguetá, Igaratá, Ilhabela, Jacareí, Jambeiro, Lagoinha, Lavrinhas, Lorena, Monteiro Lobato, Natividade da Serra, Paraibuna, Pindamonhangaba, Piquete, Potim, Queluz, Redenção da serra, Roseira, Santa Branca, Santo Antônio do Pinhal, São Bento do Sapucaí, São José do Barreiro, São José dos Campos, São Luís do Paraitinga, São Sebastião, Silveiras, Taubaté, Tremembé e Ubatuba.

(Assessoria de Imprensa /PMT)

Continue Lendo

CULTURA

CULTURA: SISEM-SP abre inscrições de Curso para a Campanha Sonhar o Mundo

Publicado

em

(divulgação)

Atividade acontece no dia 9 de outubro, no Museu do Futebol

Os interessados em assistir presencialmente o curso “Cultura, Identidade e Cidadania”, no dia 9 de outubro, no auditório do Museu do Futebol, podem efetuar sua inscrição até 27 de setembro.

A atividade faz parte dos preparativos da campanha Sonhar o Mundo de 2019, realizada pelo Sistema Estadual de Museus (SISEM-SP), instância da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, em parceria com a Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania da Prefeitura de São Paulo.

As inscrições são gratuitas e devem ser feitas no site do SISEM-SP (veja aqui como se inscrever caso você ainda não tenha um perfil na plataforma).

Realizado das 10h às 18h, serão oferecidas 150 vagas presenciais. Haverá ainda transmissão simultânea do curso via redes sociais do SISEM-SP e polos que serão montados por museus e instituições parceiras no interior e litoral do estado. Todos que assistirem o curso de forma presencial ou por meio dos polos de transmissão receberão certificado de participação.

Curso “Cultura, Identidade e Cidadania”

O curso será dividido em duas partes. Das 10h às 13h a aula será ministrada pela professora Maria Candelaria Volponi, mestre em História, com experiência nas áreas de Patrimônio Cultural, História da Cidade, História do Brasil e História Contemporânea enfatizando temas relacionados a sociedade, cultura, memória, identidade, direitos humanos e relações internacionais.

Em seguida, das 14h às 17h, será apresentada uma série de práticas educativas em museus relacionadas aos Direitos Humanos, com as equipes do Museu Afro Brasil, Museu da Diversidade Sexual, Museu da Imigração de São Paulo, Memorial da Resistência de São Paulo, Memorial da Inclusão, Museu Índia Vanuíre e Museu do Futebol.

Sonhar o Mundo

Neste ano, a Campanha Sonhar o Mundo será realizada entre os dias 9 e 15 de dezembro, mesma semana em que é celebrado o Dia Internacional dos Direitos Humanos (10/12). Como a cada edição um tema específico permeia as atividades do Sonhar o Mundo, em 2019, o foco será “Cultura como Direito”.

Uma iniciativa da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, realizada pelo SISEM-SP, com o apoio da ACAM Portinari, da Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania da Prefeitura de São Paulo, do Museu do Futebol, do Museu Afro Brasil, do Museu da Diversidade Sexual, do Museu da Imigração de São Paulo, do Memorial da Resistência de São Paulo, do Memorial da Inclusão e do Museu Índia Vanuíre, a Campanha é aberta à participação de todos os museus paulistas interessados e do público em geral.

Serviço

Curso “Cultura, Identidade e Cidadania”

Inscrições para assistir no local: até 27 de setembro, pelo link https://cem.sisemsp.org.br/

Local: Museu do Futebol (Praça Charles Miller, s/nº – Pacaembu, São Paulo/SP)

Data: 9 de outubro

Horário: das 10h às 18h

Fonte: SISEM-SP

 

Continue Lendo

CULTURA

CULTURA: Taubaté realiza Feira de Literatura Infantil na Avenida do Povo

Publicado

em

(Reprodução)

Setembro chegou com uma programação recheada de cultura e diversão na edição 2019 da Feira de Literatura Infantil de Taubaté (Flit).

Entre os dias 16 e 22 de setembro, a avenida do Povo vai reunir o mundo mágico dos livros em uma semana de atrações que envolvem shows infantis, contação de histórias, peças teatrais e oficinas. Também estão programadas sessões de autógrafos com autores nacionais e locais e mesa-redonda discutindo temas ligados à literatura infantil. Serão 14 editoras oferecendo o melhor da literatura infanto-juvenil nacional e internacional.
O projeto da Flit 2019 é promovido por meio do Proac (Programa de Ação Cultural), via Secretaria de Cultura de Estado. Criada e executada pela Prefeitura de Taubaté, a feira este ano tem a empresa ADV Produções como curadora, ficando a coordenação geral a cargo da produtora cultural Amália De Vincenzo.

A Flit 2019 conta com o patrocínio oficial das empresas Usiminas e EDP São Paulo. Além dos patrocinadores, a Flit também conta com o apoio da CBL (Câmara Brasileira do Livro), ABC Transportes, CCR Nova Dutra, Net e Oscar Calçados.
Visconde
O nobre sabugo de milho da imaginação lobateana é quem dá o tom da feira deste ano. O tema “Visconde de Sabugosa – da biblioteca da Dona Benta para a Flit 2019”, foi explorado pelas escolas da Rede Municipal de Ensino de Taubaté. Uma das atividades, por exemplo, foi a “Tabuada Sabugosa”, realizada entre os meses de abril e maio de 2019 com a participação de 2.363 alunos, possibilitando a oportunidade de conhecer e aprender a tabuada, utilizando-a para desenvolver habilidades cognitivas ligadas à matemática.
Outra atividade é um concurso de soletrar, cuja grande final será na feira, dia 18 de setembro.
O fechamento deste trabalho é a participação diária de mais de 800 alunos nos períodos da manhã e da tarde, principalmente da zona rural e de bairros periféricos, que são levados em vans e ônibus para a avenida.
Os alunos, como nos anos anteriores, participarão de teatros, contação de histórias e oficinas.

As demais escolas da cidade e região que também quiserem ir de excursão à feira devem enviar um email para [email protected], para que sejam recebidos com o máximo de conforto possível.
Programação
A programação da Flit 2019 dura o dia inteiro e traz como diferencial a realização de oficinas artísticas e literárias. As atividades acontecem todos os dias, são abertas ao público em geral e incluem a criação de livros, slimes e origamis.
Lançamentos de livros e tardes de autógrafos embalam a programação
Entre os jovens autores que estarão presentes, destaque para o estudante Kevin Moreira (livro Jogo de Amar) e Anderson Lima (o Bento do DPA).
As noites da Flit vão ser embaladas por sucessos como O Mundo de Bita e o Trem da Alegria, além de Rafinha Acústico e banda e outras atrações.
Na praça de alimentação “Tia Anastácia” ficam diversificados food trucks, com os mais diversos tipos de comidas, lanches e sobremesas para os visitantes.
A programação completa você confere no site da FLIT.

Acompanhe a página da Flit no Facebook 

(Imprensa PMT)

Continue Lendo

Em Alta

Hospedado por ServerPro