Conecte-se agora
acesse ibis

CULTURA

CULTURA: X Mostra Cultural em Areias cumpre objetivos e valoriza pratas da casa

Publicado

em

Foto: Marcos Ivan, Canal39

Com direito a foguetório colorido e muita gente animada, o Forró de São Pedro fechou o segundo dia de eventos da X Mostra Cultura e Festa de São Pedro em Areias. Um sábado de tempo bom, muita música e teatro agitando a tarde, que teve, também, as barracas de artesanato expondo, na Praça Bom Jesus, a arte e criatividade de quem trabalha com essa tradição de se confeccionar material decorativo, utilitários e peças para lembranças do tipo “estive em Areias, lembrei-me de você”.

Moradores e turistas puderam apreciam as diversas apresentações do “choque cultural”, inicialmente, com o excelente projeto musical “O Violeiro”, o qual resgata as preciosidades do cancioneiro sertanejo. Muita musicalidade, estabelecendo um “papo” de viola, violão, percussão e a voz definida, clara, de Dennis Antunes. Música bonita, executada com qualidade e talento.

Projeto “O Violeiro” (Foto: Marcos Ivan, Canal39)

Os jovens da Cia Arte In Cena, de Bananal (SP) mostraram seu talento interpretativo ao representar a esquete “Deu a louca em Romeu e Julieta”, uma paródia bem humorada, bastante “moderninha”, de como seria, hoje, o clássico shakespeariano.

Cia. Art in Cena, de Bananal (Foto: Edna Maischberger, Canal39)

Richard Rodrigues (Foto: Marcos IVan, Canal39)

O músico e cantor Richard Rodrigues paginou a programação sabatina interpretando um mix bem dosado de pop rock nacional, com voz e violão.

Apresentações de dança, pelos jovens do projeto Black White Street Dance (01) e as garotas do Grupo Rosa Bruta (02) (ambos os grupos pertencentes a Areias) também marcaram a tarde de sábado, dividindo o chão com a moçada da Associação de Capoeira Berimbau de Ouro (03), que também contribuiu para com o evento, demonstrando agilidade, flexibilidade e técnica. Capoeira é tudo de bom, também.

Mais teatro aconteceu na praça, pelo Grupo Meraki, da Escola Estadual Barão da Bocaina, de Bananal, o qual mostrou 3 engraçadíssimas esquetes.

Grupo Meraki, da Escola Estadual Barão da Bocaina (Foto: Marcos Ivan, Canal39)

Banda Marcial Municipal de Areias (Foto: Edna Maischberger, Canal39)

Campeã do Confaban – Concurso de Fanfarras e Bandas realizado recentemente em Engenheiro Passos, Distrito de Resende (RJ) a Banda Marcial Municipal de Areias provou ter merecido o título, da Categoria Bandas Iniciantes. Os jovens areienses também conquistaram o segundo lugar no item Baliza.

Módulo de Percussão do Projeto Guri, Polo Areias (Foto: Edna Maischberger, Canal39)

Outro momento musical muito importante foi o da apresentação do grupo de percussão do Projeto Guri, Módulo Areias. Os jovens têm talento e apreciam a arte musical. Fizeram, até, uma bela “levada” de samba carnavalesco. O projeto é bastante procurado por jovens de ambos os sexos, haja vista a possibilidade inconteste de se ter uma bem orientada iniciação musical, principalmente para aqueles que pretendam seguir por este caminho profissional.

Músico Júlio César fez a trilha sonora para o Bailão de São Pedro, na Praça (Foto: Marcos IVan, Canal39)

Como referido no início, fogos de artifício e forró “dos bãos” fecharam a noite de sábado, com o bailão de São Pedro acontecendo na Praça Bom Jesus ao de Júlio César e seus teclados, um forrozeiro que não deixou ninguém ficar parado. Até o prefeito PH dançou.

A X Mostra Cultural encerrou-se no domingo com funcionamento das barracas de artesanatos, encontro de violeiros e show de Régis Violeiro e Zé Sanfoneiro.

Durante o domingo, numa das barracas, foi servido o tradicional almoço tropeiro, um dos pratos da gastronomia local e bastante apreciado pelo público.

A proposta do evento, segundo os organizadores, foi a de proporcionar lazer, conhecimento, diversão a moradores e turistas, privilegiando os valores artísticos da cidade e da região.

Em conversa com o Secretário de Cultura e Turismo, Ronaldo Araújo, nossa reportagem apurou algumas das ações voltadas à promoção cultural e turística da cidade, a qual naturalmente se torna ponto de chegada para turistas das diversas regiões paulistas e cariocas, principalmente.

Uma dessas ações será a realização de obras de infraestrutura, melhor sinalização dos logradouros, desenvolvimento de um trabalho junto às escolas municipais para o ensino didático da história de Areias, com recursos de midia sendo estudados com o propósito de envolver as famílias dos estudantes e, também, os turistas, os quais terão acesso a um material a ser desenvolvido para essa divulgação.

O COMTUR é um parceiro importante da administração municipal e há o interesse de mantê-lo atuante, haja vista sua imprescindível aprovação para os projetos de Turismo.

Araújo ainda disse sobre a implantação de uma trilha até a nascente do Rio Paraíba do Sul e a cumplicidade preciosa dos municípios vizinhos para se estabelecer, na região do chamado “Vale Histórico”, um espaço organizado, com receptivo capacitado, para consolidar o projeto ao qual denomina “Portal da Bocaina”.

A reportagem do Canal39 contou com o apoio logístico do Hotel Sant’Ana, uma referência na Região não só pelo cunho histórico de sua arquitetura e por ter servido de pouso para o príncipe Dom Pedro I quando de sua viagem para São Paulo. O Hotel Sant’Ana, dirigido pela senhora Dulce, tem a energia circulante do bom atendimento, o respeito pelas pessoas, um bem cuidado café da manhã, quartos impecáveis, roupas de cama macias e cheirosas.

O Sant’Ana fica na Rua Comendador Sampaio, número 15, centrão de Areias. Uma noite ali é um resgate de todas as energias.

Sem contar que o turista pode conhecer a ala colonial do Hotel, com escadarias incríveis e, ainda, visitar o quarto no qual Pedro I desfrutou, certamente, de bons momentos de sono e repouso.

Vale a pena escolher Hotel Sant’Ana.

GALERIA DE FOTOS:

Clics de Edna Maischberger e Marcos Ivan, Canal39

Continue Lendo
Clique para comentar

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CULTURA

MÚSICA: Duo Komunga lança primeiro álbum em show com entrada gratuita

Publicado

em

(Divulgação)

Combinando ritmos indígenas, africanos e eletrônicos, Komunga lança primeiro álbum no próximo sábado, dia 20, em São José dos Campos

Duo Komunga realiza lançamento de seu primeiro álbum no próximo sábado, dia 20, com participação especial do grupo Bike. Destaque da cena musical joseense ao criar um som único e representativo, o Duo Komunga nasceu das mentes criativas dos músicos Julio Rhazec e Lucas Baumgratz para explorar um território musical que carrega em si raízes africanas e indígenas com ecos da música eletrônica. Após o lançamento do videoclipe “Vem pra Saravá” e de algumas faixas autorais, o duo apresenta seu primeiro álbum no Cine Teatro Benedito Alves, em São José dos Campos.

(Divulgação)

(Divulgação)

Os espíritos da floresta Risoflora e Urukum, personas representadas no palco como porta-vozes de Komunga, convidam os amigos e parceiros da banda Bike, que acabam de retornar de turnê na Europa, para ecoar seu som pelos cantos do Vale. A união musical neste dia de lançamento compõe a comunhão e a troca, cerne destes artistas que levam em seu nome a intenção de unir performance e mensagem. Neste primeiro álbum homônimo composto por sete faixas autorais, o duo tem incentivo do PROAC e conta com a parceria da Fundação Cultural Cassiano Ricardo para a organização do evento de lançamento, que contará com o performance das bandas e com projeções durante o show.

“O show é uma experiência sensitiva, com projeção, e ambientes sonoros que envolvem o espectador. Além é claro da música, que tem como base o eletrônico, ritmos de matrizes africanas e indígenas.”, afirmam os músicos. Em seu primeiro álbum, Komunga explora os frutos em potencial da mistura de formas e intensidades, realizando comunhão musical, estética e espiritual. A transformação desta combustão de inspirações já pode ser ouvida nas plataformas digitais (links abaixo) e poderá ser conferida no próximo sábado, dia 20, em reunião aberta ao público e com entrada gratuita.

“Em tempos de ódio gratuito, promover o Amor e Alegria é uma ação necessária”. #komunga

SERVIÇO:

Quando?

Dia 20 de Julho

Abertura às 20h, show às 20h30.

Encerramento das atividades 23h.

Onde?
Cine Teatro Benedito Alves
R. Rui Dória, 935 – Centro, São José dos Campos

Entrada gratuita

Atrações/Duração do show:

Bike / 35 min

Komunga / 50 min

FACEBOOK DO EVENTO

FICHA TÉCNICA

Grupo “Komunga” é

Lucas Baumgratz como Urukum

Julio Rhazec como Risoflora

SITE OFICIAL

Facebook do Komunga 

Instagram: @komungamusica

Contato: (11) 94857-4988

Selo: Bigorna Discos

Apoio: Fundação Cultural Cassiano Ricardo

(Revoada Assessoria / Maiara Tissi / Christal Araújo)

Continue Lendo

CULTURA

RELIGIÃO: Daniel e convidados em Tributo a Nossa Senhora no Santuário (contém vídeo)

Publicado

em

Fotos: Edna Maischberger / Marcos Ivan, Canal39)

Para comemorar mais um aniversário da Família Campanha dos Devotos e os 125 anos da chegada dos Redentoristas a Aparecida (SP), o Santuário Nacional e a TV Aparecida realizaram, em 12 de julho de 2019, um belíssimo espetáculo musical denominado “Tributo a Nossa Senhora”.

Pela primeira vez o cantor Daniel, que é frequentador assíduo do Santuário Nacional, cantou literalmente aos pés da Mãe Aparecida, haja vista a instalação de um palco no interior da Basílica, diante do Nicho de Nossa Senhora, no espaço normalmente ocupado pelo coral.

A produção do show primou pela organização e timing, principalmente ter sido o mesmo transmitido, ao vivo, pela TV Aparecida.

No show, Daniel e seus convidados Yasmin Giacomini, Padre Antonio Maria, Guilherme Martinez e Mariangela Zan, magnificamente acompanhados pela Orquestra e Coral do PEMSA (Projeto de Educação Musical do Santuário de Aparecida) e com a participação da jovem cantora Larissa (do PEMSA), interpretaram canções com temática centrada em Nossa Senhora.

O templo recebeu bom público, desde moradores locais até peregrinos vindos de diversas partes do país para o encontro comemorativo do 20 anos da Família Campanha dos Devotos, programa de participação voluntária que provê recursos para a manutenção de todas as principais ações do Santuário Nacional.

Repleto de momentos emocionantes, o espetáculo foi uma verdadeira profissão de fé, por conta das belas canções do repertório, a execução impecável da Orquestra do PEMSA e a interpretação dos artistas e do Coral do Pemsa.

A produção para a TV Aparecida teve, ainda, momentos de performances do Ballet Espaço Expressão Layla Mulinari, de Lorena (SP) na abertura, representando o momento do encontro da imagem de Nossa Senhora nas águas do Rio Paraíba do Sul, além de outras intervenções.

Os profissionais de jornalismo são acostumados a participar de momentos de tensão, alegria e muita emoção.

Confesso ter sido impossível evitar lágrimas de emoção feliz e por me sentir abençoado em participar, junto com minha esposa e diretora,  desse evento que marcou os olhos de muitos da assistência com as mesmas lágrimas de emoção e gestos de quem exercita a Fé e a Gratidão a Nossa Senhora Aparecida.

No vídeo, um singelo compacto do Tributo a Nossa Senhora, por meio do qual os internautas poderão comprovar o aqui reportado.

Registramos e destacamos o importante e indispensável trabalho dos senhores maestros que regeram a Orquestra e Coral do PEMSA durante o espetáculo. Merecedores, junto com todos do grupo, de aplausos efusivos e com a plateia em pé.

O PEMSA – Projeto de Educação Musical do Santuário de Aparecida desenvolve uma ação social de muito respeito e tem obtido excelentes resultados, formando músicos e cantores com um rico repertório de conhecimentos teóricos e práticos. Movimenta mais de 500 inscritos e, indiretamente, presta atendimento a muitas famílias.

(Texto: Marcos Ivan / Fotos:  Edna Maischberger e Marcos Ivan, Canal39)

GALERIA DE FOTOS COM CLICS DE EDNA MAISCHBERGER E MARCOS IVAN

 

Continue Lendo

CULTURA

AGENDA: Arroz no Piagui e Quadrilhas no Recinto de Exposições são destaque em Guará

Publicado

em

Divulgação

Guaratinguetá movimenta a gastronomia e o setor da Educação com eventos distintos, mas merecedores de atenção pelo objetivo e sua organização.

No Piagui, tradicional Festival do Arroz, em sua 11ª Edição, ocupa os produtores e especialistas em gastronomia com base no cereal. Entre os dias 12 e 14, o reinado é do arroz e suas diversas formas de utilização.

Já no Recinto de Exposição, o 3º Festival de Quadrilhas das Escolas Municipais deve contar com a presença de pais, amigos, parentes e público em geral, incentivando aos estudantes na manutenção da tradição de se dançar os folguedos típicos dos meses nos quais são homenageados São Pedro, Santo Antonio e São João.

Veja a programação:

Continue Lendo

Em Alta

Hospedado por ServerPro