Conecte-se agora
acesse ibis

CULTURA

CULTURA: São Francisco Xavier sedia encontro Vozes da Mantiqueira no final de semana

Publicado

em

A abertura do encontro será feita pelo Coro Jovem de São José dos Campos - Foto: PMSJC

(Por Avelino Israel / Fundação Cultural Cassiano Ricardo)

Com a participação de 19 grupos do estado, a Fundação Cultural Cassiano Ricardo promove neste fim de semana em São Francisco Xavier a sexta edição do encontro de corais Vozes na Mantiqueira. Aberto ao público, o evento será na Praça Cônego Manzi.

A abertura está marcada para sexta-feira (24), às 20h, com o Coro Jovem de São José dos Campos, sob regência do maestro Sérgio Wernec. Na sequência, a regente Sandra Sampaio vai conduzir apresentação do também joseense Coral Libercanto. Nos três dias, haverá 20 apresentações.

Os corais executarão repertórios variados, que vão de composições eruditas à música popular brasileira. “Além de dar oportunidade para que os grupos mostrem o seu trabalho, este encontro também visa estimular o mercado de regentes e professores de canto e música”, enfatiza o idealizador do encontro, Carlos Cerqueira.

Para a regente Kitty Pereira, do coral paulistano Canto por Encanto, a reunião dos grupos é um intercâmbio de experiências e repertórios musicais. “Além deste aspecto, o encontro chama a atenção do público para a importância social, educativa e cultural do canto.”

A coralista Suzana Meira, da Associação Sabesp, também de São Paulo, destaca o estímulo à participação de públicos variados no distrito. “Não são só os moradores ou turistas que acompanham as apresentações, mas donos de restaurantes, pousadas e outros comerciantes também ficam atentos ao que acontece.”

Sexta-feira (24) – 20h

Abertura

Coro Jovem de São José dos Campos – Regente: Sérgio Wernec

Coral Libercanto (São José) – Regente: Sandra Sampaio

Sábado (25) – 15h

Schola Cantorum Tagaste (São José) – Regente: Rafael Braga

Canto por Encanto (São Paulo) – Regente: Kitty Pereira

Coral do Fórum Trabalhista de São José dos Campos – Regente: Marcio Faria

Coral do Tribunal de Contas do Município de São Paulo – Regente: William Guedes – Pianista: Gustavo Fiel

Coral Harmonia (São Paulo) – Regente: Manoel Xavier

Coral Cantares APVE (São José) – Regente: Marcio Faria – Pianista: Jeannie Silva

Coral do Projeto CAC (Cultural Artístico Cristão da Igreja Metodista de Piquete) – Regente: Rafael Ribeiro da Silva Rosa – Pianista: José Paulo de Assis Rocha – Preparador vocal: Rafael Ribeiro da Silva Rosa

20h

See-Saw Panamby Children’s Choir (São Paulo) – Regente: Daisy Fragoso

Coral ADC CTA (São José) – Regente: Rafael Braga

Água Viva Coral (Caraguatatuba) – Regente: Jefferson Amorim – Teclado: Luiz Ramalho – Violino: Ana Luiza Ramalho

Coral Associação Sabesp (São Paulo) – Regente: Carlos Cerqueira – Violão: Vinícius Sampaio – Percussão: Gilson Batista de Oliveira – Preparador vocal: Maurício Romitelli

Coral Libercanto (São José) – Regente: Sandra Mendes Sampaio – Regente assistente: Rafael Braga

Domingo (26) – 10h

Corais Católicos Reunidos São Francisco de Assis e São Mateus Apóstolo (São Paulo) – Regente: Marcia Soldi

Canto das Águas da Associação dos Aposentados e Pensionistas da Sabesp (São Paulo) – Regente: Janoel Alves

Madrigal Emcanto (São Paulo) – Regente: Carlos Cerqueira

Cantorias de São Xico (São José/São Francisco Xavier) – Regente: Cristina Lemos – Preparador vocal: Cristina Lemos

Coral ICT – Unesp São José dos Campos – Regente: Sandra Mendes Sampaio

Canto da Casa (São Paulo) – Regente: Júlio Batestti

(Fonte: Site oficial de SJC)

Continue Lendo
Clique para comentar

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CULTURA

TEATRO: “Paracy – As Mães do Rio” reconta a origem e as lendas do rio Paraíba do Sul

Publicado

em

Parte da programação da Festa da Imaculada, em Taubaté, peça teatral “Paracy” se apresenta nos dias 24 e 25 de agosto

Produção teatral adapta as estórias e memórias da origem do Rio Paraíba do Sul no espetáculo “Paracy – As Mães do Rio”, que tem estreia neste final de semana em Taubaté.

A narrativa é construída por duas bravas lenhadoras, figuras do folclore caipira, que acendem a chama da nossa imaginação e nos convidam para ouvir uma nova história sobre o nascimento do Paraíba do Sul.

As estórias pouco exploradas sobre nossos antepassados indígenas e sua importante presença na construção da identidade do caipira são apresentadas com entrada gratuita no próximo final de semana, dias 24 e 25 de agosto, na Festa da Imaculada em Taubaté.

Inspirado nas lendas do folclore indígena como base para a construção dramatúrgica e a Guerra de Tamoios como pano de fundo histórico, o espetáculo conta a história de amor que dá origem às águas do Paraitinga e do Paraibuna – rios que confluem para formar o Paraíba do Sul.

“Evidenciar nossa identidade e trazer à superfície novas percepções sobre quem nós somos são os desafios que impulsionam este espetáculo musical”, explica o diretor e dramaturgo Rafa Soares, que unido de uma equipe abundante em talento e vontade de contar uma parte importante da história do Vale do Paraíba para sua população valeparaibana chega à Taubaté para então percorrer outras cidades da região com o espetáculo.

(Arte e foto: Divulgação)

Para compartilhar essa estória inerente e quase não conhecida atualmente, estão as atrizes Bruna Carvalho e Rafaela Maya, que representam as narradoras Venturosa e Maria Picá sob a trilha sonora e direção musical de Natália Machiaveli.

Completando a equipe local, estão os assistentes de produção Misael Campos e Miltinho Toledo e a figurinista Camila Fogaça.

O espetáculo conta com apoio do PROAC – Programa de Ação Cultural da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo para sua realização e continua sua jornada após este primeiro final de semana em outubro e novembro, quando retorna para apresentações em Jacareí, Paraibuna, Pindamonhangaba e São Luiz do Paraitinga, levando essa narrativa quase autobiográfica para toda a região.

SERVIÇO | Espetáculo “Paracy – As Mães do Rio”:

Quando?

24 de agosto às 19h

e 25 de agosto às 19h30

Onde?

Festa Imaculada, Taubaté

Entrada gratuita

Classificação: Livre

Duração: 50 minutos

FICHA TÉCNICA:

Dramaturgia: Rafa Soares e Natália Machiaveli

Direção: Rafa Soares

Trilha Sonora e Direção Musical: Natália Machiaveli

Elenco: Bruna Carvalho e Rafaela Maya

Produção e Design Gráfico: Fabulário Produtora

Assistentes de Produção: Misael Campos e Miltinho Toledo

Figurinos: Camila Fogaça

Operação Audiovisual: Estúdio da Rua4

Assessoria de Imprensa: Revoada Assessoria

(Revoada Assessoria & Comunicação / Maiara Tissi / Christal Araújo)

Continue Lendo

CULTURA

CELEBRAÇÃO: Nova Gokula anuncia Festival das Cores pela chegada da primavera

Publicado

em

Muita alegria e cores, com música, dança circular, yoga e banda inter-religiosa nos dias 7 e 8 de setembro

Celebrando a entrada da primavera, a Fazenda Nova Gokula realizará nos dias 7 e 8 de setembro de 2019, das 10h às 18h, o aclamado FESTIVAL DAS CORES.

As cores animam nossas vidas e nos trazem alegria e união em um espaço onde centenas de visitantes poderão brincar com as cores durante o empolgante show do rockeiro californiano THOMMAS KIND (TK and Band), o reggae de A TROPA e o estilo variado do SOUL DA PAZ, uma banda inter-religiosa, formada por integrantes de diferentes credos, e mais, DJ GOVINDA, KIRTANYAS e LOS CHAPATIS. Tudo inicia às 10h com AULA COLETIVA DE YOGA seguido de DANÇA CIRCULAR MEDITATIVA. O espaço HOLI KIDS, exclusivo para crianças, oferecerá brincadeiras com a supervisão de monitores.

Adquirindo os pacotes de pó colorido (feitos à base de amido de milho, não poluente e atóxico), todos poderão curtir música ao vivo, dançar e interagir, quebrando as barreiras que segregam as pessoas. Ao curtir o HOLI KIRTAN você poderá apreciar a beleza única da Fazenda Nova Gokula, com caminhadas ecológicas, tirolesa, banhos de rio em águas cristalinas e alimentação consciente vegetariana e vegana. Um dia de festa e alegria. Uma experiência única!

Programação do palco: Sábado 07/09:

10h – Aula Coletiva De Yoga 11h – Dança Circular Meditativa 12h – Los Chapatis

13h – Kirtanyas

14h – Tommy Kind – TK And Band 5h – Soul Da Paz

16h – Atração Surpresa!

17h – Tommy Kind – TK And Band

Domingo 08/09:

10h – Aula Coletiva de Yoga 11h – Dança Circular Meditativa 12h – Los Chapatis

13h – Dj Govinda

14h -Tommy Kind – TK And Band 15h – Soul Da Paz

16h – A Tropa

17h – Tommy Kind – TK And Band

(Jean / Jaya Deva das
(coordenador/assessor de imprensa)
Depto de Comunicação de Nova Gokula)

Continue Lendo

CULTURA

CULTURA: Festival de cinema no gênero de horror acontece em SJC

Publicado

em

(Foto: Divulgação / Acervo FCCR)

O 4ª Festival Poe de Cinema Fantástico tem programação repleta por exibições de filmes, palestras e encontros a partir do dia 15 de agosto

Festival que contempla a sétima arte do obscuro e do suspense, o Festival POE de Cinema Fantástico acontece em São José dos Campos e em Jacareí dos dias 15 a 24 de agosto. Organizado pelo cineasta, roteirista e jornalista Danilo Morales, o evento está em sua quarta edição e tem programação repleta por encontros, bate-papos e exibições de filmes de sucesso internacional assim como obras produzidas ou por autores da região do Vale do Paraíba.

Entre sua programação de palestras e encontros, o Festival Poe abre sua agenda com o filme “Suspiria”, remake de um clássico do cinema de terror, desta vez reimaginado pelo conceituado diretor Luca Guadagnino (dos sucessos “Um Mergulho no Passado” e “Me Chame Pelo seu Nome”). Este ano o Festival integra, além da estreia de filmes do gênero, a presença de cineastas como Elder Fraga, Flávio Carnielli, Dante Véscio, Rodrigo Gasparinni, Lula Magalhães entre outros. Palestra com Carlos Primati, renomado na área do terror, é também destaque da programação com sua palestra “Horror no Cinema Brasileiro”. Como em todas as edições anteriores, com o objetivo de potencializar o público de audiovisual e chegar aos mais diversos grupos para além do terror, o Festival possui entrada gratuita em todas as sessões.

Danilo Morales Divulgação)

Danilo Morales é fundador da Psíquico Produções e ocupa a cadeira de número 16 na Academia Joseense de letras. Após percorrer festivais pela grande São Paulo e sentir a falta de eventos do gênero na região, criou o Festival, que já no primeiro ano contou com obras de diretores consagrados como Rodrigo Aragão, Julio Wong e Joel Caetano. “A intenção é transformar São José dos Campos em um pólo de cinema, fortalecer o audiovisual e abrir canais para os novos produtores, os incentivando, além de voltar o olhar de todo o Brasil para a região.”, afirma Danilo.

A mostra se divide em nacional competitiva, regional, paralela e internacional e ocorre no Cine Santana, em São José dos Campos, e no no MAV- Museu de Antropologia do Vale, estreando sua participação em Jacareí. Outra novidade da quarta edição é a adição da literatura fantástica ao evento. Para a palestra-encontro de Literatura Fantástica do Vale do Paraíba estarão os escritores Rodrigo de Oliveira, Wilson Poeta, Daniel Pedrosa, entre outros. A realização de todo evento acontece devido ao apoio da Fundação Cultural Cassiano Ricardo e Prefeitura Municipal de São José dos Campos.

Para conferir a programação completa, acesse: https://www.facebook.com/festivalpoe/

Eventos no Facebook:

15 ago | Exibição do filme Suspiria- A Dança do Medo – De Luca Guadagnino

https://www.facebook.com/events/419736318627685/

16 ago | Palestra Horror no Cinema Brasileiro – Com Carlos Primati https://www.facebook.com/events/427428447851901/

17 ago | I Encontro de Literatura Fantástica do Vale do Paraíba Palestra

https://www.facebook.com/events/458171561407073/

17 ago | Exibição de filmes Premiere Bate papo com Diretores Festival POE

https://www.facebook.com/events/2418380145042062/

Continue Lendo

Em Alta

Hospedado por ServerPro