Conecte-se agora
acesse ibis

CULTURA

CULTURA: Museu Municipal de SJC é novo espaço público para as artes

Publicado

em

Cerca de 350 pessoas acompanharam a abertura e visitaram a exposição (Foto: Paulo Amaral, FCCR)

Com a abertura da exposição de longa duração ‘Arte Viva’, ocorrida na noite da última terça-feira (15), o Museu Municipal de São José dos Campos, sob gestão da Fundação Cultural Cassiano Ricardo, passou a ser, de fato, um novo espaço público do município destinado às exposições artísticas e atividades voltadas à arte. Cerca de 350 pessoas, entre artistas, representantes de instituições culturais e autoridades acompanharam a abertura e visitaram a exposição.

(Foto: Paulo Amaral, FCCR)

A mostra reúne cerca de 70 trabalhos, a maioria da década de 1960, do próprio acervo do museu e de coleções particulares. Em especial, do período da Escola de Belas Artes e do Ateliê Livre de Pintura, duas iniciativas que marcaram a história da arte no município. São pinturas, desenhos e escultura de 41 artistas, além de desenhos, esboços originais, documentos, jornais, catálogos, convites e recibos de premiações.

Entre os artistas que têm seus trabalhos expostos estão Tatiana Blass, Tereza Nazar, Mônica Nador, Régis Machado, Maria Bonomi, Alex Flemming, Maria Aparecida Ferigoli, Iracy Puccini, Tuneu, Edith Reinhart, Décio Soncini, Johann Gutlich, Nelson Quaresma, Luigi Zanotto, Claudionor Itacarambi, Luiz Irene Galvão, Sósthenes, Swoboda e outros.

A exposição também faz uma homenagem aos dois principais responsáveis por este momento artístico vivido em São José, os artistas plásticos Johann Gütlich, professor gestor da Escola de Belas Artes e reconhecido internacionalmente, e Estevão Nador, coordenador do Ateliê Livre de Pintura e adepto ao movimento concretista.

Resgate histórico

Para o artista plástico Marcos Ramis, de São José dos Campos, ter um espaço como o Museu Municipal é muito importante para a classe artística joseense. “A cidade merecia um espaço específico para a arte”. Sobre a exposição, Marcos ressaltou que, além da beleza das obras, “a exposição conseguiu mostrar um resgate histórico dos artistas e da própria cidade”.

“Tornar o Museu Municipal um espaço para atividades artísticas é essencial e significa uma mudança de paradigma do pensamento cultural da cidade, pois uma nova ressignificação para o espaço, onde já funcionou uma Câmara Municipal”, enfatizou o ator Vander Palma, do Teatro D’Aldeia. “Estou orgulhoso por termos um espaço desse na cidade e quero voltar à exposição para poder ver com calma algumas obras, que considero muito instigantes”, salientou.

A folclorista Angela Savastano, aluna da primeira turma da Escola de Belas Artes, também estava na abertura da exposição e era uma das mais entusiasmadas ao relatar fatos da época. “Johann Gütlich foi meu professor e era um profissional e uma pessoa maravilhosa e marcante. Poder ver suas obras expostas aqui é motivo de muito orgulho para todos nós”, enfatizou.

Curadoria e Expografia

A exposição ‘Arte Viva’ tem curadoria de Pitiu Bomfin e projeto expográfico de Célia Barros. “Expor o acervo de artes plásticas do Museu Municipal é um acontecimento inédito e importante. É o reconhecimento de um passado glorioso nas artes plásticas da cidade. Mostrar este acervo é resultado do trabalho de inúmeros colaboradores, mas principalmente um compromisso da Fundação Cultural em garantir o direito de acesso ao patrimônio cultural preservado”, explicou Pitiu.

O prédio onde está instalado o Museu Municipal foi construído entre os anos de 1926 e 1927, com projeto arquitetônico do argentino Maurício Erro, e faz parte de uma lista de patrimônios culturais preservados. Para receber a atual exposição e outras mostras, o prédio passou por uma revitalização e adequações específicas. O espaço possui ainda um auditório com 120 lugares, onde serão realizados os cursos e outras atividades culturais.

Setor Educativo

A equipe do museu também foi reestruturada e hoje conta com um Setor Educativo bilíngue, preparado para receber grupos escolares. As visitas em grupos devem ser agendadas junto a este setor, pelos telefones 3921-7587 ou pelo e-mail [email protected] A exposição poderá ser visitada de terça a sexta, das 9h às 18h, e aos sábados das 9h às 13h, com entrada gratuita.

Museu Municipal de São José dos Campos

Praça Afonso Pena, 29 – Centro

(12) 3921-7587

(Fonte: Site oficial de SJC)

Continue Lendo
Clique para comentar

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CULTURA

TEATRO: “Paracy – As Mães do Rio” reconta a origem e as lendas do rio Paraíba do Sul

Publicado

em

Parte da programação da Festa da Imaculada, em Taubaté, peça teatral “Paracy” se apresenta nos dias 24 e 25 de agosto

Produção teatral adapta as estórias e memórias da origem do Rio Paraíba do Sul no espetáculo “Paracy – As Mães do Rio”, que tem estreia neste final de semana em Taubaté.

A narrativa é construída por duas bravas lenhadoras, figuras do folclore caipira, que acendem a chama da nossa imaginação e nos convidam para ouvir uma nova história sobre o nascimento do Paraíba do Sul.

As estórias pouco exploradas sobre nossos antepassados indígenas e sua importante presença na construção da identidade do caipira são apresentadas com entrada gratuita no próximo final de semana, dias 24 e 25 de agosto, na Festa da Imaculada em Taubaté.

Inspirado nas lendas do folclore indígena como base para a construção dramatúrgica e a Guerra de Tamoios como pano de fundo histórico, o espetáculo conta a história de amor que dá origem às águas do Paraitinga e do Paraibuna – rios que confluem para formar o Paraíba do Sul.

“Evidenciar nossa identidade e trazer à superfície novas percepções sobre quem nós somos são os desafios que impulsionam este espetáculo musical”, explica o diretor e dramaturgo Rafa Soares, que unido de uma equipe abundante em talento e vontade de contar uma parte importante da história do Vale do Paraíba para sua população valeparaibana chega à Taubaté para então percorrer outras cidades da região com o espetáculo.

(Arte e foto: Divulgação)

Para compartilhar essa estória inerente e quase não conhecida atualmente, estão as atrizes Bruna Carvalho e Rafaela Maya, que representam as narradoras Venturosa e Maria Picá sob a trilha sonora e direção musical de Natália Machiaveli.

Completando a equipe local, estão os assistentes de produção Misael Campos e Miltinho Toledo e a figurinista Camila Fogaça.

O espetáculo conta com apoio do PROAC – Programa de Ação Cultural da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo para sua realização e continua sua jornada após este primeiro final de semana em outubro e novembro, quando retorna para apresentações em Jacareí, Paraibuna, Pindamonhangaba e São Luiz do Paraitinga, levando essa narrativa quase autobiográfica para toda a região.

SERVIÇO | Espetáculo “Paracy – As Mães do Rio”:

Quando?

24 de agosto às 19h

e 25 de agosto às 19h30

Onde?

Festa Imaculada, Taubaté

Entrada gratuita

Classificação: Livre

Duração: 50 minutos

FICHA TÉCNICA:

Dramaturgia: Rafa Soares e Natália Machiaveli

Direção: Rafa Soares

Trilha Sonora e Direção Musical: Natália Machiaveli

Elenco: Bruna Carvalho e Rafaela Maya

Produção e Design Gráfico: Fabulário Produtora

Assistentes de Produção: Misael Campos e Miltinho Toledo

Figurinos: Camila Fogaça

Operação Audiovisual: Estúdio da Rua4

Assessoria de Imprensa: Revoada Assessoria

(Revoada Assessoria & Comunicação / Maiara Tissi / Christal Araújo)

Continue Lendo

CULTURA

CELEBRAÇÃO: Nova Gokula anuncia Festival das Cores pela chegada da primavera

Publicado

em

Muita alegria e cores, com música, dança circular, yoga e banda inter-religiosa nos dias 7 e 8 de setembro

Celebrando a entrada da primavera, a Fazenda Nova Gokula realizará nos dias 7 e 8 de setembro de 2019, das 10h às 18h, o aclamado FESTIVAL DAS CORES.

As cores animam nossas vidas e nos trazem alegria e união em um espaço onde centenas de visitantes poderão brincar com as cores durante o empolgante show do rockeiro californiano THOMMAS KIND (TK and Band), o reggae de A TROPA e o estilo variado do SOUL DA PAZ, uma banda inter-religiosa, formada por integrantes de diferentes credos, e mais, DJ GOVINDA, KIRTANYAS e LOS CHAPATIS. Tudo inicia às 10h com AULA COLETIVA DE YOGA seguido de DANÇA CIRCULAR MEDITATIVA. O espaço HOLI KIDS, exclusivo para crianças, oferecerá brincadeiras com a supervisão de monitores.

Adquirindo os pacotes de pó colorido (feitos à base de amido de milho, não poluente e atóxico), todos poderão curtir música ao vivo, dançar e interagir, quebrando as barreiras que segregam as pessoas. Ao curtir o HOLI KIRTAN você poderá apreciar a beleza única da Fazenda Nova Gokula, com caminhadas ecológicas, tirolesa, banhos de rio em águas cristalinas e alimentação consciente vegetariana e vegana. Um dia de festa e alegria. Uma experiência única!

Programação do palco: Sábado 07/09:

10h – Aula Coletiva De Yoga 11h – Dança Circular Meditativa 12h – Los Chapatis

13h – Kirtanyas

14h – Tommy Kind – TK And Band 5h – Soul Da Paz

16h – Atração Surpresa!

17h – Tommy Kind – TK And Band

Domingo 08/09:

10h – Aula Coletiva de Yoga 11h – Dança Circular Meditativa 12h – Los Chapatis

13h – Dj Govinda

14h -Tommy Kind – TK And Band 15h – Soul Da Paz

16h – A Tropa

17h – Tommy Kind – TK And Band

(Jean / Jaya Deva das
(coordenador/assessor de imprensa)
Depto de Comunicação de Nova Gokula)

Continue Lendo

CULTURA

CULTURA: Festival de cinema no gênero de horror acontece em SJC

Publicado

em

(Foto: Divulgação / Acervo FCCR)

O 4ª Festival Poe de Cinema Fantástico tem programação repleta por exibições de filmes, palestras e encontros a partir do dia 15 de agosto

Festival que contempla a sétima arte do obscuro e do suspense, o Festival POE de Cinema Fantástico acontece em São José dos Campos e em Jacareí dos dias 15 a 24 de agosto. Organizado pelo cineasta, roteirista e jornalista Danilo Morales, o evento está em sua quarta edição e tem programação repleta por encontros, bate-papos e exibições de filmes de sucesso internacional assim como obras produzidas ou por autores da região do Vale do Paraíba.

Entre sua programação de palestras e encontros, o Festival Poe abre sua agenda com o filme “Suspiria”, remake de um clássico do cinema de terror, desta vez reimaginado pelo conceituado diretor Luca Guadagnino (dos sucessos “Um Mergulho no Passado” e “Me Chame Pelo seu Nome”). Este ano o Festival integra, além da estreia de filmes do gênero, a presença de cineastas como Elder Fraga, Flávio Carnielli, Dante Véscio, Rodrigo Gasparinni, Lula Magalhães entre outros. Palestra com Carlos Primati, renomado na área do terror, é também destaque da programação com sua palestra “Horror no Cinema Brasileiro”. Como em todas as edições anteriores, com o objetivo de potencializar o público de audiovisual e chegar aos mais diversos grupos para além do terror, o Festival possui entrada gratuita em todas as sessões.

Danilo Morales Divulgação)

Danilo Morales é fundador da Psíquico Produções e ocupa a cadeira de número 16 na Academia Joseense de letras. Após percorrer festivais pela grande São Paulo e sentir a falta de eventos do gênero na região, criou o Festival, que já no primeiro ano contou com obras de diretores consagrados como Rodrigo Aragão, Julio Wong e Joel Caetano. “A intenção é transformar São José dos Campos em um pólo de cinema, fortalecer o audiovisual e abrir canais para os novos produtores, os incentivando, além de voltar o olhar de todo o Brasil para a região.”, afirma Danilo.

A mostra se divide em nacional competitiva, regional, paralela e internacional e ocorre no Cine Santana, em São José dos Campos, e no no MAV- Museu de Antropologia do Vale, estreando sua participação em Jacareí. Outra novidade da quarta edição é a adição da literatura fantástica ao evento. Para a palestra-encontro de Literatura Fantástica do Vale do Paraíba estarão os escritores Rodrigo de Oliveira, Wilson Poeta, Daniel Pedrosa, entre outros. A realização de todo evento acontece devido ao apoio da Fundação Cultural Cassiano Ricardo e Prefeitura Municipal de São José dos Campos.

Para conferir a programação completa, acesse: https://www.facebook.com/festivalpoe/

Eventos no Facebook:

15 ago | Exibição do filme Suspiria- A Dança do Medo – De Luca Guadagnino

https://www.facebook.com/events/419736318627685/

16 ago | Palestra Horror no Cinema Brasileiro – Com Carlos Primati https://www.facebook.com/events/427428447851901/

17 ago | I Encontro de Literatura Fantástica do Vale do Paraíba Palestra

https://www.facebook.com/events/458171561407073/

17 ago | Exibição de filmes Premiere Bate papo com Diretores Festival POE

https://www.facebook.com/events/2418380145042062/

Continue Lendo

Em Alta

Hospedado por ServerPro