EVENTO: Taubaté realiza sua primeira Feira de Turismo focando desenvolvimento do trade

Palestras, exposições e food trucks compõem o projeto que conta com muito boa estrutura

O primeiro dia de eventos pela 1ª Feira de Turismo de Taubaté aconteceu, no pátio do parceiro Via Vale Shopping, com a presença de autoridades, profissionais do trade, expositores, convidados e imprensa.

O Balé da Cidade de Taubaté apresentou coreografias de seu repertório, falaram na abertura: vereadora Gorete, referindo-se à importância do evento e manifestando sua satisfação em poder contribuir, inclusive com indicação de verba impositiva; Stefano Mattiioli, gerente de Marketing do Via Vale Shopping, parceiro que atendeu ao edital de chamamento e ofereceu espaço para realização da Feira; Solange Barbosa, presidente do COMTUR, e Márcio Roberto Carneiro, secretário de Cultura e Turismo de Taubaté.

A primeira palestra foi ministrada por Jorge Duarte, Gestor de Turismo e Hospitalidade do Senac-SP, o qual mostrou exemplos e números de ações de sucesso, como o caso de Brotas, município que institui adequado controle de visitas aos atrativos locais, o que gera condições de o Fundo de Turismo receber uma parte da arrecadação por conta dos acessos. Duarte também comentou a respeito de uma notada ausência de, pelo menos, 90% dos gestores municipais em reuniões de regionalização ou eventos do trade. Reforçou a necessidade de todos terem um relacionamento de confiança entre si, derrubando paradigmas negativos e conquistando sucesso.

Lani Goeldi, do Instituto Oswaldo Goeldi, mostrou o case desenvolvido por sua equipe, reunindo ações em volta do trabalho dos FIgureiro de Taubaté e a possibilidade de capacitação e envolvimento de mais pessoas, inclusive idosos e deficientes, oferecendo qualidade de vida com conhecimento, mais habilidade e renda.

Fechou o ciclo de palestras do dia inaugural, Nara Alencar, Guia de Turismo e proprietária da Giros Experiências Coletivas, comentando sobre legislação específica para sua profissão, as categorias de profissionais, a importância desses profissionais terem, efetivamente, sua área de atuação e seu trabalho reconhecidos e respeitados, haja vista a demanda de longo tempo de formação e exigências legais para exercício da profissão.

Alencar ainda fez um passeio por alguns atrativos do município, para exemplificar a necessidade de os serviços de turismo terem o guiamento de um profissional qualificado e conhecedor, realmente, do que o turista quer receber quando compra um pacote turístico.

A 1ª Feira de Turismo de Taubaté ainda conta com uma ala de estandes com exposição e venda de produtos de artesanato e empresas parceiras.

Veja, a seguir, alguns depoimentos colhidos em transmissões ao vivo do Papo39 em entrevistas feitas pela nossa página em rede social:

SOLANGE BARBOSA, presidente do COMTUR

MÁRCIO CARNEIRO, secretário de Cultura e Turismo de Taubaté

JORGE DUARTE, gestor de Turismo e Hospitalidade do Senac SP

(Texto: Marcos Ivan, fotos Edna Maischberger e Marcos Ivan, Cana39)

Programação para hoje, 22 de novembro:

14h - Palestra com Ana Carolina de Souza (da Secretaria Estadual de Turismo) - "Regionalização do Turismo"

17h - Solange Barbosa, do COMTUR, "A importância da imagem da cidade através do Trade Turístico"

18h30 - Case "Sertões de Taubaté", por Silésio Tomé.

20h - Show com a Banda Taubaté Big Band Jazz

(Texto: Marcos Ivan / Fotos: Edna Maischberger e Marcos IVan, Canal39)

CLIQUE PARA ACESSAR A GALERIA COM FOTOS DO PRIMEIRO DIA DA FEIRA.

 

Comentários