GASTRONOMIA TÍPICA: Farofa de içá tem apreciadores reunidos em Silveiras

Final de semana é tempo de degustação e oficinas de como preparar essa iguaria que já era consumida pelos indígenas

Nos tempos antes da chegada dos colonizadores, galinhas não comiam içás. Apenas os habitantes naturais das terras depois denominadas Brasil.

Sabem por que?

Não existiam galinhas por aqui. Foram trazidas pelos portugueses.

Mas, já naqueles primórdios, a içá, considerada rainha dos formigueiros, era prato comum no trivial indígena.

Virando as páginas da história gastronômica brasileira, chegamos a capítulos mais atuais e, na maior parte deles, constam tradições que não dispensam a içá como alimento.

Em Silveiras, tropeiros consumiam içás, quando de suas paradas para descanso. Daí, nos parenteses desse nosso artigo, a fama - também - de Silverias ser a Capital do Tropeirismo. O pessoal gostava, e ainda gosta, de passar/passear por lá, com seus animais.

Das paradas para prosa, descanso, recompor energias, alimentar corpo e alma (daí as modas de viola), aliviar as montarias e reforçar o corpo com muita "sustança", permaneceu a tradição da içá como alimento.

Pesquisadores afirmam que, em média, cada içá é repositório de 30% de gordura e 15% de proteína. Traduzindo: boa energia e alimentação.

Ocílio Ferraz, comerciante e morador em Silveiras, desenvolveu a farofa de içá e a servia, em todos os meses do ano, em seu restaurante. Dizia que comprava as garrafas repletas de exemplares da tanajura (fêmea da formiga saúva e denominada içá), fazia uma preparação e congelava a matéria prima. Assim, tinha como atender à demanda em qualquer tempo. Para acompanhar, como ele mesmo dizia, ideal era uma dose consciente de cachaça.

Ocílio se despediu da existência mas deixou o legado da tradição, mantida, agora, com a realização do Festival da Içá, já em sua terceira edição, organizado pela Secretaria de Cultura e Turismo do município em parceria com o COMTUR - Conselho Municipal de Turismo e empresários locais.

Festa boa tem música que também ressoa e, por isso, uma grade de shows contempla a realização do Festival da Içá. Música para fazer moldura e ajudar você a saborear o prato carro chefe do final de semana em Silveiras: Farofa de Içá. Sem contar o Pastelzinho de Içá, Feijão Tropeiro de Içá, Fettuccine Silveiras, também à base de içá.

Motivos mais do que justos para você dar uma esticada até o Rancho do Tropeiro, onde acontece o Festival da Içá. Reserve um tempinho para passear pela cidade, conhecer um pouco do artesanato e respirar qualidade de vida.

(Texto: Marcos Ivan, Canal39 - Fotos: Divulgação)

 Veja, abaixo, a programação completa do Festival da Içá

.

Comentários