CAMPANHA: Projeto estimula turismo doméstico no Vale do Paraíba no pós pandemia

Dia do Abraço traz planos para superação

Além de provocar uma crise sanitária que tem preocupado o mundo, a recente pandemia do coronavírus também deverá promover grandes transformações nos hábitos da população para os próximos meses. Entre as mudanças, estará, por exemplo, a escolha por passeios e atividades de lazer mais próximos ao domicílio da família, evitando o risco das longas viagens de ônibus e aviões. Com isso é esperado uma valorização do turismo doméstico.

Diante dessa nova realidade, entidades ligadas ao turismo da região lançam na próxima sexta-feira (22), Dia do Abraço, a campanha Abrace o Vale, com o objetivo de promover a retomada do turismo para o período de pós pandemia, no Vale do Paraíba paulista e Sul Fluminense. Por meio de uma plataforma digital, a iniciativa vai apresentar ao público as diversas opções de roteiros e atrativos dos municípios que integram os principais circuitos de visitação, incluindo o Circuito Religioso, Vale Histórico, Serra da Mantiqueira, Litoral Norte e Sul Fluminense.

O projeto visa fortalecer e estimular a economia local, diante dos desafios que surgiram com a recente crise de saúde. "Com a retomada gradual das atividades econômicas, após as medidas de distanciamento social, a tendência é que as pessoas evitem viagens coletivas para longas distâncias, buscando opções de lazer mais próximas de sua cidade. Essa nova realidade vai favorecer os empreendimentos locais", explicou Edvaldo Rodrigues, um dos idealizadores do projeto.

Além de destacar as opções de passeios no Vale, o Abrace o Vale também vai oferecer descontos e promoções especiais para os turistas que acessarem a plataforma. Hotéis, pousadas, restaurantes e atrativos que integram o projeto irão disponibilizar vouchers a preços populares para os moradores da região.

Serão diversos pacotes disponíveis, para todos os perfis de público, incluindo transporte, hospedagem, alimentação e passeios. "Queremos aproveitar esse momento, para mostrar para as pessoas que o Vale é um local muito rico, com muitas opções de lazer para quem quer sair de casa e fazer um passeio bate e volta com a família", disse Rodrigues.

Solidariedade

Além de colaborar com a retomada do turismo doméstico na região, o Abrace o Vale ainda vai estimular a solidariedade. Isso porque parte dos recursos obtidos com a venda dos pacotes e serviços será revertida para entidades sociais, que trabalham com populações carentes da região. São elas: a creche Chico Xavier, de Guaratinguetá, e a Casa Mulher e Vida, de Taubaté.

O projeto Abrace o Vale é uma iniciativa da Turismo da Fé, com o apoio do Sebrae, RT da Fé, Phocus Educação Corporativa, SINHORES (Sindicato dos Bares, Hotéis e Restaurantes), Conselho Municipal de Turismo de Aparecida (COMTUR) e Portal Dica de Turismo.

Foto: Basílica Velha de Aparecida (Wilson Silvaston)

Integrapress - Assessoria de Comunicação

Comentários